Pulverizador: para que serve e quais são os principais tipos?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Dependendo de seu objetivo, existe um pulverizador certo. Este instrumento, muito utilizado na agricultura, também pode ter outras finalidades.

Um exemplo que podemos dar é sua utilização para a dispersão de produtos químicos para a sanitização ou desinfecção de ambientes.

Mas afinal, o que realmente é um pulverizador? Quais suas principais utilizações? Existe um modelo mais adequado para cada situação? Todas essas perguntas serão respondidas nesta postagem!

O que é um pulverizador?

Pulverizadores são instrumentos ou máquinas utilizadas com o objetivo de auxiliar as empresas no combate à insetos, e aplicação de sanitizantes.

Sua maior função é permitir o controle da dosagem na aplicação de produtos químicos sobre objetos e superfícies a serem sanitizadas.

Apesar de nosso foco ser a aplicação de sanitizantes, é preciso ressaltar que os pulverizadores também são amplamente utilizados na agricultura para espalhar fertilizantes e defensivos agrícolas.

Para que serve um pulverizador?

Os pulverizadores, assim como o nome indica, tem a finalidade de pulverizar diversos produtos químicos a fim de cobrir de maneira uniforme uma determinada área.

Segundo o dicionário, pulverização é o processo de transformar em pó, ou seja, pegar um determinado químico e transformá-lo em micro partículas, menores que um grão de poeira.

Esse procedimento pode ser utilizado em pinturas de parede ou veículos, para a aplicação de produtos de defesa fitossanitária, aplicação de agentes sanitizantes ou, simplesmente, para borrifar água nas plantas.

Existem diversos modelos, com funcionamento e finalidades diferentes. Por essa razão, é preciso compreender o funcionamento de cada um deles.

Como funciona um pulverizador?

O sistema de pulverização na maioria dos equipamentos, funciona de maneira simples: o produto escolhido é submetido a grandes pressões e, quando se ativa o gatilho, ele passa em alta velocidade por um duto e se mistura com o ar.

Após ocorrer essa mistura, o produto sai por um bico específico que fará o processo de pulverização do líquido.

Podemos observar esse funcionamento de maneira simples ao observarmos um carro sendo pintado com um compressor. Nesse caso, o que ficou sob pressão foi o ar, passando em alta velocidade e arrastando uma pequena quantidade de tinta.

Uma das maiores vantagens do processo de pulverização é a facilidade de controle sobre a quantidade de produto a ser aplicado em um determinado local ou superfície.

Existe, ainda, um outro modelo de pulverização, que é baseada em eletrificação direta, resultando na pulverização eletrostática.

Esse processo tem a capacidade de gerar gotas com alta capacidade eletrostática, formando uma espécie de campo de atração entra as que estão em suspensão (no ar) e as que já tocaram a superfície.

Quais são os principais tipos de pulverizador?

Agora que você já entende o que é um pulverizador, sua função e um pouco sobre seu funcionamento, vamos falar sobre os tipos de pulverizador mais comuns que temos hoje no mercado.

Pulverizador manual

Os pulverizadores manuais são as menores opções que temos hoje no mercado. Seu tamanho de reservatório vai de um a vinte litros em média, mas é possível encontrar modelos com reservatórios até maiores.

Temos três principais versões dentro dessa categoria, sendo ela a manual (carregado nas mãos), a tiracolo e costal.

Por ter uma capacidade superior e cobrir uma área maior por carga, a modelo costal é bastante utilizado para aplicações agrícolas e para a dispersão de inseticidas.

Seu uso na sanitização é mais comum em ambientes maiores, que exigem uma cobertura mais rápida e eficiente.

Atualmente, existem modelos altamente modernos que permitem conexão com o smartfone para a coleta de dados de rendimento e cobertura que, posteriormente, serão muito valiosos para a análise de eficiência.

Pulverizadores elétricos ou motorizados

Essa linha de pulverizadores é bastante parecida em aparência e funcionamento com os manuais, porém conseguem entregar um resultado mais uniforme e reduzir possíveis desperdícios.

Isso se dá pela pressão constante, independentemente de quanto do produto foi utilizado. Os elétricos são menores e possuem a vantagem de não exigir grandes esforços de utilização, porém, tem uma cobertura menor.

Já os motorizados, sua propulsão é feita por meio de motores a gasolina que fazem a compressão do ar. Comparados aos elétricos, são bem mais potentes, mas necessitam de um transporte auxiliar para deslocamento.

Pulverizador acoplado

Esse tipo de pulverizador é acoplado a um trator, no sistema hidráulico de três pontos e, geralmente, tem capacidade para armazenar de 200 a 800 litros de produto por recarga.

Esses equipamentos possuem um grande poder de cobertura e, por causa da pandemia, muitas cidades estão utilizando-os para pulverizar cloro nas ruas a fim de reduzir os níveis de proliferação do COVID-19.

Justamente por essa característica, esse equipamento é comumente utilizado em lavouras de médio porte.

Como escolher o melhor tipo de pulverizador?

Para escolher o melhor tipo de pulverizador para o serviço, é preciso avaliar a necessidade que você possui, bem como a área a ser coberta e o tipo de calda a ser distribuída.

Quanto maior a área a ser coberta, maiores e mais potentes deverão ser os equipamentos. Na agricultura, temos alguns modelos que podem cobrir mais de 42 metros lineares de uma só vez.

Outra situação a ser analisada é se o uso do pulverizador é a melhor opção para a situação. Como alternativa, temos os nebulizadores/atomizadores que podem entregar gotas menores e mais leves.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre os pulverizadores e já respondemos a todas as questões que levantamos no início deste post, aproveite a sua visita ao nosso blog e confira esse o nosso guia completo de desinfecção e sanitização

Quer receber artigos e novidades diretamente em seu e-mail? Assine nossa newsletter gratuitamente

Conheça o nosso catálogo

Equipamentos de alta performance para saúde ambiental

Artigos Relacionados

Solicite um contato de um de nossos consultores

Conheça mais sobre os produtos e serviços oferecidos pela Maxmaq, solicitando um contato com a nossa equipe de especialistas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *