Qual é a importância da sanitização na indústria de alimentos?

indústria de alimentos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

A higiene é fundamental para qualquer tipo de empresa, contudo, nas indústrias alimentícias ela merece um destaque maior.

A saúde de seus consumidores está diretamente ligada às condições de higiene durante o processo de fabricação e/ou processamento de alimentos.

Laticínios, panificadoras, abatedouros e qualquer outro tipo de indústria desse segmento precisa adotar a sanitização como uma prática regular em suas unidades a fim de proporcionar segurança alimentar.

Quer saber mais sobre o assunto? Então leia essa postagem e entenda como esse processo assegura uma qualidade superior aos seus produtos!

O que é sanitização, desinfecção e higienização?

Antes de entrarmos nos detalhes do processo de sanitização, você precisa compreender que o processo de limpeza total é composto por três etapas essenciais: higienização, sanitização e desinfecção.

Veja, abaixo, como cada uma delas é realizada e quais os resultado que entregam.

Higienização

A higienização é o processo mais básico da limpeza, e tem por objetivo a remoção de poeiras, detritos, materiais orgânicos e inorgânicos e qualquer outro tipo de sujidade.

Geralmente, é realizada com o auxílio de água e sabão. Apesar de ser um processo básico, ela é fundamental para que os outros processos possam ter maior efetividade.

Se você pular essa etapa, á certo que você gastará mais tempo e produtos sanitizantes e/ou desinfetantes para garantir uma limpeza completa.

Sanitização

Podemos considerar como um estágio intermediário no processo de limpeza. A sanitização tem por objetivo reduzir a níveis aceitáveis e seguros a quantidade de microrganismos e bactérias presentes nas superfícies.

Para ser considerada eficiente, esses níveis deverão ser tão baixos que não poderão causar nenhum tipo de dano à saúde humana.

A sanitização tem ampla utilidade e pode ser realizadas em diversos tipos de ambientes, sempre respeitando as particularidades de cada um deles.

Desinfecção

Esse é o processo mais avançado na limpeza de qualquer estabelecimento. Por meio da desinfecção, ocorre a eliminação total de todos os microrganismos e bactérias, menos de esporos bacterianos.

O principal objetivo é esterilizar os ambientes e garantir que não haja nenhuma possível fonte de contaminação que possa causar doenças às pessoas.

Mas não pense que isso é só coisa de hospital! A desinfecção é um processo que ocorre em diversos tipos de empresas, principalmente, nas áreas de banheiros e vestiários.

Qual é a importância da sanitização na indústria de alimentos?

Você já ouviu aquela máxima que diz que “você é aquilo que você come”. Apesar de ser um ditado popular, ele traz muita verdade.

Os alimentos são a nossa principal fonte de energia, sendo absorvidos por nosso corpo dia após dia, e auxiliam na recomposição de vitaminas e minerais perdidos durante o cotidiano.

Agora, imagine todos os problemas que um alimento pode causar, afinal, seu consumidor estará ingerindo bactérias e outros microrganismos.

A sanitização na indústria de alimentos é muito mais do que uma questão de higiene. A manipulação, fabricação e preparo de alimentos carrega uma grande responsabilidade social.

Além de toda a questão sanitária, sua empresa enfrentará diversos problemas legais e de reputação caso não presta a devida atenção ao processo de limpeza.

Seus produtos passarão a ser conhecidos como nocivos à saúde e, principalmente, de baixa qualidade e com procedência duvidosa.

Como é feita a sanitização na indústria de alimentos?

O processo de limpeza, como vimos, é composto por 3 etapas: higienização, sanitização e desinfecção. Contudo, nosso foco será na etapa intermediária desse processo.

O primeiro passo é fazer a higienização, removendo todas as sujidades maiores das superfícies. A remoção de elementos proteicos e lipídicos é parte essencial, pois eles reduzem a efetividade das agentes sanitizantes.

Comece retirando os elementos maiores com o auxílio de uma escova (ou vassoura). Em seguida, lave a superfície com água e sabão ou detergentes específicos.

Esfregue adequadamente cada superfície com uma esponja ou espuma, realizando uma remoção mecânica de partículas menores e resíduos.

Após essa parte do processo, enxágue tudo com água o suficiente para remover toda a sujeira e resíduos de sabão presentes.

Terminada a higienização, inicie o processo de sanitização. Como cada superfície possui suas características únicas, utiliza o químico sanitizante adequado para cada uma delas.

Aplique o produto em quantidade suficiente para cobrir a área e deixe-o agir por algum tempo, o que variará de acordo com a composição de cada produto.

Diferentemente do que ocorre com o sabão, o sanitizante não precisa ser enxaguado, podendo remover seu excesso apenas com um pano limpo, ou deixando-o secar naturalmente.

Quais cuidados devem ser tomados?

Não existem grandes mistérios no processo de sanitização, porém, existem alguns cuidados que precisam de atenção a fim de garantir a efetividade e manter a integridade das superfícies. Veja quais são eles:

  • escolha o sanitizante adequado a cada superfície: algumas superfícies podem ser danificadas por certos tipos de sanitizantes, como o cloro que pode atacar borrachas, por exemplo;
  • avalie se ele deixa resíduos: alguns sanitizantes podem deixar resíduos que alterem as características dos alimentos, alterando seu sabor e/ou sua cor. Um exemplo são sanitizantes à base de iodo;
  • esfregue com cuidado: ao aplicar força em demasia nas superfícies, você causará ranhuras nela, que são os locais mais favoráveis para o crescimento e proliferação de fungos e bactérias;
  • desmonte os equipamentos: sempre que possível, desmonte equipamentos e peças móveis para assegurar de que não existam resíduos ou sujidades entre as peças;
  • escolha o equipamento de aplicação correto: existem diversos tipos de equipamentos para a aplicação de agentes sanitizantes e com utilizações específicas. Escolher o equipamento correto impactará no consumo e distribuição adequada do químico.

Quais sanitizantes podem ser usados?

Atualmente, existem diversos tipos de sanitizantes que podem ser adotados nas indústrias de alimentos: álcalis inorgânicos, tensoativos, polifosfatos, sequestrantes ou quelantes, agentes de suspensão, abrasivos, ácidos orgânicos e inorgânicos, etc.

Todos esses citados acima podem ser utilizados na indústria alimentícia. Contudo, é preciso sempre verificar a existência do selo de aprovação da ANVISA e apresentar resultados comprovados.

Quais critérios devem ser levados em consideração na escolha do serviço de sanitização?

O primeiro fator a ser levado em consideração é a reputação e a experiência da empresa que prestará esse serviço.

Os equipamentos e químicos sanitizantes que a empresa utiliza também precisam ser avaliados, pois itens e produtos de baixa qualidade não entregam bons resultados e podem gerar prejuízos.

Busque sempre por empresas especializadas em seu segmentos, pois já conhecem os procedimentos e legislações aplicáveis a cada etapa do processo.Agora que você já sabe um pouco mais sobre a sanitização em indústrias de alimentos, aproveite a visita ao nosso blog e leia nosso Guia completo de desinfecção e sanitização.

Quer receber artigos e novidades diretamente em seu e-mail? Assine nossa newsletter gratuitamente

Conheça o nosso catálogo

Equipamentos de alta performance para saúde ambiental

Artigos Relacionados

Solicite um contato de um de nossos consultores

Conheça mais sobre os produtos e serviços oferecidos pela Maxmaq, solicitando um contato com a nossa equipe de especialistas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *