Equipamentos para sanitização: conheça o tipo ideal para cada ambiente

Equipamentos de sanitização
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Para se ter um ambiente limpo e seguro é preciso fazer a sanitização de maneira correta. Por isso, escolher o equipamento de sanitização correto é parte fundamental do processo. Ou seja, ele que garantirá a correta distribuição do sanitizante.

Mas afinal, como escolher o equipamento corretamente? Se essa é a sua dúvida, você está no lugar certo! No post de hoje, falaremos sobre os ambientes e os tipos de equipamentos ideais para cada um deles. Confira!

O que levar em conta na escolha do equipamento para sanitização?

O primeiro passo para a correta escolha de um equipamento para sanitização é observar o ambiente onde será realizado o serviço. Esses equipamentos possuem áreas de cobertura diferentes. Assim, quanto maior o ambiente, mais potente ele deverá ser.

O segundo ponto é verificar qual tipo de sanitizante a ser utilizado. A maior parte dos químicos a serem utilizados podem ser utilizados em Nebulizador a Frio (NAF), por exemplo. Já em um termonebulizador, o uso de inflamáveis é vetado.

Se você está pensando que parou por aí, está enganado. É preciso, ainda, verificar qual o fluxo de pessoas, se o ambiente está devidamente limpo e e quanto tempo o sanitizante demora para assentar e formar o filme protetor. Afinal, ninguém que seu cliente intoxicado.

Agora que você já conhece os principais pontos a serem observados, vejamos um pouco sobre a sanitização específica para cada local.

Sanitização de Escolas

Para a sanitização em escolas, podemos optar por três tipos de equipamentos: Nebulizadores a frio, termonebulizadores e pulverizadores.

Nas áreas onde podem surgir pragas, insetos e outros tipos de vetores, podemos adotar o termonebulizador. Ele é indicado, inclusive, no controle de formigas, devido ao seu alto poder de penetração em pequenos espaços.

Banheiros, ralos, caixas de inspeção e de gordura são locais onde as pragas costumam aparecer com mais frequência.

Para os pátios e corredores, a utilização do NAF é o ideal. Ele possui grande alcance e, devido ao pequeno tamanho de suas micropartículas, consegue formar um filme protetor em todas as regiões, do teto ao chão.

Por último, o pulverizador pode ser adotado em locais menores, como secretaria, salas de aula, almoxarifados, etc. Como possui um raio de atuação menor, é o mais indicado para pequenos espaços, além de executar o serviço de maneira mais simples e rápida.

Sanitização Hospitalar

A sanitização hospitalar, sem dúvidas, é a mais importante dessa lista, devido ao grande número de agentes patógenos (microrganismos causadores de doenças) presentes e o volume de pessoas que passam por lá.

Nesse tipo de local, é preciso, antes mesmo de pensar em uma sanitização química, que haja uma grande atenção quanto a limpeza e conservação de todos os ambientes, tanto internos quanto externos.

Nas áreas externas, assim como nas escolas, recomenda-se a utilização de nebulizadores a frio e termonebulizadores em locais com maiores chances de ocorrência de pragas e vetores, pois apresentam grande risco à saúde de todos.

Nas áreas internas, o ideal é a utilização de pulverizadores elétricos portáteis, pois possuem maior constância no fluxo de jato e cobrem uma área menor por vez, evitando que a aplicação do sanitizante possa gerar problemas aos pacientes.

Sanitização de Academias

As academias podem se tornar um grande centro de disseminação de microrganismos, principalmente de vírus e fungos, devido a natureza das atividades físicas realizadas.

Colchonetes, equipamentos, cadeiras e vestiários precisam passar por um processo de sanitização com frequência, a fim de garantir a segurança sanitária de todos os clientes da academia.

Mesmo que sejam academias menores, o ideal é que sejam utilizados os nebulizadores. Devido à sua grande capacidade de dispersão, ele conseguirá alcançar até o topo dos equipamentos onde, muitas vezes, são de difícil acesso.

Independentemente da sanitização regular, é importante orientar os usuários a manterem hábitos higiênicos, ao utilizar os equipamentos, como a colocação de uma toalha para absorver o excesso de suor e, principalmente, lavar as mãos com frequência.

Sanitização de Escritórios

Muitas pessoas acreditam que estão seguras em seus escritórios e que as chances de se contaminarem com algum microrganismo patógeno é baixa, mas a realizada é bem diferente do que se imagina.

Os teclados e telefones de um escritório podem conter mais vírus e bactérias que um vaso sanitário. Por essa razão, a sanitização de escritórios está presente nessa lista.

O equipamento de sanitização indicado para a manutenção da limpeza de escritórios é um nebulizador elétrico portátil, pois é preciso ter partículas menores para alcançar as inúmeras fresta e controle, pois existem diversos equipamentos eletrônicos que não pode ter contato com líquidos.

A utilização de equipamentos de higienização por meio de ozônio também é indicada por conta do ar-condicionado e de possíveis odores presentes no escritório devido o uso constante da refrigeração, que pode gerar umidade, fungos e bolores.

Sanitização de Residências

Por último, vamos falar sobre a sanitização de nossas residências, afinal, no momento em que vivemos, estamos passando a maior parte do tempo dentro de casa.

A utilização de pulverizadores é indicada para a área externa, principalmente no emprego de químicos de controle de pragas e vetores. Pro mais limpa que uma casa seja, eventualmente, poderá ocorrer o aparecimento de insetos indesejados.

Para a área interna, os nebulizadores a frio são uma ótima opção, pois executam o serviço de maneira rápida e eficiente, alcançando todos os lugares, como a parte superior de armários e geladeiras, atrás de estantes, etc.

Como vimos, existem diversos tipos de equipamentos de sanitização, cada um com uma funcionalidade específica e que se adequa da melhor maneira ao ambiente e situação.

Independentemente de sua escolha, é preciso garantir a segurança durante a aplicação dos agentes sanitizantes. O uso de equipamentos de proteção individual é obrigatório e o manuseio dos equipamentos executado apenas por profissionais capacitados.

Caso o agente sanitizante selecionado possa oferecer riscos a outras pessoas e animais, é preciso retirá-los do local antes do início do serviço e, ainda, respeitar o tempo de assentamento das partículas, evitando sua inalação acidental.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre os ambientes e os tipos de equipamento de sanitização ideais para cada um deles, aproveite a visita ao nosso blog e veja nosso Guia de sanitização e higienização.

Quer receber artigos e novidades diretamente em seu e-mail? Assine nossa newsletter gratuitamente

Conheça o nosso catálogo

Equipamentos de alta performance para saúde ambiental

Artigos Relacionados

Solicite um contato de um de nossos consultores

Conheça mais sobre os produtos e serviços oferecidos pela Maxmaq, solicitando um contato com a nossa equipe de especialistas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *