Como a sanitização de alimentos contribui para a segurança alimentar em restaurantes e cozinhas?

sanitização de alimentos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Quem trabalha com restaurantes sabe (ou deveria saber) que a sanitização de alimentos é essencial para se ter mais segurança alimentar, evitando a disseminação de doenças.

A correta manipulação desses produtos é crucial para se garantir a qualidade e a segurança dos clientes que consumirem seus pratos. Se feita de maneira errada, os danos à saúde podem ser irreparáveis.

Quer saber como manter sua cozinha ou restaurante limpos e seguros para atrair cada vez mais clientes? Então essa postagem é para você!

O que é a sanitização de alimentos?

Quando compramos alimentos, principalmente aqueles oriundos do campo, mesmo que sejam naturais e orgânicos, não são tão inocentes quanto parecem. Junto com eles vem uma grande quantidade de microrganismos que podem contaminar outros alimentos.

Essa carga de material biológico pode causar o apodrecimento precoce de diversos alimentos, sem falar na possibilidade de intoxicação alimentar.

Mas não se assuste! Por meio da correta manipulação e sanitização dos alimentos, é possível torná-los seguro para o consumo. São práticas simples, mas que fazem toda a diferença.

O processo de sanitização de alimentos começa com uma lavagem em água corrente para retirar resíduos materiais, como terra, fertilizantes, etc. Durante esse processo, recomenda-se a retirada de partes do produto que não estejam saudáveis.

Após a lavagem, recomenda-se a imersão desses alimentos em uma solução de água com cloro por quinze minutos para eliminar fungos e bactérias que podem estar presentes. Terminado esse tempo, é só enxaguar novamente em água corrente. Simples, não?

O que é segurança alimentar?

A segurança alimentar é uma visão mais ampla dos processos que compõe a rotina de cozinhas e restaurantes. Ela vai além da sanitização e manuseio de alimentos, incorporando outros tantos processos.

A correta higienização de talheres, utensílios, balcões, copos, etc., são de suma importância para garantir qualidade para os seus clientes. De que adianta você se dedicar à sanitização dos alimentos, se eles serão armazenados em um local sujo?

Não podemos falar em segurança alimentar, sem envolver o ambiente como um todo. É preciso manter, além da cozinha, o estoque, geladeiras e freezers, micro-ondas e salão em perfeitas condições de higiene.

Até o simples ato de lavar as mãos com frequência e antes de manipular a comida, já é considerada uma medida fundamental – e obrigatória – de segurança alimentar.

Qual importância da sanitização de ambientes em restaurantes e cozinhas?

O processo de sanitização de ambientes é muito parecido com a sanitização de alimentos, pois começa com a lavagem do ambiente e, posteriormente, faz-se a sanitização do local. A diferença está na maneira de fazer isso.

Para sanitizar sua cozinha ou restaurante, o processo de nebulização de um agente saneante é o mais indicado, pois a fumaça emitida pelo atomizador alcança os lugares mais difíceis.

Outra diferença é que, aqui, não utilizamos água com cloro, mas sim, um produto sanitizante específico que, após secar, forma um filme bacteriostático que dura por alguns meses.

A aplicação de inseticidas e outros químicos para controle de vetores e pragas que podem aparecer nesses locais também é uma medida de sanitização que auxilia na segurança alimentar.

Contudo, sua aplicação deve ser feita com cuidado e de forma controlada, pois esse tipo de químico pode gerar intoxicação e contaminar os alimentos. O recomendável é optar sempre pela contratação de uma empresa especializada em sanitização de ambientes, pois ela conta com profissionais devidamente capacitados para operar os equipamentos.

Como promover a segurança alimentar?

Promover a segurança alimentar, como vimos, não é um processo complicado, mas é algo que demanda uma boa dose de dedicação e controle para que funcione corretamente.

Confira essas dicas que separamos para você começar a implementar ainda hoje em sua cozinha ou restaurante.

1. Esteja sempre preparado

Nossa primeira dica é para que você encare as rotinas de limpeza e manipulação de alimentos, como se soubesse que a Vigilância Sanitária vai bater a sua porta a qualquer momento.

Não pense que as chances de isso acontecer são baixas, mas se você estiver preparado, com tudo de acordo com a legislação, isso não será um problema para a sua empresa.

Um outro ponto que você precisa se atentar é que, em épocas de maior movimento, eles costumam a reforçar a fiscalização em estabelecimentos alimentícios.

2. Não perca o estoque de vista

É muito comum que bares e restaurantes prestem muita atenção na higiene e manutenção de sua cozinha e, infelizmente, acabarem deixando seus estoques de lado.

Esse é um erro gravíssimo e que pode comprometer suas mercadorias, suas finanças e, ainda, a imagem de sua empresa. Mantenha geladeiras e freezer sempre limpos e arrumados.

Produtos que já foram abertos, devem ser transferidos para um novo recipiente limpo, com boa vedação e devidamente identificados com uma etiqueta contendo dia e hora em que o alimento foi envasado e armazenado.

3. Preste atenção nos hábitos de seus funcionários

Pessoas que trabalham na cozinha, preferencialmente, não devem ser fumantes e, caso sejam, o fumo deve ser expressamente proibido durante o expediente. O cigarro carrega grande quantidade de bactérias e, ainda, pode transferir cheiro para os alimentos.Fique atento à frequência que os funcionários lavam as mãos em seu estabelecimento. E não é somente o pessoal da cozinha! Garçons, copeiros e qualquer outro profissional que manipule direta ou indiretamente os alimentos precisa ter essa assepsia.

4. Forneça uniformes em quantidade suficiente

O estado de higiene e conservação dos uniformes dos colaboradores é fundamental para a segurança alimentar.

Tenha a certeza de que eles utilizem sempre uniformes limpos. Além de manter as condições de uso por um tempo maior, esse processo garante que eles estejam livres de possíveis agentes contaminantes.

Para a lavagem pode-se recomendar, além do uso de sabão, a utilização de algum agente sanitizante que não agrida os tecidos e nem as cores da indumentária.

5. Monte um documento de Procedimento Operacional Padrão (POP)

Para evitar erros de procedimento e alegações de desconhecimento de como fazer a desinfecção e sanitização dos alimentos, local e equipamentos, desenvolva um POP.

Esse documento detalha, de forma simples e clara, qual será o passo a passo para realizar todo o processo de limpeza, permitindo a cobrança de resultados e um maior controle sobre os processos.

Apesar de ser algo laborioso, fazer a sanitização de alimentos e cozinhas é algo relativamente simples e que não demanda grandes investimentos. O segredo está no hábito!

Veja também: Guia completo de desinfecção e sanitização: entenda as principais diferenças e aplicações

Ficou com alguma dúvida? Comente abaixo. Será um prazer ajudá-lo com informações para a segurança da sua cozinha ou restaurante.

Quer receber artigos e novidades diretamente em seu e-mail? Assine nossa newsletter gratuitamente

Conheça o nosso catálogo

Equipamentos de alta performance para saúde ambiental

Artigos Relacionados

Solicite um contato de um de nossos consultores

Conheça mais sobre os produtos e serviços oferecidos pela Maxmaq, solicitando um contato com a nossa equipe de especialistas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *