Qual a importância da higienização automotiva para sua frota de veículos?

higienização automotiva
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Fazer a higienização dos veículos de sua frota é essencial, tanto para manter a segurança dos usuários, quanto para fazer com que eles se sintam mais confortáveis ao utilizá-los.

Contudo, apesar de necessária, essa tarefa muitas vezes é deixada de lado, colocando em risco a saúde dos usuários e motorista e, ainda, gera uma imagem negativa de desleixo para a empresa.

Quer saber mais sobre a higienização de veículos? Acompanhe essa postagem e entenda a importância desse procedimento para a conservação da frota. Acompanhe!

O que é a higienização de veículos?

Lavar o carro por fora é um hábito comum a muitas pessoas. Elas costumam dedicar várias horas de seu final de semana para lavar e encerar toda a lataria, contudo, não dão a mesma atenção ao lado interno.

O mais comum é apenas passar um aspirador para retirar a maioria das partículas visíveis de sujeira, como areia, pelos de animais e a poeira do dia a dia. Mas isso não é o suficiente para garantir a limpeza do veículo.

Existem uma infinidade de microrganismos (bactérias, vírus, fungos, ácaros, etc) que o aspirador de pó não é capaz de retirar e, é nesse ponto, que a higienização faz toda a diferença!

A higienização é um processo muito mais profundo do que a limpeza, pois ela visa, além da remoção de resíduos, a desinfecção veicular, ou seja, deixar o veículo livre das ameaças que citamos acima.

Por quê realizar a higienização da frota de veículos?

Quando falamos em veículos pessoais, é muito mais simples de se fazer a higienização, podendo até ser realizada em casa, sempre observando as indicações de segurança dos produtos.

Mas quando falamos em frota, a situação muda drasticamente. A primeira razão para isso é o volume de pessoas que passam por esses veículos, principalmente, se a frota for composta por ônibus, vans e taxis.

A matemática é simples: quanto mais pessoas passarem pelo veículo, maior será a quantidade de microrganismos e sujeira no veículo.

Para essas situações, é essencial contar com uma empresa especializada em fazer esse tipo de higienização.

Como fazer a higienização dos veículos?

Para se ter uma frota limpa e saudável para os usuários, é preciso desmontar diversas partes do veículo e dar o tratamento adequado a cada uma das superfícies do veículo.

Sempre observe o material que a compõe cada uma dessas partes e utilize os produtos e técnicas corretas.

Para carpetes e demais tecidos, deve-se começar pela aspiração. Em seguida, é preciso fazer a limpeza com um produto sanitizante, utilizando um pano ou escova para remover possíveis detritos que não saíram com a aspiração.

Para os bancos de couro, pode-se iniciar a limpeza com um pano levemente umedecido com água e sabão neutro. Jamais utilize produtos abrasivos sobre o couro ou courino!

A abrasão pode criar microfissuras nesses materiais que, além de comprometer a estética, se tornarão um verdadeiro núcleo de acúmulo de fungos e bactérias.

Essa mesma dica pode ser aproveitada para os painéis. Para a limpeza de peças plásticas, evite produtos gordurosos ou que deixam resíduos. Atualmente, existem diversas fórmulas que hidratam esses materiais, sem deixar com um aspecto de graxa.

Após todos esses procedimentos, deve-se espalhar algum agente sanitizante por todo o interior do veículo com o auxílio de um nebulizador (ou atomizador), para formar um filme bacteriostático.

Esse filme é uma espécie de película muito fina, que cobrirá todos os itens do interior do carro e evitará a proliferação de microrganismo prejudiciais.

Por quê trocar os filtros de ar do carro?

Todos os veículos possuem um sistema de ventilação, até os que não possuem ar condicionado, e que fazem uso de algum elemento filtrante.

Como o próprio nome indica, o filtro tem a função de filtrar o ar que vem da área externa do veículo, retirando diversos microrganismos e outros elementos maiores, elevando a qualidade do ar.

Fazer a troca periódica desse item é fundamental para manter o veículo devidamente limpo e sem oferecer riscos à saúde dos usuários.

No elemento filtrante, com o tempo, podem se desenvolver colônias de fungos, mofos e bolores, principalmente em veículos que possuem ar condicionado, por conta da condensação de água.

Qual a frequência ideal de higienização da frota?

Existem diversos elementos e fatores que precisam ser levados em consideração na hora de se responder a essa pergunta de maneira assertiva, afinal, cada caso é único, bem como as características de uso.

O primeiro passo é identificar qual o volume de pessoas que utilizam o veículo em um determinado tempo. Quanto maior for esse número, menor deverá ser o espaço entre as higienizações.

Outros fatores a serem considerados: os usuários fumam dentro desse veículo? O consumo de comidas e bebidas é regular? São transportadas crianças pequenas ou pessoas com saúde fragilizada?

Enfim, quanto mais “sims” você responder, maior a frequência desse procedimento. Em um veículo familiar, por exemplo, recomenda-se uma higienização a cada 6 ou oito meses.

Para um veículo de transporte coletivo, como ônibus e vans, essa higienização pode chegar a ser mensal.

Sendo assim, é preciso acompanhar o estado de conservação da frota e avaliar constantemente a necessidade desse tipo de procedimento.

Quais as vantagens de fazer a higienização da frota de veículos?

Agora que você entendeu um pouco sobre o processo, vamos falar das vantagens que essa prática traz ao veículo e à empresa.

Comecemos, então, falando sobre o estado de conservação do veículo. Limpar e higienizar o veículo com frequência ajuda a conservá-lo, o que pode ser revertido em um maior valor de venda posteriormente.

Mais uma vantagem é a saúde dos usuários. No inverno várias bactérias podem se alojar em diversas partes do carro e, no verão, se multiplicam e começam a causar doenças, principalmente, respiratórias.

Por último, não podemos deixar de citar o conforto que os usuários sentirão ao entrar no veículo. Essa sensação é fundamental para a fidelização dos usuários e ganho de reputação para a empresa.

Fazer a higienização da frota de veículos com frequência é, sem dúvidas, parte essencial de qualquer empresa que deseja oferecer qualidade aos seus usuários e manter seus veículos conservados por mais tempo.

Agora que você já sabe da importância da higienização, aproveite para ler o nosso Guia completo de desinfecção e sanitização e entenda suas principais diferenças e aplicações.

Quer receber artigos e novidades diretamente em seu e-mail? Assine nossa newsletter gratuitamente

Conheça o nosso catálogo

Equipamentos de alta performance para saúde ambiental

Artigos Relacionados

Solicite um contato de um de nossos consultores

Conheça mais sobre os produtos e serviços oferecidos pela Maxmaq, solicitando um contato com a nossa equipe de especialistas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *