Coronavírus e segurança do trabalho: como alinhar o departamento às práticas de prevenção

pandemia e segurança do trabalho
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Em tempos de pandemia como o que vivemos hoje, todo cuidado é essencial para se manter seguro e saudável, afinal, o coronavírus (Covid-19) já fez mais de 150 mil vítimas só no Brasil.

Essa situação se agrava quando se têm que trabalhar continuamente, impossibilitando a realização da quarentena de maneira adequada como no caso dos profissionais da saúde.

Mas calma! É possível manter as rotinas de trabalho de forma segura e garantir a integridade de seus colaboradores. Quer saber como? Então leia essa postagem que fizemos para você!

O que é a segurança do trabalho?

Em linhas gerais, podemos compreender a segurança do trabalho como um conjunto de medidas adotadas com o objetivo de reduzir riscos no ambiente de trabalho, doenças ocupacionais e proteger os colaboradores.

Ela é uma atividade multidisciplinar que envolve a segurança, a saúde e a qualidade de vida das pessoas em suas atividades de trabalho, preservando a integridade física e mental das equipes de trabalho.

Seu principal objetivo é, por meio de ações educativas, evitar a ocorrência de acidentes que possam causar lesões ou mesmo a morte de um trabalhador.

Devido ao alto risco que o Covid-19 oferece à saúde humana, é preciso encará-lo como um perigo real dentro das empresas, e não apenas como algo externo.

Ao elaborar e implantar um sistema de boas práticas de higiene, por exemplo, pode-se evitar o contágio por contato e por vias aéreas. E não precisa de muito: lavar as mãos com frequência e utilizar máscaras já auxiliam muito na redução de riscos.

O que sabemos sobre o coronavírus?

O Coronavírus (Covid-19) é um microrganismo patógeno que teve seu princípio de contaminação na cidade de Wuhan, na China e que se espalhou pelo mundo em questão de meses.

Por ser um tipo novo de vírus, não se tem dados precisos de como ele age no organismo e qual é o tempo de incubação nos indivíduos antes de apresentarem os primeiros sintomas.

E isso é algo extremamente problemático quando se trata da segurança do trabalho, afinal, são muitos colaboradores para se acompanhar, porém, não dá para controlar o que fazem fora da empresa.

O Covid-19 pertence à família dos vírus da gripe, logo, possui os mesmos tipos de transmissão: contato físico com um contaminado, gotículas de saliva, espirros, tosse, objetos e superfícies contaminadas, etc.

Os principais sintomas de que uma pessoa está contaminada são os mesmos de uma gripe comum, mas com o agravamento, gera dificuldade de respiração, perda de olfato e paladar, entre outros.

Justamente por essa similaridade com um simples resfriado, é preciso que os profissionais da segurança do trabalho prestem muita atenção ao comportamento e estado físico de seus colaboradores.

Quais as principais práticas de higiene e conduta?

A fim de se minimizar as possibilidades de contaminação, o Ministério Público lançou uma circular com as principais práticas e condutas a serem adotadas durante o período de pandemia.

1. Práticas de boa higiene e conduta

A primeira orientação é que se estabeleça uma metodologia eficiente para a identificação e encaminhamentos de todos os colaboradores que, eventualmente, apresentem sinais de contaminação.

É preciso, ainda, desenvolver materiais de orientação e distribuir para todos que fazem parte do quadro da empresa, indicando a forma correta de lavar as mãos e outras medidas preventivas.

Estabelecer uma distância mínima entre os colaboradores também é algo que a segurança do trabalho deverá fazer e acompanhar constantemente para que o afastamento seja respeitado.

2. Manutenção e limpeza

Todos os locais de grande circulação devem ser higienizados e sanitizados com certa frequência, a fim de eliminar possíveis focos da superfície de móveis e objetos.

O incentivo à desinfecção das mãos com álcool em gel ou outro sanitizante para as mãos deve ser constante, além da higienização de objetos de uso comum como, por exemplo, telefones e computadores.

3. Transporte de pessoas

Caso a empresa ofereça o transporte coletivo para seus funcionários, é imprescindível que, durante todo o trajeto, as janelas permaneçam abertas, favorecendo a ventilação natural.

O ideal é evitar a utilização de ar-condicionado, pois o vírus pode transitar pelos dutos de ventilação e se espalhar de maneira mais intensa.

Assim como os escritórios, a sanitização da frota de veículos deve ser feita com regularidade, principalmente em locais de maior contato como braços de banco e maçanetas.

4. Utilização de máscaras

A utilização de máscara de proteção é obrigatória por lei em todos os ambientes compartilhados, lojas, mercados e, claro, nas indústrias também.

As equipes de segurança do trabalho deverão fiscalizar se todos estão utilizando máscaras e, principalmente, se o uso está correto, sempre cobrindo a boca e o nariz.

Esse ponto pode ser um problema em diversos setores pois as máscaras abafam o ar e podem ser incômodas para diversas pessoas, exigindo atenção redobrada.

5. Grupos de risco

Para todos os trabalhadores pertencentes aos grupos de risco, a recomendação é de que permaneçam em suas residências e, sempre que a função permitir, trabalhem de maneira remota.

Nos casos onde o trabalho remoto não é uma opção viável, é preciso remanejá-los para funções que possuam o menor contato possível com outras pessoas, principalmente, com clientes e/ou fornecedores.

É importante lembrar que o direito à saúde e a segurança do trabalho são previstos na Constituição Federal, sobrepondo-se a outras necessidades e demandas da empresa.

As empresas têm a obrigação de cumprir e fazer cumprir as normas de segurança do trabalho e de instruir os empregados sobre as precauções para evitar acidentes. Aos funcionários, cabe a observância dessas normas.

O trabalho de prevenção de acidentes e contaminação durante o período de pandemia não é um trabalho tão simples quanto alguns podem pensar, pois exige muito planejamento e acompanhamento constante.

Esse é um novo cenário e, infelizmente, precisaremos conviver com ele durante mais algum tempo, até a liberação das vacinas e a imunização da maior parcela da população.

Agora que você já entendeu melhor esse cenário de pandemia e como a segurança do trabalho pode atuar para reduzir os riscos de saúde dos trabalhadores, aproveite sua visita ao nosso blog e leia nosso guia de sanitização e higienização!

Quer receber artigos e novidades diretamente em seu e-mail? Assine nossa newsletter gratuitamente

Conheça o nosso catálogo

Equipamentos de alta performance para saúde ambiental

Artigos Relacionados

Solicite um contato de um de nossos consultores

Conheça mais sobre os produtos e serviços oferecidos pela Maxmaq, solicitando um contato com a nossa equipe de especialistas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *