Guia completo de desinfecção e sanitização: entenda as principais diferenças e aplicações

desinfecção e sanitiza~]ao de ambientes
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

A desinfecção e sanitização de superfícies e espaços internos é um processo complexo, muito mais do que simplesmente adicionar produtos químicos ao reservatório de um pulverizador e ligá-lo.

O processo de eliminação de organismos causadores de doenças de um ambiente é um trabalho para produtos e equipamentos profissionais. A vida das pessoas expostas a organismos patogênicos pode depender dos resultados.

Antes de realizar uma aplicação, os parâmetros devem ser entendidos e os procedimentos devem ser claros e seguidos com cuidado. O trabalho de sanitização ou desinfecção deve ser bem-sucedido e repetível.

Limpeza

Remove partículas de sujeira por métodos mecânicos, manuais ou químicos.

Sanitização

Utiliza agentes químicos ou físicos para reduzir micróbios a um nível seguro. 

Desinfecção

Elimina todos os organismos que estão vivos e se reproduzindo. 

Esterilização

Destruição completa de todos os organismos, incluindo esporos. 

Sanitização

Superfícies sanitizadas requerem primeiro a remoção do material orgânico e outras sujeiras. Esta limpeza remove microrganismos e substratos que lhes permitem crescer.

Depois que as superfícies são limpas, a sanitização pode ser feita para eliminar os micróbios restantes. Superfícies sujas protegem os micróbios da sanitização.

A limpeza é o primeiro passo para usar os vários métodos de sanitização, como vapor e água quente, luz ultravioleta e líquidos. Sanitização significa a redução da ocorrência e crescimento de microrganismos na superfície.

Bactérias e outros organismos são reduzidos em 99,9% (3 Log 10). Redução de Log é o termo usado para indicar o número relativo de micróbios eliminados de uma superfície após o tratamento.

Uma redução de 4 Log em uma superfície com 1.000.000 microrganismos deixaria 100, o que é escrito como uma redução de 99,99%. Uma redução de 5 logs significa que o número de germes é 100.000 vezes menor do que era no início.

Por exemplo, se uma superfície tiver 100.000 micróbios patogênicos, uma redução de 5 log reduziria o número a 1. Tecnicamente, não é possível obter uma redução a zero ou uma condição sem microrganismos. 

Números Log representam o número de noves na redução percentual e podem ser dados como Log 10: 1 Log = 90%, 2 Log = 99%, 3 Log = 99,9%, 4 Log = 99,99%, 5 Log = 99,999%, e assim por diante.

Vapor e água quente podem ser usados para sanitizar superfícies, mas seu uso é geralmente difícil e nem todas as superfícies são adequadas a essa aplicação.

A temperatura do vapor deve estar alta o suficiente e pode não atingir ou matar todos os micróbios na área alvo. A água quente tem limitações semelhantes.

A temperatura da água deve ser de 2°C para eliminar bactérias e outros microrganismos. Verter água quente nas superfícies não é confiável porque uma temperatura efetiva não é retida por tempo suficiente para ser eficaz.

A esterilização geralmente é feita a 85°C por 15 minutos ou 20 minutos a 82°C. Manter a alta temperatura da água por um longo período é difícil.

Irradiação germicida ultravioleta utiliza luz ultravioleta C (ar-UVC, 207-222 nm) para matar microrganismos por inatividade. A eficácia dos raios de luz UV está relacionada a capacidade de atingir os micróbios expostos.

A pré-limpeza das superfícies é importante, porque partículas de graxa, poeira e sujeira protegem os microrganismos e reduzem a eficácia do UVC.

Algumas bactérias são resistentes a radiação e requerem longo tempo limpam as superfícies removendo a matéria orgânica e reduzindo a presença de bactérias a um nível seguro nas superfícies (remoção de sujeira).

Estes produtos são aplicados a várias superfícies inertes, incluindo alimentos. Os três principais compostos químicos usados como sanitizador: limpadores à base de cloro, amônia quaternária e iodo.

O cloro é o agente de exposição para morrerem. A luz UVC pode ser usada para matar micróbios e outros patógenos no ar. No entanto, nem todos os locais e superfícies são adequados para a sanitização com luz UVC.

Sanitizadores químicos líquidos limpam as superfícies removendo a matéria orgânica e reduzindo a presença de bactérias a um nível seguro nas superfícies (remoção de sujeira).

Estes produtos são aplicados a várias superfícies inertes, incluindo alimentos. Os três principais compostos químicos usados como sanitizador: limpadores à base de cloro, amônia quaternária e iodo.

O cloro é o agente desinfetante químico mais utilizado, uma vez que é altamente eficaz e relativamente barato. 

Desinfeção

Estes produtos matam ou inativam microrganismos, incluindo bactérias, vírus e fungos em superfícies inertes. Alguns dos agentes desinfetantes comuns não inativam esporos bacterianos, mas os produtos com peróxido de hidrogênio são esporicidas.

Os desinfetantes trabalham destruindo a parede celular dos micróbios ou interferindo no seu metabolismo. Desinfecção significa matar quase 100% dos microrganismos na superfície. As bactérias e outros organismos são reduzidos em 99,9999% (6 Log 10). 

Químicos e concentração aplicação com volume ultra baixo (ULV)

As instruções do rótulo para misturas e aplicação do produto químico desinfetante devem ser seguidas cuidadosamente.

O rótulo do produto traz informações sobre o preparo do produto na concentração correta, pois a concentração determina o tempo de contato e sua toxicidade para os microrganismos.

Alguns desinfetantes são formulações químicas únicas, enquanto outros podem ser combinações de dois ou três produtos químicos; cada um tem um papel a desempenhar na mistura.

As fórmulas comerciais de produtos químicos de ingrediente único ou múltiplo são únicas e possuem instruções específicas de mistura e aplicação.

Antes da aplicação, o usuário deve ler e entender completamente o rótulo e seguir todas as precauções de segurança. Esses produtos são registrados na EPA ou liberados pelo FDA.

Precauções e segurança

Os termos usados para descrever a quantidade de líquido aplicada incluem: alto volume (HV), volume muito baixo (VLV) e volume ultra baixo (ULV). A quantidade aplicada depende da cobertura superficial desejada por gotículas e do tamanho das gotículas.

A concentração de alguns desinfetantes pode ser alta e pode ser aplicada como concentrado (não diluído) em volume ultra baixo nas superfícies. Gotas de 8 a 10 mícrons são geralmente consideradas como ULV, mas essa definição é variável. 

Desinfetantes são registrados como pesticidas pela U.S. EPA (Environmental Protection Agency). Quando esse pesticida (desinfetante) é pulverizado, existe o risco do aplicador inspirar o produto químico em seus pulmões. Uma pessoa média inspira 1.6 metros cúbicos de ar por hora.

Desinfetantes são produtos químicos fortes usados em concentrações que matam organismos patogênicos; eles não devem ser uma ameaça à saúde daqueles que os aplicam. 

Agentes desinfetantes são aplicados em concentrações específicas concentra um grande número de pequenas do volume do local de aplicação determina o para proteger o usuário da exposição gotas suspensas no ar de um espaço tempo de aplicação e a configuração da taxa excessiva.

Quando a aplicação resulta em uma ao uso de desinfetantes incluem doenças concentração incomumente alta, as gotículas respiratórias, asma e doenças reativas das vias são capaazes de propagar a chama de uma para aéreas.

Luvas e ventilação adequada durante a aplicação devem ser consideradas para todos os usuários. O hipoclorito de sódio usado em concentrações no alvejante doméstico (5,25 a 6,15%) pode causar irritação nos olhos e / ou queimaduras na garganta.

Outros problemas que acompanham o uso de hipocloritos incluem a liberação de gás clorídrico tóxico quando misturados com amônia ou alguns agentes de limpeza. 

Pulverização espacial concentra um grande número de pequenas gotas suspensas no ar de um espaço confinado.

Quando a aplicação resulta em uma concentração incomumente alta, as gotículas são capazes de propagar a chama de uma para outra se uma ignição iniciar o processo.

As fontes de ignição incluem luzes piloto de gás, faíscas de interruptores elétricos e eletricidade estática. O nível seguro de pequenas gotículas em um espaço equivale 3,78 Litros por 1.415 metros cúbicos).

O volume do ambiente e o volume de aplicação (galões ou litros por pés cúbicos ou metros) devem ser calculados e não estimados.

Cálculo preciso do volume do local de aplicação determina o tempo de aplicação e a configuração da taxa de vazão do nebulizador. O volume de um ambiente é determinado pela multiplicação do comprimento, largura e altura (C x L x A).

Objetos grandes no espaço diminuem o volume real e devem ser considerados ao determinar a taxa de aplicação. Determine o volume desses objetos e subtraia do volume do ambiente.

As taxas de aplicação nos rótulos de desinfetantes e outros biocidas podem ser baseadas em galões por metro quadrado, o que é simplesmente L x W, vez de pés cúbicos. 

Os nebulizadores não devem operar sem supervisão em espaços confinados. Isso pode resultar em excesso de resíduo de gotículas ao redor do nebulizador ou uma perigosa concentração de partículas no ar. 

Condições especiais

O movimento e a posição final da gotículas após a aplicação são influenciados pelas condições do ambiente.

Essas condições incluem a entrada e mistura de ar do lado de fora em torno de portas e janelas e correntes de ar normais ao longo das paredes e do teto. Os sistemas mecânicos de distribuição de ar podem criar correntes de ar direcionadas e ventilação cruzada. 

Temperatura do ar

Acima de 27°C e a baixa umidade relativa (35%) podem aumentar a evaporação das gotículas. A rápida evaporação durante a aplicação reduz o tamanho das gotículas e limita a eficácia nas superfícies.

A grande área de superfície e o pequeno volume de gotículas pequenas favorecem a evaporação, porque essas gotículas permanecem no ar por um longo tempo no ambiente de aplicação.

Uma gota de 20 μm de diâmetro pode encolher para cerca de 7 μm antes de pousar em uma superfície. As gotículas de 50 μm em uma névoa podem encolher para 17 μm em cerca de 2 segundos em um ambiente de ar quente e seco. 

Correntes de ar

Em uma sala convencional não são facilmente detectadas porque são de baixa velocidade. Mas elas podem ser fortes o suficiente para influenciar o movimento de gotículas.

Pequenas gotículas são transportadas em correntes de ar que sobem pelas paredes até o teto e correntes que se movem pelo chão. Esses fluxos de ar movem pequenas gotas para longe da superfície alvo. 

velocidade do ar e padrão de circulação

Tempo de contato e evaporação de gotículas

Tempo de contato ou tempo de permanência é a quantidade de tempo que um agente desinfetante precisa estar em uma superfície para matar os microrganismos expostos.

Os tempos de contato são geralmente entre 30 segundos e 10 minutos. Os desinfetantes modernos secam em uma superfície em menos de 5 minutos e atingem seu pico de eficácia nos primeiros 60 segundos após a deposição.

O tempo de vida das gotículas nas superfícies deve corresponder ao tempo de contato necessário no rótulo do produto. No entanto, pesquisas demonstraram redução microbiana significativa com tempos de contato de 30 a 60 segundos.

Os fatores que influenciam a vida útil da gota são tamanho, contato com a superfície e condições ambientais ao redor da gota. 

Tamanho da gotícula

A relação entre uma superfície extensa e gotículas pequenas resulta em evaporação mais rápida do que com gotículas grandes. A evaporação é uma função da vaporização e pequenas gotas perdem volume rapidamente.

O tempo de vida de uma gota de 100 μm é cerca de dez vezes o de uma gota de 30 μm. Após o contato com a superfície de aplicação, o tamanho da gota diminui com o início da evaporação. Nas superfícies voltadas para cima, as gotículas ficam planas, a superfície absorve calor e a evaporação aumenta. 

Cobertura

O objetivo da aplicação em superfícies é a cobertura máxima sem o escoamento de gotículas grandes. Quando as superfícies são cobertas uniformemente com gotículas e não há escoamento, o tempo de evaporação é reduzido.

Quando as gotas são separadas por uma distância comparável ao seu raio, a evaporação é significativamente reduzida devido à saturação do ar circundante. 

Evaporação

A taxa de evaporação cai quando a temperatura e a umidade ambiente são altas, pois isso pode resultar em condensação da água nas gotículas e evaporação mais lenta.

Exposta a 15.5°C e 58% de UR, uma gota de 56 μm de um nebulizador frio tem uma vida útil de cerca de 7 segundos no ar. Por outro lado, uma gota de 150 μm fornecida por um bocal de pulverização tem uma vida útil de cerca de 1 minuto.

Gotas pequenas podem não atender aos requisitos de tempo de contato dos desinfetantes, se tiverem uma área de cobertura limitada e evaporarem rapidamente.

Tempo de vida da gotícula

O tempo de vida de uma gota desinfetante é curto devido a vaporização do líquido na superfície. Difunde-se no ar circundante até não restar líquido e a gota desaparecer.

A vaporização depende do ingrediente ativo e dos surfactantes da fórmula. É difícil determinar o tempo de vida de uma gota baseado somente em seu tamanho.

Desinfetantes podem estar disponíveis em várias concentrações, cada uma possui um tempo de contato diferente pois gotas de produtos diferentes podem ter tempo de vida diferentes. 

Desinfecção do ar

Vírus e bactérias podem estar presentes em partículas transportadas pelo ar e contaminar ambientes e superfícies internas. As bactérias transportadas pelo ar têm 2 a 3 μm de diâmetro; 25% dos vírus transportados pelo ar são de 3 a 6 μm e os esporos de fungos tem 6 μm e maiores.

Um desinfetante deve ser pulverizado no ar para obter uma mistura total de gotículas no ambiente. A ação letal das gotículas é devida a colisão ou condensação do germicida nas células microbianas.

A alta umidade relativa aumenta a eficácia da desinfecção do ar porque extende o tempo de vida das gotículas. 

A desinfecção de microrganismos transportados pelo ar é geralmente eficaz com gotículas de 10 μm; esse tamanho de gota corresponde a maioria das partículas infecciosas.

No entanto, a eficácia da desinfecção do ar não se baseia inteiramente na colisão de gotículas germicidas e bactérias transportadas pelo ar. A ação de matar está ligada a condensação em gotículas contendo bactérias.

A desinfecção do ar de um ambiente requer um germicida em estado de vapor. Um spray de pequenas gotas aumenta o potencial de criação de vapor por todo o ambiente. 

Nebulizadores portáteis a frio

Podem ser eficazes para a desinfecção do ar de um ambiente. Esses nebulizadores podem fornecer gotículas na faixa de 10 a 20 μm de diâmetro, que têm um tempo de queda inferior a 15 minutos.

O tamanho dessas gotículas é adequado para contato com bactérias transportadas pelo ar e esporos de fungos. Os nebulizadores pequenos podem ser usados para direcionar o spray para os cantos e o teto, para garantir que todo o espaço receba gotículas.

Quando a pulverização é concluída, a sala deve ser fechada por 30 minutos para garantir que as correntes de ar não influenciem a distribuição de gotículas. 

Desinfecção de superfície

Desinfecção de superfície geralmente requer a aplicação de agentes líquidos na forma de spray de grandes gotas para cobrir a superfície. As superfícies contaminadas devem ser expostas a germicida ou desinfetante para que o tempo mínimo de contato seja eficaz.

O tempo de contato dos desinfetantes modernos é de 10 minutos, mas a eficácia pode ser alcançada antes desse período. A exposição de 60 segundos demonstrou ser eficaz contra os microrganismos patogênicos Listeria, Escherichia coli e Salmonella. 

Aplicar e limpar

A desinfecção completa inclui a aplicação nas superfícies expostas ao contato humano, fornecendo o tempo de contato necessário e o acabamento limpando as superfícies.

O objetivo de uma aplicação controlada de desinfetante líquido é criar uma película na superfície. Se uma quantidade insuficiente de desinfetante for aplicada, ele poderá secar antes do tempo de contato.

Embora seja essencial garantir o contato ou o tempo de permanência, a limpeza posterior contribui com a remoção do resíduo. 

A limpeza das superfícies após o tempo de contato adequadodeve ser feita com um pano úmido, mas abaixo do limite de saturação. Um pano limpo com excesso de líquido pode deixar resíduos em excesso na superfície. Dobrar o pano a cada 10 movimentos garantirá que uma nova superfície seja usada.

A limpeza não deve ser feita em movimento circular, embora este seja o movimento mais conveniente. A melhor prática é limpar em linhas retas com traços sobrepostos. Isso garante que a superfície desinfetada seja completamente coberta no processo. 

Tabela de tempo de sobrevivência do vírus covid-19

Nebulização

A desinfecção de uma superfície depende de gotículas de tamanho uniforme aplicadas uniformemente sobre superfícies contaminadas. Essas gotículas estão sujeitas a evaporação logo após a pulverização e após a sedimentação em uma superfície alvo.

Na superfície, elas devem permanecer estáveis o tempo suficiente para proporcionar um tempo de permanência efetivo. Depois que as gotas secam, o resíduo pode não ser eficaz como desinfetante. Os nebulizadores portáteis a frio são eficazes para fornecer gotículas de 20 a pA50 μm, adequadas para a desinfecção de superfícies.

Para limpeza de superfícies por um nebulizador a frio utilizando líquidos, gotículas de 50 μm e taxa de vazão de 295 ml / min são os máximos recomendados. Alguns desinfetantes são ideais com gotículas de 20 μm. O benefício da nebulização é a cobertura fornecida por pequenas gotas.

O tempo que uma gota de 20 μm permanece na superfície antes de secar pode não ser o tempo ideal de 10 minutos. No entanto, os desinfetantes atingem seu pico de atividade nos primeiros 60 segundos de contato. Por exemplo, o peróxido de hidrogênio tem um tempo de contato efetivo de cerca de 1 minuto, mas um tempo de secagem de 3 a 4 minutos.

Método área de superfície

Este método usa o padrão de spray para tratar superfícies. O objetivo maior parte do spray é composta de pequenas (menos de 50 mícrons) é aplicar o spray horizontalmente acima das superfícies alvo.

A queda gotículas. As características do padrão de pulverização são distintas de gotículas da névoa tratará a área da superfície diretamente abaixo. 

O operador posiciona o padrão de pulverização sobre a superfície influencia o padrão, principalmente tornando-o mais largo e mais alvo e seleciona um tempo (segundos) para pulverizar.

No final do longo com o aumento do fluxo. tempo selecionado, o nebulizador pode ser movido para o local adjacente ou próximo.

A distância movida para um local adjacente é baseada na largura do padrão de pulverização e permite a sobreposição. Novos locais são tratados pelo mesmo tempo de pulverização e o nebulizador é movido para o próximo local. A cobertura de todos as superfícies será quase uniforme. 

método área superfície
Método área superfície

Aplicar para sobrepor e cobrir a superfície abaixo da névoa

O spray de gotículas expelido pelo bocal do nebulizador tem largura e comprimento. Este recurso é apenas parcialmente visível porque a maior parte do spray é composta de pequenas (menos de 50 mícrons) gotículas.

As características do padrão de pulverização são distintas dependendo do bocal e do soprador do nebulizador. A vazão também influencia o padrão, principalmente tornando-o mais largo e mais longo com o aumento do fluxo.

Representação área de cobertura spray de gotículas

O padrão de spray de gotículas determina a superfície tratada por meio da configuração da válvula do nebulizador. Devido ao seu tamanho e peso, gotas no spray caem ao longo do padrão.

Grandes gotas caem na frente do padrão e pequenas gotas no final do padrão. A queda da gota determina o tamanho da área tratada, que é a cobertura do metro quadrado do padrão de pulverização. 

A cobertura em pés quadrados deste método é definida pela queda de gotículas do spray. O tamanho pode ser determinado com precisão rastreando o número e a concentração de gotas na área abaixo do padrão de pulverização.

As correntes de ar podem influenciar a deposição de pequenas gotas que saem do padrão. 

Representação limite cobertura

Método ventilador

Este método de nebulização move o nebulizador de lado a lado em um padrão de leque para preencher o espaço com a névoa. A cobertura das gotas é limitada no meio ou no final da pulverização, mas é concentrada no local do nebulizador onde as gotas grandes caem.

A maioria das superfícies não será tratada uniformemente com solução desinfetante. Este método pode parecer eficaz porque o espaço está cheio de névoa, mas as superfícies principais terão pouco ou nenhum resíduo de desinfetante. 

Método parado no centro

Este método de nebulização opera o nebulizador no centro do espaço. A expectativa é que um spray direcionado para cima envie as gotas para toda a sala.

O resultado é uma área tratada limitada do espaço, ao redor do nebulizador e poucos resíduos em outras superfícies.

Quando o spray é projetado para cima, as gotas grandes e médias caem imediatamente, pequenas gotas podem se mover por uma curta distância. Há pouca uniformidade no resíduo do desinfetante nas superfícies.

Representação método parado centro

Aplicação eletrostática

Pulverizadores eletrostáticos fornecem as gotículas uma carga elétrica positiva ou negativa, dependendo da máquina. A carga está na superfície das moléculas de água na gota e não no ingrediente ativo.

A carga não tem efeito sobre a eficácia do produto aplicado. A aplicação eletrostática geralmente é feita com nebulizadores portáteis com uma vazão que produz grandes gotas.

As gotículas recebem uma carga positiva quando passam por um eletrodo posicionado no bocal. O benefício da pulverização eletrostática é obter uma melhor cobertura das superfícies por gotículas.

A deposição média em aplicações eletrostáticas é 14% maior que em aplicações convencionais. As gotículas carregadas resistem a junção em gotículas maiores. Isso garante um resultado residual ideal para inseticidas e o tempo de contato necessário para desinfetantes. 

Imagem aplicação eletrostática
Imagem: Reprodução

Funções não-eletrostáticas

Embora o recurso eletrostático seja limitado a uma zona próxima ao bocal, o desempenho geral do nebulizador permanece intacto.

O padrão de pulverização, a área de cobertura e as gotas entregues a distância do bocal não são alterados e o nebulizador executa uma pulverização de superfície ou espacial.

A repelência das gotículas eletrostáticas de carga semelhante (+) pode aumentar o movimento das gotículas próximas ao bocal e resultar em uma distribuição mais uniforme. Gotas eletrostáticas são mantidas num padrão somente a curta distância.

A carga da gota no ar diminui gradualmente devido aos íons no ar. As gotas são aplicadas perto da superfície do alvo e não permanecem no ar por muito tempo. 

Representação carga gota

Distância limite

Os bocais dos nebulizadores eletrostáticos são direcionados para a superfície do alvo para garantir o contato e a cobertura por gotículas carregadas. A zona eletrostática ou a distância limite é normalmente de 30 a 45 cm, dependendo da força do fluxo de ar.

As gotículas são carregadas ao saírem do bocal e retém a carga por um curto período de tempo. A medida que o líquido sai pelo orifício do bocal, ele é dividido em gotas menores pela carga eletrostática, cobrindo densamenta as superfícies frente-e-verso. 

Imagem distância limite
Imagem: Reprodução

Desinfetantes químicos

Desinfetantes têm como alvo um amplo espectro de microrganismos, incluindo bactérias, fungos e vírus, dependendo do seu ingrediente ativo. O tempo de contato de 1 a 15 minutos está relacionado ao(s) ingrediente(s) ativo(s) e a fórmula.

Quanto maior a concentração, maior a sua eficácia e menor o tempo para causar a morte microbiana. Reduzir pela metade a concentração de um composto de amônia quaternária requer dobrar o tempo de desinfecção.

Ao cortar pela metade a concentração da solução de fenol aumenta-se o tempo de desinfecção. 

A Agência de Proteção Ambiental (EPA) estabelece protocolos que permitem os desenvolvedores de produtos antimicrobianos registrarem produtos de desinfecção e desinfetantes destinados a pulverização ou nebulização.

O protocolo confirma a eficácia antimicrobiana de um produto contra organismos danosos a saúde pública quando testado em uma sala de testes de nebulização e pulverização.

No passado, a EPA não exigia que os fabricantes enviassem dados quando produtos de nebulização ou pulverização fossem registrados. O Programa de Pesticidas da EPA agora exige declaração de desinfecção para serem produzidas, enviando dados compatíveis para demonstrar eficácia quando o produto é aplicado usando um dispositivo de nebulização ou pulverização. 

Álcool isopropílico e álcool etílico

Álcoois requerem tempo para funcionar e podem não penetrar no material orgânico. Eles evaporam rapidamente, o que dificulta um tempo de exposição mais longo.

O álcool isopropílico (IPA) é comumente usado em instalações de fábricas farmacêuticas, hospitais, fábricas de eletrônicos e de dispositivos médicos. Diferentes concentrações e tipos de álcool fornecem excelentes propriedades de limpeza e desinfecção quando aplicadas corretamente.

O álcool isopropílico em soluções entre 50% e 70% de álcool e água purificada é eficaz contra bactérias, fungos e vírus. Concentrações abaixo de 50% e acima de 90% do IPA são menos eficazes; soluções acima de 90% matam bactérias, mas requerem um tempo de contato mais longo.

A água em soluções de álcool isopropílico é fundamental para matar microrganismos patogênicos. A água atua como um catalisador na desnaturação das proteínas das células bacterianas.

Soluções de 70% de IPA penetram a parede celular e entram inteiramente no interior da célula. O teor de água também diminui a evaporação, o que aumenta o tempo de contato com a superfície.

O álcool etílico, em concentrações de 60% a 80%, é eficaz para matar uma ampla gama de vírus, como influenza, rinovírus e rotavírus

Composto de amônia quaternária (CAQ’s)

CAQs são desinfetantes usados sozinhos ou adicionados a outros produtos de limpeza. Eles fornecem atividade antimicrobiana.

CAQs são sólidos dissolvidos em um líquido para criar uma solução. Esses produtos químicos são ativos de membrana que afetam a membrana externa de bactérias gram-negativas que resultam em um rápido colapso da célula. Eles são antibacterianos e a EPA os considera um pesticida. 

Ácido Peracético e água eletrolisada

Ácido peracético combinado com peróxido de hidrogênio reduz a quantidade de bactérias de muitas superfícies. Este produto tem um odor como o do vinagre.

Desinfetantes de água eletrolisada (ácido hipocloroso) são produzidos passando uma corrente elétrica através de uma solução de água salina. Esta substância reduz a quantidade de bactérias de superfícies melhor do que os desinfetantes de amônia quaternária.

Esses desinfetantes têm classificação de segurança IV pela EPA (os aplicadores não precisam de equipamentos de proteção individual durante o uso).

Cloro e compostos de cloro

Hipocloritos estão disponíveis na forma líquida (hipoclorito de sódio) e os produtos de cloro predominantes são alvejante doméstico, soluções em água de 5,25% a 6,15%.

Os compostos de cloro têm um amplo espectro de atividade antimicrobiana, não deixam resíduos tóxicos, agem rapidamente e removem organismos e biofilmes secos ou fixados nas superfícies.

A atividade tóxica do cloro é atribuída ao ácido hipocloroso (HOCl) na solução. Baixas concentrações de cloro (HOCl) matam bactérias em segundos. As soluções de hipoclorito de sódio são alcalinas (pH 11+) e acredita-se ser o tipo mais microbicida de cloro.

Peróxido de hidrogênio

Peróxido de hidrogênio é eficaz contra bactérias, leveduras, fungos e vírus. O peróxido de hidrogênio acelerado a 0,5% fornece atividade bactericida e virucida em 1 minuto e atividade fungicida em 5 minutos.

Produto disponível no mercado com 3% a 6% de peróxido de hidrogênio são desinfetantes eficazes quando usado em superfícies e em pontos específicos.

Equipamentos de aplicação

Os nebulizadores portáteis e os pulverizadores aerossóis portáteis são os equipamentos mais práticos para desinfecção e sanitização.

Os nebulizadores portáteis e os pulverizadores de aerossol são projetados para aplicação direcional em superfícies. Eles utilizam uma válvula dosadora para regular a vazão de líquido do bocal e controlar o tamanho das gotículas.

Tamanhos de gotas de 30 a 50 mícrons fornecem o tempo de contato ou tempo de permanência necessário para a maioria dos desinfetantes e sanitizadores. 

ULV

Volume Ultra Baixo é definido como o volume mínimo de produto químico, como um desinfetante, por unidade de área, necessário para um controle eficiente.

Quando pequenos volumes de produto são aplicados, o líquido é dividido para fornecer um número suficiente de gotículas, cobrir a superfície e obter desinfecção ou sanitização.

O ULV é geralmente definido como um tamanho de gota específico, como 8 a 10 mícrons, e os nebulizadores podem ser descritos como capazes de oferecer ULV.

De fato, o ULV é um método de aplicação e o tamanho efetivo das gotículas pode variar de 8 a 20 mícrons. Os nebulizadores a frio são frequentemente diferenciados dos nebulizadores térmicos denominando-os de nebulizadores ULV. 

Vazão

Quantidade de líquido que flui do reservatório para o bocal. A quantidade determina o tamanho das gotículas do spray: quanto maior a vazão, maiores as gotículas e quanto menor a vazão, menores as gotículas.

A válvula dosadora do reservatório determina as onças ou mililitros de líquido que flui para o bocal. Os componentes de aço inoxidável evitam a corrosão e possuem uma taxa de vazão consistente dentro de uma faixa de viscosidade do produto.

A viscosidade do produto pode influenciar o tamanho da gota e pode exigir uma configuração diferente. 

Cobertura

O lançamento e o tamanho das gotas influenciam a cobertura obtida. A distância do bocal determinará as superfícies e o espaço alcançado, e o tamanho das gotículas determinará quanto tempo as gotículas permanecem no ar.

O método de aplicação mais eficaz é direcionar o spray de gotas para a superfície alvo. Os nebulizadores estacionários não tratam todas as superfícies igualmente, mas apenas a área ao seu redor.

Isso pode resultar em excesso de depósito e um anel de líquido residual ao redor da máquina.

Tamanho e lançamento da gotícula

São determinados ajustando a válvula dosadora. Os manuais do usuário dos nebulizadores fornecem informações sobre a configuração da válvula, a vazão e o tamanho das gotículas.

Os nebulizadores de mão têm um ventilador poderoso e podem produzir uma variedade de tamanhos de gotas; mas há um limite técnico baseado na vazão.

Lançamento de gota é a distância que uma gota pode viajar no ar antes de perder impulso e começar a cair. A distância depende do diâmetro da gota e da velocidade que sai do bocal.

Gotas pequenas têm uma distância de projeção maior que as grandes, mas evaporam rapidamente após a saída do bocal.

Nebulizadores

Hurricane ES

Nebulizador elétrico portátil com reservatório de 3.7 L que utiliza eletrostática para adicionar uma carga positiva às gotículas.

A válvula dosadora de aço inoxidável fornece vazão de gotículas de 10 a 50 mícrons através de três bocais de cisalhamento de ar. A distância de lançamento de gotículas é de 4.5 M, a largura da névoa de gotículas é de 45 CM e a altura cerca de 60 CM.

A cobertura estimada para uma aplicação de 10 segundos é de 2 M2. A distância eletrostática limite é de 30 a 45 CM da frente do nebulizador. Utiliza produtos a base de água com viscosidade de moderada a alta. Não deve ser usado sem que o operador segure-o pela alça.

Hurricane Ultra II

Nebulizador elétrico portátil com reservatório de 3.7 L e três bocais de cisalhamento de ar para obter um vórtice ao criar gotículas.

A válvula dosadora de aço inoxidável fornece três posições para vazão de gotículas de 10 a 50 mícrons. A distância de lançamento de gotas é de 4.5 M, a largura da névoa de gotículas é de 45 CM e a altura cerca de 60 CM.

A cobertura estimada para uma aplicação de 10 segundos, utilizando um produto a base de água, é de M. A distância eletrostática limite é de 30 a 45 CM da frente do nebulizador. Utiliza produtos a base de água com viscosidade de moderada a alta. 

Cyclone Ultra

Nebulizador elétrico portátil com reservatório de 1 L e bocal DynaFog MicrotecTM. A válvula dosadora de aço inoxidável fornece três posições para vazão de 41 a 91 ml por minuto para gotículas de 8 a 10 mícrons.

Produtos com alta viscosidade têm gotículas maiores, na faixa de 15 a 20 mícrons. A distância de lançamento da gota é de 2.4 a 3 M. Utiliza produtos a base de água ou óleo com viscosidade de moderada a alta. O bocal pode ser direcionada para 30° acima da horizontal e 20° abaixo. 

Tornado, Tornado Flex

Nebulizador elétrico portátil com reservatório de 11.3 L e bocal DynaFog MicrotecTM. A grande alça e estrutura leve fazem desse nebulizador um modelo portátil.

A válvula dosadora de múltiplas voltas fornece posições contínuas para vazão de 71 a 337 ml por minuto produzindo gotas de 5 a 40 mícrons. Utiliza produtos desinfetantes a base de água ou óleo com viscosidade de moderada a alta.

O modelo Typhoon Flex possui uma extensão de mangueira de 45 cm para pulverização direcionada. 

Flex-a-lite 2600 

Nebulizador elétrico portátil com reservatório de 5,7 L e mangueira de aplicação de 45 cm. A vazão é ajustada no bocal para fornecer até 74 ml e gotículas de até 39 mícrons.

A distância de lançamento de gotas é de cerca de 4,5 M, a largura da névoa de gotículas é de 45 CM e a altura cerca de 60 CM. O motor do ventilador fornece um fluxo de ar poderoso através do bocal exclusivo de cisalhamento 2600.

A cobertura estimada para uma aplicação de 10 segundos é de cerca de 3,43 M2. Utiliza produtos a base de água ou óleo com viscosidade de baixa a moderada. Indicado para nebulização direcionada. 

Portable Aerosol System (PAS) 

Pulverizador elétrico e nebulizador desinfetante portátil. Vazão ajustável de 118 ml a 295 ml por minuto. Na vazão máxima (30 psi), o tamanho da gota é de 40 a 50 mícrons.

A distância de lançamento de gotículas é de 4,5 M, com uma distância efetiva de 3 M. A largura da névoa é de 60 cm e a altura de 45 cm. A cobertura a 30 psi é de 1,85 M2.

O compressor fornece uma pressão de 35 psi e uma poderosa corrente de ar. Utiliza produtos a base de água ou óleo com viscosidade de baixa a moderada. Indicado como nebulizador direcional para desinfetar superfícies; A mangueira de 4,5 M fornece mais mobilidade. 

Portable Aerosol System (PAS), Cart Mounted

Nebulizador elétrico portátil e nebulizador desinfetante montado em carrinho. Vazão ajustável de 118 ml a 295 ml por minuto. O tamanho da gota na vazão máxima (30 psi) é de 40 a 50 mícrons.

A distância de lançamento de gotículas é de 4,5 M, com uma distância efetiva de 3 M. A largura da névoa é de 60 cm e a altura de 45 cm. A cobertura de 30 psi é de 1,85 M2.

O compressor fornece pressão de até 35 psi em um reservatório de 11.3 L. Utiliza produtos a base de água ou óleo com viscosidade de baixa a moderada. Indicado como nebulizador direcional para desinfetar superfícies; A mangueira de 4,5 M fornece mais mobilidade. 

Nightstar

Nebulizador elétrico automatizado usado para desinfecção de grandes áreas; trata 5574 M2 sem a ajuda de outros ventiladores. Possui um bocal de grande capacidade e ventilador axial de 56 cm de diâmetro que fornece 226 M2 / minuto.

A estrutura e o bocal de cisalhamento de ar se ajustam as posições vertical, horizontal e para cima / para baixo. As vazões e tamanhos de gotículas são: 3 L / H = 8 mícrons; 7,57 L / H = 20 mícrons, 9,46 L / H = 30 mícrons; 15,52 L / H = 50 mícrons.

A distância de lançamento da gotícula pelo ventilador + bocal é de 91 M; somente com o bocal é de 15 M. Automatizado e programável para iniciar, parar e liberar em uma programação de 24 horas. 

Versa-Fogger

Nebulizador de mochila a gasolina usado para desinfecção de grandes áreas. Possui um motor de 4 tempos (sem necessidade de misturar óleo com o combustível) e um reservatório pressurizada de 3,7 L.

Possui uma estrutura de alumínio de alta resistência. A vazão é ajustável no bocal no final de uma mangueira de 1,2 M. O tamanho da gota varia de 33 a 40 mícrons.

Os produtos a base de óleo fornecem gotas de 20 mícrons. A distância de lançamento efetivo de gotículas é de cerca de 4,5 M. Para desinfecção, a vazão pode ser reduzida, evitando escoamento e fornecendo gotículas com tamanho ideal para superfícies. A mangueira fornece o recurso de apontar e pulverizar. 

Twister XL3

Nebulizador de mochila a gasolina usado para desinfecção de grandes áreas. Possui um motor de 4 tempos (sem necessidade de misturar óleo com o combustível) e um reservatório de 3,7 L.

Possui uma estrutura de alumínio de alta resistência. A vazão é ajustável no bocal MicrotecTM localizado na extremidade da mangueira de 1,2 M. O tamanho da gota varia de 10 a 44 mícrons, dependendo do orifício utilizado. Utiliza produtos a base de água ou óleo.

A distância de lançamento da gota é de cerca de 4,5 M. Para desinfecção, a vazão pode ser reduzida, evitando escoamento e fornecendo gotículas com tamanho ideal para superfícies. A mangueira fornece o recurso de apontar e pulverizar. 

Dyna-Jet L-30

Nebulizador atomizador rotativo alimentado por bateria. Pesa 66 KG com a bateria e cabe facilmente na parte traseira de um carro pequeno. Ele pode ser usado em ambientes internos ou externos para fornecer um tamanho uniforme de gota desinfetante.

A distância de lançamento da gota é de cerca de 15 M. A mobilidade e o bom funcionamento o tornam ideal para grandes espaços internos. O sistema de bombeamento fornece até 414 ml por minuto e gotículas de 20 mícrons na névoa.

As gotículas são produzidas por um disco giratório e são projetadas a dezenas de metros por um ventilador axial de alto rendimento. A direção do spray de gotas pode ser girada horizontalmente em 360 ° e pode ser direcionada para 55 ° acima da horizontal. 

Guia para seleção de equipamentos

Ambientes externos

As instruções das etiquetas devem ser lidas, entendidas e seguidas. O equipamento de proteção individual (EPI) evita a exposição durante a aplicação por nebulizadores portáteis e mochila.

As correntes de ar ao ar livre reduzirão a cobertura e levarão as gotas para locais não-alvo. Portas abertas e ventos próximas as áreas tratadas podem permitir a entrada de nevoeiro.

Considere o comprimento e a largura da névoa de gotículas ao usar nebulizadores portáteis. A aplicação excessiva em superfícies resulta em escoamento e superfícies molhadas. Use proteção de ouvidos ao usar nebulizadores de mochila. 

Tabela ambiente euipamento e produto

Ambientes internos

As instruções das etiquetas devem ser lidas, entendidas e seguidas. O equipamento de proteção individual (EPI) evita a exposição durante a aplicação por nebulizadores de transporte manual em pequenos espaços.

As correntes de ar em espaços confinados distribuirão as pequenas gotas durante e após a aplicação. A reentrada nas áreas tratadas deve considerar que a deposição de pequenas gotículas do nevoeiro pode levar 30 minutos.

Considere o comprimento e a largura da névoa de gotículas ao usar nebulizadores portáteis. A aplicação excessiva em superfícies resulta em escoamento e superfícies molhadas. 

Tabela ambientes internos

Veja também: Tudo o que você precisa saber sobre sanitização

Limpeza, sanitização e desinfecção: entenda as diferenças

Quer receber artigos e novidades diretamente em seu e-mail? Assine nossa newsletter gratuitamente

Conheça o nosso catálogo

Equipamentos de alta performance para saúde ambiental

Artigos Relacionados

Solicite um contato de um de nossos consultores

Conheça mais sobre os produtos e serviços oferecidos pela Maxmaq, solicitando um contato com a nossa equipe de especialistas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *