Qual é a importância de fazer sanitização e limpeza de escritórios?

sanitização e limpeza de escritórios
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Quando falamos sobre a importância da sanitização de ambientes, é comum pensarmos logo nas cozinhas e banheiros. Contudo, fazer a sanitização e limpeza de escritórios é fundamental.

Pode até parecer exagero, mas um telefone compartilhado em um escritório chega a ser mais sujo que a tampa da privada de um banheiro coletivo.

Quer saber mais sobre a importância de fazer a sanitização em escritórios? É só ler essa postagem até o final que você encontrará dicas valiosas. Confira!

Por quê fazer sanitização e limpeza de escritórios?

Antes de falarmos sobre a limpeza e sanitização de escritórios, é preciso entender melhor o conceito (e as diferenças) de cada uma dessas etapas que compõe o processo.

De forma simplificada a limpeza tem a função de remover a sujeira, detritos ou matérias orgânicas de uma superfície.

Já a sanitização tem por objetivo a remoção de diversos microrganismos e a eliminação de bactérias. Apesar de parecidas e complementares, são dois processos distintos e com resultados diferentes.

Trazendo essa realidade para os escritórios, você já deve ter imaginado a quantidade de detritos e matéria orgânica que ficam espalhados por esse tipo de ambiente.

Não é uma simples questão de higiene da equipe, afinal, nos deixamos matéria orgânica em, praticamente, todos os lugares: cabelos, pelos, células mortas, gotas de saliva, etc.

Como passamos uma boa parte do dia nesse local (aproximadamente 8 horas por dia), toda essa sujeira vai se acumulando. Isso sem levar em conta a poeira que entra pelas janelas, areia nos calçados, etc.

Quais são os tipos de sanitização?

Atualmente, existem diversos tipos de sanitização que podemos utilizar em um escritório. O primeiro tipo é por meio da limpeza tradicional, utilizando-se panos e cloro para realizar o trabalho.

Apesar de efetivo, esse tipo de sanitização costuma durar pouco tempo.

Outro tipo de procedimento que podemos utilizar em escritórios é a limpeza associada a dispersão de produtos sanitizantes por meio de nebulização.

Comparado ao tipo anterior, é possível alcançar um nível muito maior de sanitização e durabilidade, pois os sanitizantes nebulizados formam um filme protetor que pode durar meses.

Além disso, esse processo transforma o químico em micropartícula extremamente leves, que conseguem alcançar diversos locais que um pano não alcançaria, por exemplo.

O último método que vamos apresentar aqui é por meio da oxi-sanitização, ou sanitização por ozônio. Apesar de extremamente eficiente e capaz de remover odores e mancha de umidade, ela é uma opção bem cara.

Sua indicação principal é para ambientes menores, ou então, para a higienização de equipamentos específicos, como tubulações de ar e ar-condicionado.

Quais são os benefícios da sanitização e limpeza de escritórios?

O maior de todos os benefícios ao se adotar a frequente limpeza e sanitização de escritórios é, sem dúvidas, a segurança que será oferecida a todos os que frequentam o ambiente.

Como dissemos, passamos a maior parte de nossos dias dentro de um escritório, logo, as chances de contrairmos alguma doença causada por vírus e bactérias presentes nesses locais é grande.

Você concordará com a gente que um escritório cheio de pessoas doentes é algo muito pouco produtivo, não é mesmo?

Mas, além da questão sanitária, têm-se um ganho significativo no conforto dos funcionários e, ainda, ajuda na conservação dos equipamentos por um tempo maior, pois os agentes que atacam os materiais estarão sob controle.

Acredite: manter o escritório devidamente limpo e sanitizados pode influenciar até na sua atuação no mercado. Imagine um cliente chegando em sua empresa e encontrando tudo sujo.

Dificilmente ele fechará um contrato, afinal, se você não cuida nem do seu escritório, que cuidado você tem com seus produtos ou serviços? Parece bobagem, mas não é!

Com que frequência é recomendado a sanitização de escritórios?

A frequência de sanitização de um escritório dependerá muito do volume de pessoas que circula e que permanece no local, os tipos de equipamentos utilizados, a existência de ventiladores e ar-condicionado, etc.

A recomendação é que a limpeza seja realizada de maneira frequente e a sanitização ocorra, pelo menos, duas vezes ao ano.

Esse período poderá variar, ainda, de acordo com as particularidades de cada local e o tipo de agente sanitizante aplicado durante o procedimento.

Como é feita a sanitização de escritórios?

A sanitização funciona em etapas dentro de um escritório. O primeiro passo é a limpeza do local e a sanitização dos materiais com maior frequência de uso, como telefones, grampeadores, máquinas de xérox e/ou impressoras, computadores, etc.

Posteriormente, faz-se toda a limpeza das janelas, paredes e chão, removendo os materiais mais grossos e sujidades. E não se esqueça de limpar das mesas e cadeiras também.

Por último, a equipe entrará com o nebulizador para fazer a dispersão do material sanitizante, de modo que este cubra a maior área possível de todas as superfícies para forma a película protetora.

Após a finalização, é importante aguardar por um período antes que todos possam retornar a utilizar o ambiente de maneira usual. Esse período de espera poderá variar de acordo com o sanitizante escolhido e o clima no dia – quanto mais quente, mais rápida é a secagem.

A sanitização de escritórios é uma necessidade para qualquer empresa, principalmente em locais que fazem o uso contínuo de refrigeração.

A umidade gerada pelo ar-condicionado favorece o crescimento de diversos vírus, fungos, mofo e bactérias que podem causar doenças respiratórias, como asma, rinite e outras alergias.

Uma das principais dicas que nosso time pode te dar é que se evite comer nas mesas e, até mesmo, fumar dentro dos escritórios, pois esses hábitos reduzem, e muito, a durabilidade da sanitização do ambiente.

Agora que você chegou até aqui, ficou muito mais fácil de compreender a necessidade de se fazer a sanitização e a importância desse procedimento para a manutenção de escritórios e, também, para a manutenção da saúde de sua equipe.

Veja também: Guia completo de desinfecção e sanitização: entenda as principais diferenças e aplicações

Quer receber mais dicas sobre como deixar o seu ambiente de trabalho mais higiênico e seguro? Assine ao nosso newsletter e receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail!

Quer receber artigos e novidades diretamente em seu e-mail? Assine nossa newsletter gratuitamente

Conheça o nosso catálogo

Equipamentos de alta performance para saúde ambiental

Artigos Relacionados

Solicite um contato de um de nossos consultores

Conheça mais sobre os produtos e serviços oferecidos pela Maxmaq, solicitando um contato com a nossa equipe de especialistas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *