Tudo sobre agricultura de precisão e como as novas tecnologias afetam o ramo

agricultura de precisão
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Há algumas décadas, o termo agricultura de precisão passou a ter uma presença cada vez mais constante entre os produtores. Mas que fatores determinaram o avanço das novas tecnologias no campo?

Sem dúvida podemos dizer que a possibilidade de aumentar de maneira significativa a produtividade levou os produtores a investir mais em tecnologias. De fato, sabe-se que o rendimento das fazendas pode aumentar até 67%.

Com o intuito de falar mais sobre esse assunto, explicamos o que é a agricultura de precisão, indicando ainda quais as suas vantagens. Mostramos também alguns dos principais instrumentos utilizados nesse tipo de agricultura.

1. O que é agricultura de precisão (AP)? 

2. As etapas: Como aplicar a agricultura de precisão?  

2.1. Coleta de dados

2.2. Processamento de dados

2.3. Interpretação dos dados

2.4. Aplicação dos insumos

3. Vantagens da agricultura de precisão 

4. Sobre os equipamentos da agricultura de precisão

5. Novas tecnologias para a agricultura do século XXI 

O que é agricultura de precisão (AP)?

Antes de qualquer coisa, é necessário que se faça um esclarecimento sobre esse conceito.

Nesse sentido, podemos definir a agricultura de precisão como um conjunto de tecnologias que podem ser utilizadas pelo produtor rural.

Essas tecnologias possibilitam um conhecimento mais abrangente e detalhado de toda a área plantada, de modo a facilitar a tomada de decisão e o planejamento. 

De fato, por meio do gerenciamento de dados da AP, é possível ter acesso a dados como características físicas e químicas dos solos, incidência de pragas e presença de ervas daninhas.

Com isso, é possível prever a viabilidade ou não do investimento, o que é fundamental enquanto estratégia competitiva. Além do mais, possibilita o gerenciamento mais assertivo do negócio.

Mas em que tipos de lavoura essas tecnologias podem ser empregadas? Atualmente, produtores de diversos tipos de culturas se utilizam de tecnologia de ponta em seus plantios e colheitas.

Entre as lavouras nas quais essas novas tecnologias são utilizadas temos o café, a cana, a soja, o feijão e o milho.

Além do que, a agricultura de precisão é usada por pecuaristas e também em sistemas de irrigação de ponta.

Nos campos brasileiros, é muito comum que esse tipo de tecnologia seja empregado na utilização de fertilizantes e produtos corretivos.

Veja também: O que é georreferenciamento e porque você precisa fazer

[rock-convert-pdf id=”511″]

As etapas: como aplicar a agricultura de precisão

Existem pelo menos quatro etapas básicas que devem ser obedecidas para implementação da agricultura de precisão. A seguir, indicamos quais são elas explicando suas especificidades.

Coleta de dados

Essa etapa consiste na identificação de uma possível variabilidade no que concerne a diversos aspectos da lavoura.

Entre esses aspectos podemos mencionar a existência de pragas, a qualidade do solo e as variáveis constituintes da cultura plantada.

Processamento de dados

Esses dados são coletados mediante equipamentos acoplados às colheitadoras, os quais captam dados relativos à umidade dos grãos entre outras informações. 

É por meio desses dados que o produtor pode ter em mãos o mapa de produtividade ou fertilidade.

Interpretação dos dados

Ademais, é por meio da análise do mapa que se pode verificar a concentração de nutrientes em cada área da lavoura, a ocorrência de doenças, entre outros aspectos.

A partir dos mapas com todos esses dados, os agrônomos responsáveis podem estabelecer o volume de fertilizantes e corretivos a serem aplicados.

Aplicação dos insumos

É por meio da interpretação desses dados que se pode ainda desenvolver o mapa de aplicação dos insumos.

Esses mapas especificam precisamente quais insumos e em que quantidades eles devem ser aplicados em áreas específicas da lavoura.

Vantagens da agricultura de precisão

Conforme já mencionamos, a expansão da agricultura de precisão foi motivada pelas vantagens que ela propicia aos produtores rurais.

Entre essas vantagens, podemos indicar inicialmente a maior segurança que o agricultor tem ao tomar decisões.

Essa segurança é um reflexo da quantidade de dados a que o produtor tem acesso por meio da tecnologia empregada.

De fato, com mais informações acerca das diversas varáveis envolvidas na produção, pode-se conseguir tomar decisões de maneira mais assertiva e precisa.

Ademais, o produtor consegue, por meio da aplicação desse conjunto de tecnologias, ter uma visão bastante minuciosa de todos os aspectos do negócio.

Isso permite que sejam verificados possíveis problemas em procedimentos, possibilitando uma otimização desses mesmos processos.

Outra vantagem desse tipo de agricultura é a economia na aplicação dos insumos.

Realmente, o processo de desenvolvimento do mapa de insumos permite racionalizar ao máximo a utilização de fertilizantes e outros produtos. Dessa forma, reduz-se significativamente os custos com a produção.

Por conta desse uso mais racionalizado dos insumos, temos que há também a prática de uma agricultura mais sustentável.

Isso porque o mapa de insumos pode vir a diminuir os danos que produtos químicos podem causar ao solo. Dessa forma, torna-se mais fácil recuperá-lo com vistas a uma próxima lavoura.

Ademais, evita-se a possível contaminação de rios e de outros recursos hídricos pelo uso indiscriminado de defensivos agrícolas e outros produtos.

Em outras palavras, os equipamentos da agricultura de precisão permitem uma produção mais atenta a questões ambientais, o que também pode gerar valor para as indústrias.

Veja também: Gestão de fazendas: entendendo a otimização da gestão para sucesso do agronegócio

Sobre os equipamentos da agricultura de precisão

Portanto, a correta aplicação de insumos depende dos mapas de fertilidade, de amostragens do solo da lavoura e de informações obtidas por geolevantamento.

Essas tarefas são realizadas por diversos tipos de equipamentos, tais como drones e satélites.

No que concerne especificamente aos drones, trata-se de uma tecnologia cada vez aplicada à produção no campo.

Eles podem ser úteis para coletar imagens aéreas das lavouras, com a finalidade de identificar possíveis problemas.

Outros instrumentos bastante utilizados na AP são os distribuidores de fertilizantes, que permitem a automação dessa tarefa.

Com eles, é possível aplicar somente a quantidade precisa necessária para determinada área, conforme definido no mapa de insumos.

Outros equipamentos utilizados nesse tipo de agricultura são as barras de luz, os monitores de colheita, os sensores e as semeadoras a taxa variável.

Cada um desses equipamentos tem uma função específica dentro da lavoura que aplica a AP.

Novas tecnologias para agricultura do século XXI

Dessa forma, podemos concluir que a aplicação dessas tecnologias à lavoura é um imperativo para produtores que pretendem se manter competitivos.

Isso porque a agricultura de precisão permite maiores ganhos com uma redução de custos significativa, além de propiciar mais eficiência à produção.

Conheça nossas soluções para otimizar a sua produção. Clique aqui para acessar nosso catálogo de produtos.

E você, já aplica a AP em sua produção? Quais as tecnologias que utiliza? Compartilhe seu conhecimento!

Quer receber artigos e novidades diretamente em seu e-mail? Assine nossa newsletter gratuitamente

Conheça o nosso catálogo

Equipamentos de alta performance para saúde ambiental

Artigos Relacionados

Solicite um contato de um de nossos consultores

Conheça mais sobre os produtos e serviços oferecidos pela Maxmaq, solicitando um contato com a nossa equipe de especialistas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *