Gestão de fazendas: entendendo a otimização da gestão para sucesso do agronegócio

map e dap
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

É inegável que o agronegócio é um dos setores mais prósperos do país, mesmo em momentos de crise e de recessão nacional. Como esse lucro permanece? Através de uma otimizada gestão de fazendas.

No entanto, muitos produtores ainda utilizam de anotações manuais para registrar faturamentos e previsões. Pior ainda, não elaboram um planejamento e não estabelecem um controle – e isso só leva a uma perda de rentabilidade da fazenda.

Acontece que uma gestão otimizada é essencial para o negócio, contribuindo para outras práticas da fazenda, como a agricultura de precisão. Então, como ter a melhor gestão de fazendas? Prosseguindo com a leitura!

O que é gestão de fazendas?

A gestão da propriedade rural vai além de cuidar do gado e das plantações, chegando a envolver até a gestão de pessoas. Na verdade, a gestão de fazendas é um modelo de gerenciamento mais eficaz do negócio rural, facilitando:

  • Um maior e mais efetivo controle financeiro;
  • Compilação de todas as informações da propriedade rural em um único local;
  • Otimização das análises de custo e redução de riscos nas atividades agropecuárias;
  • Melhor avaliação de particularidades e imprevistos, além de proposição de melhores formas para abordar elas;
  • Uma melhor tomada de decisões.

Agrupando tudo em um único benefício, a gestão de fazendas otimiza toda a rotina do empreendimento rural. Assim, envolve basicamente a melhora de desempenho de qualquer atividade que empreenda em sua fazenda.

No entanto, não é feito de maneira mágica: a gestão passa pelo uso de metodologias comprovadamente eficientes!

Quais metodologias podem ser aplicadas na gestão da propriedade rural?

Metodologias para gestão são nada mais que ferramentas do agronegócio, cada uma otimizando as atividades da propriedade rural à própria maneira. Elas impactam em todos os processos envolvidos nessas atividades: estoque, fluxo de caixa, cronogramas, etc.

Veja as principais a seguir!

Matriz SWOT

A matriz SWOT é uma das mais populares metodologias aplicáveis, pois analisa os quatro pontos do negócio: pontos fortes (strenght), pontos fracos (weakness), oportunidades (opportunities) e ameaças (threats).

Essa prática envolve tanto os elementos sob seu controle (internos), quanto os além de seu poder (externos). Dessa forma, busca o aprimoramento do que é positivo em sua fazenda, enquanto tenta eliminar ou corrigir o que tem dado de errado.

Exemplos: solo bastante fértil (ponto forte) e solo compactado (ponto fraco) são elementos internos. Já busca maior por seu produto (oportunidade) e condição climática desfavorável (ameaça) são elementos externos.

Ciclo PDCA

O PDCA (Plan, Do, Check, Act) é um método de gestão simples e adaptável, capaz de otimizar operações, processos e produtos. Assim, também estimula aumento de qualidade e de produtividade, enquanto reduz gastos e possíveis desperdícios.

Diferente da matriz SWOT, o PDCA é de um fato um ciclo, tendo quatro etapas:

  1. Planejar: onde é elaborado um plano de ação, que leva em conta todos os aspectos organizacionais da fazenda e de seus objetivos, para encaminhar uma estratégia.
  1. Fazer: com o planejamento elaborado, ocorre a capacitação dos funcionários, de forma que a estratégia de ação seja bem aplicada.
  1. Verificar: ocorre a avaliação dos resultados, por meio de relatórios eventuais, de forma a avaliar a estratégia.
  1. Agir: com a avaliação feita, é hora de corrigir falhas e erros encontrados. Dessa forma, a última etapa é entendida como um aprimoramento do que foi elaborado inicialmente na estratégia.

GUT

Essa é uma metodologia que não é tão funcional isoladamente, sendo constantemente aplicada com as outras. Acontece que o GUT (Gravidade, Urgência, Tendência) serve para elencar problemas da propriedade rural por suas urgências.

Assim, é elaborado para entendimento mais profundo dos problemas e para resolução deles em nível de prioridade. Esses problemas devem atender a 3 pontos:

  • Gravidade: grau de impacto do problema, sendo medido de 1 a 5 (de “sem gravidade” até “extremamente grave”);
  • Urgência: necessidade de resolução do problema, sendo medido de 1 a 5 (de “pode esperar” até “ação imediata”);
  • Tendência: nível de consequência pela não resolução do problema, sendo medido de 1 a 5 (de “sem mudanças” até “piora imediata”).

Os problemas com maior pontuação serão as suas prioridades!

[rock-convert-pdf id=”525″]

Benchmarking

O benchmarking na gestão rural é um método de comparação de desempenho entre as práticas comuns na fazenda e no mercado em si. Inclusive, é uma comparação entre a média dos fazendeiros locais.

Sendo assim, é uma metodologia para aprimoramento do seu negócio ao nível médio do mercado – e depois além disso.

Outras metodologias: Diagrama de Ishikawa (causa e efeito) e método 5W2H.

Quais práticas gerenciais podem ser aplicadas?

Seja em gestão de fazendas de gado ou de plantações, a metodologia pode ser aplicada por diferentes práticas gerenciais. Veja alguma das principais!

Gestão do fluxo de caixa

Essa prática gerencial é bem simples, envolvendo basicamente o controle da entrada e saída de recursos financeiros. Com o objetivo de controle, previsão e planejamento da saúde financeira da fazenda, é uma prática essencial para tomada de decisões.

Gestão e controle de custos e despesas

Prática gerencial que envolve o registro dos fatores de produção utilizados nas atividades da fazenda. Assim, é uma prática que visa o conhecimento acerca da rentabilidade dos produtos fabricados na propriedade rural.

Da mesma forma, visa também a redução de custos na produção, enquanto aumenta a margem de lucro.

Elaboração de planos estratégicos

Sendo parte essencial da tomada de decisões, a elaboração de planos estratégicos é o que inicia as atividades estratégicas e, consequentemente, determina o sucesso. Nessa prática, é levada em conta a viabilidade:

  • Econômica;
  • Política;
  • Institucional;
  • Técnica.

Esses 4 pontos viabilizam a identificação de problemas operacionais em cada parte estratégica do negócio rural.

Software para gestão de fazendas

A tecnologia já é abraçada pelas fazendas, como os drones na agricultura, e não seria diferente com a gestão. Um software de gestão possibilita registro de dados operacionais, financeiros e agronômicos, com eles se localizando na nuvem.

Assim, a informação pode ser acessada em qualquer local, de maneira segura, o que facilita comunicação interna e externa. Com dados em tempo real, a gestão se aprimora e pode-se aplicar diferentes metodologias.

Quais os principais indicadores de desempenho para gestão de fazendas?

Gerir uma propriedade rural, e o agronegócio em si, não se trata apenas de aplicar metodologias e práticas gerenciais. Acima disso, há também a mensuração dos resultados e avaliação dos pontos positivos e negativos.

Como os resultados podem ser considerados positivos ou negativos? Indicadores de desempenho. No agronegócio, eles são utilizados por fases, sendo os principais:

  • Antes da porteira: qualidade e custos das atividades, pontualidade, capacidade dos colaboradores e chance de endividamento;
  • Dentro da porteira: identificação de gargalos, redução de desperdícios, padronização e sequências (operacional e econômica);
  • Após a porteira: parcerias (e cooperativas), cotação de valores, credibilidade no mercado e logística.

Através desses indicadores principais, é possível aplicar a melhor versão de sua metodologia na gestão de fazendas!

Conheça nossas soluções para otimizar a sua produção. Clique aqui para acessar nosso catálogo de produtos.

Quer receber artigos e novidades diretamente em seu e-mail? Assine nossa newsletter gratuitamente

Conheça o nosso catálogo

Equipamentos de alta performance para saúde ambiental

Artigos Relacionados

Solicite um contato de um de nossos consultores

Conheça mais sobre os produtos e serviços oferecidos pela Maxmaq, solicitando um contato com a nossa equipe de especialistas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *