Aparelho nebulizador x pulverizador: entenda as diferenças

Equipamentos de sanitização
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Ao se pensar na sanitização de ambientes, é preciso compreender todas as características do local para, então, encontrar o equipamento adequado: aparelho nebulizador ou pulverizador.

Além das características do local, é preciso levar em conta qual o tipo de sanitizante (produto químico que faz a desinfecção). Mas não deixe que isso te preocupe! No post de hoje, falaremos um pouco sobre a sanitização e sobre esses dois tipos de equipamento.

O que é sanitização de ambientes?

A sanitização de ambientes é algo muito mais complexo do que borrifar uma solução de água com cloro em áreas de uso comum, como corredores, corrimãos, pisos e paredes. É um processo que envolve muita tecnologia de ponta para controle microbiológico, com profilaxia no ar e em superfícies.

Podemos encontrar diversos tipos de sanitização de ambientes no mercado. Contudo, as melhores são aquelas que possuem mais tempo de duração, que pode chegar até a seis meses de ação.

Por que a sanitização de ambientes é importante?

Atualmente, vivemos uma pandemia causada pelo Coronavírus, que tem sua propagação principal através de gotículas respiratórias. Porém ele não é a única ameaça, pois a propagação de vírus, fungos e bactérias em superfícies e objetos também deve ser avaliada.

O motivo disso é que, dependendo do local e do tipo do material, os vírus e/ou bactérias podem permanecer ativo por horas, ou até mesmo por dias. Isso deixa uma janela de contaminação muito ampla.

Caso os ambientes, seja de uso comum ou coletivo, não sejam devidamente sanitizados, pode-se ter várias ondas de reinfecção de pessoas. Isso oferece um sério risco à saúde de todos que frequentam o local.

Quais equipamentos podem ser usados para a sanitização?

Existem diversos tipos de equipamentos que podem ser utilizados na sanitização de ambientes. Eles variam sempre de acordo com o tipo de ambiente, seu tamanho, volume de pessoas, utilização, etc.

Dentre os mais comuns, temos dois tipos principais que se destacam no processo de sanitização de ambientes: o aparelho nebulizador e o pulverizador. Para te ajudar a compreender qual deles é o ideal para a sua necessidade, falaremos um pouco sobre eles nos próximos tópicos.

O que é um aparelho nebulizador

Também conhecido como atomizador, esse é um aparelho nebulizador que gera micropartículas a partir de um produto sanitizante. Quando dispersadas no ar, elas caem sobre as superfícies e fazem a desinfecção.

A grande vantagem desse tipo de equipamento é que podem cobrir uma área de até vinte metros a partir do ponto de emissão das micropartículas. Ou seja, devido ao seu pouco peso, conseguem cobrir o ambiente do teto ao chão, eliminando vários microrganismos causadores de doenças.

Quais são os tipos de nebulizador?

Existem diversos tipos de aparelhos nebulizadores e cada um possui uma função específica. Para a sanitização, temos dois tipos principais: o aparelho nebulizador a frio (NAF) e o termonebulizador.

Quando se trata de sanitização de ambientes, o NAF é o equipamento adequado para a realização do serviço. Por meio de uma combinação de um motor de dupla rotação e um ajuste de fluxo, pode-se ter gotas de 30mc a 60mc.

Essa variação permite ajustar o equipamento às necessidades de todos os ambientes. Por conta de seu poder de nebulização, pode alcançar até oito metros de distância de maneira eficiente. Ou seja, cobre os ambientes do teto ao chão.

No caso dos termonebulizadores, como o nome indica, a dispersão do produto em forma de neblina é ocasionada pela aplicação de calor no químico a ser nebulizado. Seu uso é mais comum no controle de insetos e pragas.

O que é um pulverizador?

O pulverizador tem uma função muito próxima a do nebulizador. Porém, devido a sua capacidade de dispersão, é recomendado para ambientes menores, como casas, escritórios e, ainda, as partículas. Além disso, possuem um tamanho maior.

Apesar de funcional, os pulverizadores podem desperdiçar o agente sanitizante. Ou seja, o controle da quantidade depende diretamente do manuseio do operador. Outro fator que o diferencia é em relação ao alcance que possui, cobrindo apenas de 2 a 4 metros.

Os tipos mais utilizados na sanitização de ambientes são os de bomba manual (utilizado nas costas) e o motorizado. Este possui a capacidade de manter a pressão de trabalho constante, trazendo mais agilidade e padronização no jato.

Qual são as diferenças entre nebulizador e pulverizador?

Agora que vimos um pouco sobre cada um desses tipos de equipamento para a sanitização de ambientes internos e externos, você já deve ter entendido as funções e vantagens de cada um deles. Contudo, separamos para você os principais pontos:

  • Aparelhos nebulizadores oferecem maior controle e maior alcance na dispersão do agente sanitizante;
  • Pulverizadores são uma excelente alternativa para locais menores. Para locais maiores, recomenda-se o nebulizador;
  • Nebulizadores não podem ser utilizados com químicos sanitizantes inflamáveis;
  • Pulverizadores forma uma nuvem de partícula com tamanho maior;
  • Um nebulizador pode alcançar os lugares mais difíceis devido à leveza de suas partículas.

A sanitização combate o coronavírus?

Sem dúvidas, esse é o ponto mais questionado nos dias de hoje. Afinal, a sanitização de ambientes por meio de aparelhos nebulizadores e pulverizadores é capaz de eliminar o coronavírus? A resposta é: sim! Ela pode.

Entretanto o fator que mais influencia na efetividade do processo é a escolha do agente sanitizante. Claro que um bom equipamento sempre ajuda, mas se o sanitizante não for o adequado, o resultado poderá ser aquém do esperado.

Por essa razão, é fundamental que a sanitização de ambientes seja feita por um profissional devidamente capacitado. Além disso, é importante que ele saiba manusear corretamente o equipamento e o químico, a fim de se obter os melhores resultados.

Lembrando sempre que, ao operar esses equipamentos, independentemente de qual tipo eles sejam, é obrigatório a utilização de todos os equipamentos de proteção individual (EPIs). Isso evita casos de intoxicação ou outros problemas de saúde.

Macacões plásticos, óculos de proteção e máscaras filtrantes são parte da lista de proteção do profissional aplicador. Além deles, luvas de látex e botas antiderrapantes.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a importância da sanitização e entendeu as diferenças entre aparelhos nebulizadores e pulverizadores, aproveite a visita ao nosso blog e leia nosso Guia de sanitização e higienização!

Quer receber artigos e novidades diretamente em seu e-mail? Assine nossa newsletter gratuitamente

Conheça o nosso catálogo

Equipamentos de alta performance para saúde ambiental

Artigos Relacionados

Solicite um contato de um de nossos consultores

Conheça mais sobre os produtos e serviços oferecidos pela Maxmaq, solicitando um contato com a nossa equipe de especialistas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *