O que são nebulizadores, quais os tipos e como são usados na sanitização de ambientes?

nebulizadores
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

A sanitização de ambientes é fundamental para garantir o controle sanitário de qualquer ambiente, principalmente em épocas de pandemia e, nesse processo, utilizam-se nebulizadores.

Esses equipamentos são responsáveis por espalhar o químico sanitizante por todo o ambiente. Isso garante que nenhum canto fique esquecido. Mas afinal, o que são nebulizadores?

Para responder a essa questão, fizemos essa postagem, afinal, existem alguns tipos específicos para cada tipo de sanitizante e situação. Boa leitura!

O que são nebulizadores?

Os nebulizadores, ou atomizadores, são aparelhos que transformam os produtos sanitizantes em micropartículas. Ao serem dispersadas no ar, elas caem sobre as superfícies e fazem a desinfecção.

Esse tipo de equipamento, comparado a outros, como os pulverizadores, possuem um grande poder de cobertura, chegando até vinte metros a partir do ponto de emissão das micropartículas. Ao serem atomizadas, as micropartículas se tornam muito leves, alcançando todo o ambiente, do teto ao chão.

Para que serve a nebulização?

A nebulização tem por objetivo transformar qualquer produto químico (desde que não seja inflamável) em micropartículas muito leves, fazendo com que pairem no ar durante um certo tempo, mesmo após a sanitização.

Quanto mais leves, maior será o tempo de deposição delas sobre as superfícies, fazendo com que o contato do produto com o ambiente seja prolongado, proporcionando mais tempo de ação.

As micropartículas, por conta de seu tamanho, alcançam até os lugares mais difíceis, como fresta, cantos e quinas, garantindo uma sanitização muito mais eficaz, além de espalhar o sanitizante de maneira mais uniforme, evitando desperdícios.

O que deve ser levado em consideração para a escolha do nebulizador?

Ao se escolher um modelo específico de nebulizador é preciso levar em conta dois fatores principais: o agente químico e o ambiente.

Os agentes químicos precisam ser observados pois, uma boa parte deles, possui um potencial de corrosão grande, o que pode acabar danificando um equipamento que não seja o correto.

Em relação ao ambiente, é preciso observar qual é o tamanho do ambiente e quais locais se deseja alcançar. Ao falarmos sobre os tipos de nebulizadores nos próximos tópicos, tudo ficará mais claro.

Por que a tecnologia eletrostática é um diferencial?

Antes de tudo, precisamos compreender o que é a tecnologia eletrostática. Por meio dela, o agente químico escolhido para a sanitização, ao ser nebulizado, recebe uma carga positiva, fazendo com que as micropartículas geradas se afastem.

Pode parecer um processo simples, mas que envolve muita tecnologia. Por meio dela, obtêm-se uma cobertura muito mais uniforme sobre as superfícies, reduzindo custos operacionais, evitando acúmulo de produto e, consequentemente, não deixando resíduos.

Quais são os tipos de nebulizadores?

Agora que você já compreendeu um pouco melhor sobre o que são os nebulizadores e como funcionam, chegou a hora de falar um pouco sobre os principais tipos que temos no mercado.

Nebulizador a Frio (NAF)

Os nebulizadores a frio, convertem líquidos em gotículas de volume muito baixo (UBV) na faixa de tamanho de partículas de 22 microns.

Sua principal indicação é para a aplicação de produtos sanitização, de controle de mosquitos, inseticidas, desodorizantes, desinfetantes e outros produtos químicos líquidos.

Nebulizador Elétrico Portátil

Os nebulizadores elétricos portáteis permitem o uso de produtos à base de óleo e água, sendo ideais para uso em nebulização de áreas industriais, comerciais e residenciais.

Apesar de serem direcionados para ambientes internos, possuem grande eficácia em ambientes externos.

Por serem leves e compactos, podem ser utilizados em fazendas, estufas, armazéns, instalações de cuidados com animais, saneamento e programas de controle de doenças.

Esse tipo de nebulizador suporta muito bem líquidos corrosivos e o tamanho das gotículas pode ser controlado para a atomização ULV ou atomização residual.

Termonebulizador

Os termonebulizadores são ideais para o combate à pragas urbanas e rurais e desinfecção de grandes áreas, dutos, lavouras e muito mais. Sua névoa densa é capaz de inativar até os mais resistentes vetores.

A termonebulização pode ser utilizada como um meio de dedetização de ambientes, porém, ao compararmos com a utilização de pulverizadores, ela é mais eficiente e proporciona muito agilidade.

Esse equipamento pode ser utilizado em diversos ambientes, como empresas, residências, escritórios, comércios, indústrias e outros tantos locais onde o serviço pode ser solicitado.

Em quais ambientes os nebulizadores podem ser usados?

Não existem restrições em relação ao tipo de ambiente em que o equipamento pode ser utilizado, desde que se leve em conta o sanitizante e o tipo de equipamento escolhido.

Com o nebulizador correto, por exemplo, é possível realizar a sanitização até dentro de veículos, sejam eles particulares ou coletivos.

Entretanto, existem alguns ambientes onde a sanitização se torna imprescindível, como em clínicas, hospitais, cozinhas, restaurantes, banheiros e espaços com grande circulação de pessoas, onde microrganismos patogênicos se acumulam mais fácil.

Locais que possuem esgotos e lixeiras por perto também precisam passar por esse processo frequentemente, a fim de se evitar a proliferação de vetores urbanos, como ratos, baratas e escorpiões.

Quais sanitizantes podem ser usados para a nebulização?

Dependendo do equipamento escolhido, pode-se utilizar sanitizantes à base de água e de óleo, contudo é preciso ter cuidado para não estragar o equipamento.

Uma grande restrição que esses equipamentos possuem é em relação á utilização de produtos químicos sanitizantes inflamáveis, pois o risco de incêndio e explosão são iminentes, devido ao processo de atomização.

Na lista de produtos que podem ser utilizados temos, os sanitizantes à base de cloro, à base de iodo, quaternários de amônio, triclosan, ácidos paracéticos e outros.

Um fator importantíssimo é sempre verificar se o agente sanitizantes escolhido está devidamente registrado nos órgãos competentes e, ainda, se possuem sua eficácia comprovada.

Produtos fora de especificações podem não trazer os resultados desejados e, ainda, colocar em risco a saúde dos profissionais que estão aplicando e das pessoas que frequentarem o local posteriormente.

Escolher o nebulizador correto, agora que você já sabe mais sobre eles, não será uma tarefa tão árdua assim, não é mesmo? Lembrando sempre que, a escolha do equipamento é apenas uma parte do processo.

O sanitizante, o ambiente e até a habilidade do aplicador influenciam nos resultados obtidos.Aproveite e visita ao nosso blog e, como você já aprendeu mais sobre os nebulizadores, conheça o nosso Pulverizador Elétrico Portátil – Hurricane™ Ultra II.

Quer receber artigos e novidades diretamente em seu e-mail? Assine nossa newsletter gratuitamente

Conheça o nosso catálogo

Equipamentos de alta performance para saúde ambiental

Artigos Relacionados

Solicite um contato de um de nossos consultores

Conheça mais sobre os produtos e serviços oferecidos pela Maxmaq, solicitando um contato com a nossa equipe de especialistas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *