Abrir sua própria clínica é uma maneira interessante de levar o seu trabalho a um novo patamar. No entanto, também pode ser complicado e desafiador. Assim, de modo a garantir o sucesso, é essencial ter um plano claro e detalhado desde o início, que lhe dê um passo a passo de como montar um consultório, e que possa ajudar com o andamento de tudo.
Entre encontrar financiamento, contratar uma equipe e escolher equipamentos, montar seu próprio negócio já é uma grande tarefa. Ao mesmo tempo, a contratação de serviços de terceiros, a exemplo, a abertura de CNPJ, o credenciamento de operadoras, a escolha de um gerente administrativo e terá um esforço hercúleo em suas mãos.
Com o intuito de ajudá-lo a se preparar para que as coisas corram da melhor forma possível, esboçamos um resumo de tudo o que você precisa ter em mente. Portanto, se pretende montar sua própria clínica ou consultório, continue a leitura.
Como montar um consultório: primeiros passos
Não existe uma fórmula universal nos negócios. Afinal, os detalhes variam de especialidade a especialidade, algumas leis e regulamentos diferem por localização. Consequentemente, muitos itens comuns devem estar em sua lista de verificação ao desenvolver sua prática a partir do zero.
Com muito o que fazer, você deve estar se perguntando por onde começar? Comece pelo financeiro.
Antes de mais nada, é importante se certificar que possui dinheiro suficiente para arcar com todas as despesas iniciais, e se for o caso, se informar sobre as linhas de crédito disponíveis. Desse modo, a sugestão é conversar com outras pessoas que já montaram suas clínicas, buscar ajuda de profissionais especializados, e/ou fazer um orçamento geral, considerando a localização, estrutura e os serviços que serão oferecidos.
Com um bom orçamento em mãos, é hora de começar.
Obtenha conselhos daqueles que já o fizeram
O que funciona na teoria geralmente se derrete na realidade. Discutir seus objetivos com um profissional experiente garantirá os conselhos mais específicos e eficazes à sua situação.
A melhor maneira de encontrar alguém é consultar os profissionais da sua rede de conhecidos. Inegavelmente, há aqueles que estão operando com sucesso um consultório em sua região tem muita sabedoria sobre como isso deve ser feito. Similarmente, as sociedades da sua categoria, especialmente as estaduais e locais, também são ótimas referências. Ademais, eles têm um monte de materiais e podem te colocar em contato com bons mentores.
Lembre-se: a localização é a chave
Quando se trata de escolher o local da sua clínica, ser facilmente acessível para aqueles que mais precisam será a melhor escolha. Muitos de seus pacientes irão até lá porque verão sua placa em frente ao local e é conveniente a eles. Ser visível é uma das melhores estratégias de marketing a se empregar.
Clínica ou consultório? É hora de decidir
No Brasil, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) é responsável pela categorização das unidades privadas. Sendo assim, ela definiu 54 categorias de estabelecimentos de atendimento médico, considerando a finalidade e os serviços ofertados.
Entre as escolhas mais comuns estão os consultórios com até duas especialidades, clínicas médicas gerais e populares.
Após definir a área de atuação, é hora de pensar na estrutura jurídica empresarial do negócio. De fato, há várias opções, entre uma Sociedade Limitada, no caso de sócios, ou uma Empresa Individual de Responsabilidade Limitada – EIRELI, entre outras.
Vale lembrar que a estrutura jurídica implica no planejamento tributário. Portanto, conte com a ajuda de um contador experiente em empresas do ramo.
Estabeleça contato com as operadoras de saúde suplementar
Se optar por trabalhar com planos e seguradoras de saúde suplementar é bom ser rápido. Porquanto, o processo de credenciamento pode levar meses e há o risco de abrir as portas sem pacientes, porque ainda está esperando participar dos painéis das operadoras.
Especialmente se está começando em clínicas gerais ou populares, pode ser benéfico contratar todas as operadoras disponíveis. Conforme o negócio se desenvolve, reavalie e decida se mantém aqueles que pagam menos e / ou causam maiores contratempos.
Contrate a equipe certa
Enquanto a maioria dos pacientes valoriza a reputação, sobretudo, ter a equipe errada é um passo para afastá-los. Pode custar mais, mas é recomendável contratar inicialmente funcionários com alguma experiência. Para tanto, não precisa contratar todos imediatamente, você tem a possibilidade de formar sua equipe gradualmente à medida que sua carteira de clientes cresce.
Pense em todas as etapas em que o paciente tem contato com sua equipe, desde a recepção até o pós-consulta. Quer alguém que possa lidar com pacientes irritados e que os trate com cordialidade e respeito? Certamente isso precisa estar claro.
Seja esperto em relação ao marketing
Com toda a preparação necessária, combinada com a agitação do atendimento a pacientes após a abertura, fica fácil esquecer o marketing e a publicidade. Sem dúvidas, são tão fundamentais para uma clínica quanto para uma oficina mecânica, principalmente quando se trata de profissionais com pouca experiência.
Lembre-se que é um negócio de tratamento de pessoas – mas ainda assim é um negócio. E precisa saber se promover. Afinal, como pode haver um negócio bem-sucedido sem atrair clientes?
Estabeleça critérios para a informatização
O setor saúde está passando por um período de informatização, focado na adoção de software de Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), que deve seguir os padrões estabelecidos pelos órgãos reguladores.
Isso significa que você deve garantir não apenas que seu fornecedor de PEP seja capaz de atender a essas demandas, mas que implemente a tecnologia de forma que sua prática esteja funcionando de acordo com os padrões. Caso contrário, poderá sofrer penalidades futuras.
Conheça a legislação da área
Inicialmente, há uma série de exigências que precisam ser atendidas, entre licença de funcionamento, auto de vistoria do corpo de bombeiros e alvará sanitário, dentre outros.
Portanto, certifique-se de compreender o que é necessário e trabalhar em conformidade e se manter atualizado. De fato, as regras que regem o setor de saúde estão sendo constantemente alteradas e atualizadas; portanto, mesmo se você cumprir hoje, terá que ficar de olho no futuro.
Por exemplo, a Lei Geral da Proteção de dados. Ela determina certo nível de padrões de segurança quanto à proteção dos dados do paciente, e que se torna especialmente crítico à medida que a digitalização do setor de saúde aumenta, do mesmo modo que a probabilidade de ataques cibernéticos.
Assim, cada produto que selecionar deve atender às normatizações, e é seu trabalho garantir que isso aconteça.
Veja também: Acreditação hospitalar e sua importância
Abra as portas e avalie o desempenho
É provável que se você chegou a esse ponto, já colocou bastante sangue, suor e lágrimas e não viu um centavo em compensação por isso. Mas com certeza tudo valerá a pena quando tiver a chance de cortar essa fita e receber seus primeiros pacientes. É uma conquista que muitos profissionais de saúde não desfrutam, então sinta-se vencedor.
Depois que sua clínica estiver funcionando, precisará de um mecanismo de supervisão e gerenciamento de custos. Claro, um bom gerente administrativo foi contratado, mas considere também contratar um auditor que tenha experiência no monitoramento de serviços médicos para ocasionalmente revisar as operações.
Por fim, montar seu próprio negócio será algo emocionante e desafiador. Seja um consultório médico, odontológico ou uma clínica de assistência e promoção da saúde, com o tempo você perceberá que nenhuma outra ação lhe traria tanta experiência.
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