Sanitizantes: quais são os principais tipos e como funcionam?

Tipos de sanitizantes
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Segundo o dicionário, sanitizantes são “um tipo particular de desinfetante que reduz o número de contaminantes bacterianos em níveis relativamente seguros.”

Em outras palavras, são aqueles produtos químicos que utilizamos para desinfetar objetos e superfícies para retirar bactérias e outros microrganismos que possam causar doenças.

Contudo, é preciso compreender que é preciso utilizar o sanitizante correto para cada tipo de situação e equipamento, observado diversos fatores que influenciam em sua efetividade, como temperatura, tipo de superfície e tempo de contato.

Não sabe qual a melhor opção para a sua necessidade? Então leia esta postagem e descubra mais sobre os tipos e funcionamento dos sanitizantes.

O que é a sanitizar?

Antes de falar sobre os tipos de sanitizantes, é preciso compreender o que é a sanitização e como ela se diferencia da higienização e da desinfecção.

·         Higienização: é a operação que engloba a limpeza e a sanitização/desinfecção do estabelecimento, das instalações, equipamentos, utensílios e manipuladores.

·         Sanitização: é o procedimento de redução, através de agentes químicos ou físicos, do número de microrganismos aderidos nas instalações, em um nível que não resulte em contaminação.

·         Desinfecção: é o processo de eliminação, através de agentes químicos ou físicos, de microrganismos/bactérias patogênicas a níveis que não resulte em contaminação

As diferenças entre esses procedimentos de limpeza são mínimas, mas cada uma delas possui uma finalidade específica. Enquanto a sanitização reduz os níveis de contaminação, a desinfecção elimina os microrganismos contaminantes.

Quais os benefícios da sanitização de ambientes?

A sanitização de ambientes é fundamental para estabelecer níveis de controle de contaminação e, ainda, trazer mais segurança a todas as pessoas que frequentam esses locais.

Pode parecer exagero para alguns, mas o fato é que, muitas vezes, os banheiros são os lugares mais limpos de um estabelecimento, pois são lavados e sanitizados com frequência.

Escritórios que ficam o dia inteiro com o ar-condicionado ligado, veículos particulares ou coletivos e áreas de grande circulação precisam ser sanitizados, pois são grandes fontes de contaminação.

Além da segurança sanitária, locais limpos e sanitizados proporcionam mais conforto aos presentes, o que facilita a concentração e desempenho nas atividades laborais, por exemplo.

Como a sanitização é feita?

O primeiro passo, antes mesmo de pensar em sanitização, é fazer uma boa limpeza no local. O objetivo não é apenas retirar as sujeiras maiores, mas sim, gerar condições favoráveis a ação do sanitizante.

Em ambientes com altas concentrações de partículas de poeira ou de materiais orgânicos, a quantidade de sanitizante a ser utilizada será muito maior para se alcançar o efeito desejado.

Além disso, os resultados que você terá poderão estar comprometidos. Sendo assim, comece fazendo uma boa limpeza no local.

Após a realização do processo de limpeza, deve-se fazer a sanitização do ambiente com alguma solução química. Pode-se adotar meios físicos, mas geralmente, eles causam mais danos do que a sanitização química.

Ao se optar pelo primeiro caso, é preciso avaliar qual p tipo de superfície passará pelo processo e analisar qual o tipo de sanitizante mais adequado para cada caso.

Para sua aplicação, podemos utilizar diversas maneiras, como a pulverização, nebulização/ atomização, imersão, etc.

O que irá definir a aplicação será o tamanho, o tipo do material e o tempo de contato que o sanitizante precisa para atingir a sua efetividade.

Em quais ambientes pode ser aplicada?

Apesar de possuir um processo distinto em cada caso, acompanhada de um sanitizante específico, não existem limitações para locais que precisem de sanitização.

Podemos sanitizar escritórios, cozinhas, banheiros, salas, áreas de uso comum, refeitórios e onde mais esse processo de faça necessário.

Até as frotas de veículos de uma empresa devem passar por sanitizações regulares, afinal, o fluxo de pessoas que passam por eles é muito grande, propiciando o desenvolvimento de bactérias e fungos.

Em locais que não podem receber água ou outros agentes líquidos, existem outras opções aos químicos, mas isso não quer dizer que não possam ser sanitizados. Um bom exemplo disso são os dutos do ar-condicionado veicular.

O que são sanitizantes?

Sanitizantes, como vimos são um determinado tipo de desinfetante que têm por objetivo reduzir os níveis de contaminação de ambientes, objetos e alimentos a um nível seguro.

Atualmente, existem diversos tipos dele no mercado, sejam eles químicos ou físicos. A grande questão é verificar sua efetividade.

Um sanitizante pode, ou não, acabar com todos os vírus, bactérias, fungos ou mofos de uma superfície ou objeto. Podemos sanitizar, inclusive, o ar que respiramos.

Os desinfetantes de uso geral que se utiliza em residências, por exemplo, são um exemplo de sanitizante que não agride superfícies, mas que também não possui os melhores resultados.

Quais são os principais sanitizantes?

Para te ajudar a escolher o melhor sanitizante para a sua necessidade, trouxemos uma pequena lista com os principais utilizados no mercado. Confira!

1. Sanitizantes à base de compostos de iodo

Essa classe de sanitizantes é eficaz contra bactérias, esporos, vírus e fungos e podem ser utilizados em diversas superfícies. Caso seja um local onde haverá a manipulação de alimentos, é preciso tomar cuidado, pois eles podem transmitir sabor e odor indesejáveis aos produtos.

2. Sanitizantes à base de cloro

Os sanitizantes à base de cloro são bem conhecidos nas residências, sendo utilizados, principalmente, para a limpeza de banheiros.

Por serem baratos e possuírem uma ação rápida, também são amplamente utilizados na indústria, contudo, é preciso ter cuidado com eles, pois são levemente corrosivos e, em sua forma gasosa, são tóxicos ao ser humano.

3. Álcoois

O álcool, em todas as suas variações, é utilizado na indústria alimentícia, pois possui alta volatilidade e nãos deixa resíduos nas superfícies.

Para aumentar ainda mais a sua efetividade. É possível associá-lo ao iodo e a glicerina para atuar como agente sanitizante para as mãos dos que vão manipular os alimentos.

Qualquer um desses três sanitizantes que apresentamos acima possui a capacidade de eliminar diversos vírus e bactérias, inclusive o coronavírus (Covid-19) que pode causar sérios problemas de saúde.

Vale ressaltar que o processo de sanitização não é eterno e deve ser repetido quantas vezes forem necessárias.

A periodicidade de realização desse procedimento variará de acordo com o sanitizante escolhido, as características do ambiente e com o volume de pessoas que passam por esse local.

Muitos sanitizantes formam um filme bacteriostático sobre as superfícies que pode durar meses, mas nem todos são assim, por isso, leia os rótulos e entenda as aplicações de cada um deles.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre os sanitizantes, aproveite para conferir nosso Guia de sanitização e higienização!

Quer receber artigos e novidades diretamente em seu e-mail? Assine nossa newsletter gratuitamente

Conheça o nosso catálogo

Equipamentos de alta performance para saúde ambiental

Artigos Relacionados

Solicite um contato de um de nossos consultores

Conheça mais sobre os produtos e serviços oferecidos pela Maxmaq, solicitando um contato com a nossa equipe de especialistas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *