Pecuária de precisão: O que é e como pode ser o diferencial do seu negócio!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Hoje, não podemos falar de nenhuma área de nossas vidas sem colocar um elemento fundamental: tecnologia. 

Dentro da pecuária não é diferente.

Este que já é um termo discutido há muito tempo se prova cada vez mais presente na vida do pecuarista.

E, para você que não conhece ou só ouviu falar disto, hoje, estaremos apresentando o que realmente é pecuária de precisão e por que ela é importante para a sua produção.

Continue acompanhando e descubra mais deste assunto tão falado dentro do mercado!

Mas, o que é pecuária de precisão?

Independente de qual setor seja a tecnologia é uma forte aliada para a economia mundial. E isto não muda quando falamos dos setores rurais. Na verdade, ela é quase tão presente quanto em qualquer outro.

Cada passo que a tecnologia dá a frente, é uma nova porta a ser explorada. Isto, para o produtor rural, pode significar um meio de produção mais rápido, intenso e dinâmico, onde seu produto pode possuir grande qualidade com um tempo menor de produção.

Um fator que não se pode mudar é que o gado, a fazenda e o pasto, são muito diferentes um do outro, mas são o que compõe o todo na vida do pecuarista. Por serem tão distintos, isto acaba aumentando a complexidade na hora das tomadas de decisão, principalmente nas decisões a respeito de estratégias.

A pecuária de precisão informa ao produtor todas aas informações necessárias para que ele realize da melhor maneira suas táticas. Tudo em tempo real, avaliando cada aspecto de sua produção e comunicando-o ao pecuarista.

Veja também: Manejo de pastagem: a forma mais fácil de aumentar a produtividade

Como os dados te ajudam?

Onde antes era um trabalho de levantamento e analise de dados por meios manuais, se deu lugar a automatização de processos e cálculos. Onde se organizavam registros em papeis, hoje todos são armazenados e revistos em softwares. Tudo de maneira simples e automatizada.

Claramente todos estes processos acabavam sendo mais cansativos e sujeitos a uma maioridade de erros e imprecisões, além de serem difíceis de armazenar, requerendo uma grande quantidade de espaço.

Graças aos computadores, tudo pode ser arquivado dentro do mesmo, e, por conta dos programas, todos aqueles processos que demoravam horas de levantamento e analise, podem ser feitos de maneira robótica e automática por estes.

Algumas vantagens que a pecuária de precisão tem em relação aos antigos métodos utilizados são:

  • Anotações mais fáceis de serem revistas;
  • A produção de mapas do campo do produtor em tempo real facilita sua visibilidade;
  • Há uma maior variedade de gráficos, abrangendo mais informações em qualquer momento que o pecuarista solicitar;
  • O controle de dados é mais fácil e prático;
  • Existem programas de uso bem simples e intuitivo;

Assim fica fácil de compreender todos os resultados que são oferecidos de maneira mais direta ao produtor rural.

Cada decisão é feita com uma base de dados mais ampla e precisa, todas levantadas e comparadas dentro do próprio programa, criando menos risco de erros e diminuindo a possibilidade do você, produtor, estar cometendo um erro.

[rock-convert-pdf id=”517″]

Exemplo de pecuária de precisão

No mercado a diversos exemplos de como a pecuária de precisão se integrou com grande facilidade a tecnologia. Diversas são as inovações, que trazem ao dia a dia do produtor, uma maior facilidade.

Tamanho é sua relevância que, em 2017, na Expointer, esta foi uma das principais pautas abordadas, possuindo até mesmo oficinas sobre o tema que ensinavam ao agricultor mais em relação ao assunto.

Os assuntos mais abordados em relação a pecuária de precisão são, geralmente:

  • Gestão de pecuária;
  • Pesagem bovina;
  • Segurança na propriedade;

Cada uma das mudanças no setor não só facilitam a vida do produtor, como também aumentam a segurança de sua propriedade.

Programas auxiliares

Existem diversos programas para lhe auxiliar na hora da administração de sua propriedade. Estes facilitam todo o trabalho de gestão, como organização dos dados e exibe de uma maneira simples e detalha para que você possa averiguar o que está acontecendo.

Aqui vão alguns dos exemplos que existem no mercado:

  • Procreare;
  • JetBov;
  • PerFarm;
  • SoftPec;
  • Prodap;

Apesar de cada um possuir sua especialização, auxiliando em partes diferentes de sua produção, todos fazem o levantamento necessário para que você possa traçar a tática que mais se adequa ao seu negócio.

Vale dizer também que, apesar dos cinco citados no artigo, existem outros diversos programas de administração e gestão de pecuária espalhados no mercado, e todos eles com o mesmo fim: 

Facilitar a vida do agricultor/pecuarista de forma que seu negócio se torne ainda rápido e dinâmico dentro do mercado, possibilitando múltiplas estratégias eficazes de negócio.

Programas para pesagem

Existem também alguns aplicativos que funcionam para a pesagem do animal, tornando o levantamento do dado mais preciso e rápido, além de tamanha praticidade, uma vez que é feito tudo por celular.

Desenvolvido por empresas como Bosch, estes programas auxiliam em grande parte na medição do animal. No Caso do aplicativo da Bosch, ele conta com:

  • Monitoramento individual do animal;
  • Uso de inteligência artificial no agronegócio;
  • Acesso mais fácil aos dados requisitados;
  • Dados verdadeiros e confiáveis;

Isto entre várias vantagens é o que torna a Bosch uma empresa parceira de grandes pecuaristas pelo mundo.

Outro exemplo muito forte no mercado é o aplicativo húngaro desenvolvido pela empresa Agroninja, lançado em 2018. Este traz recursos como:

  • A foto é tirada de 2 a 6 metros de distância, e irá diretamente para analise;
  • Disponibiliza um capo para que você preencha com as informações do animal em questão;
  • O índice de acerto do aplicativo é de 95% ao calcular o peso;

Mesmo tendo uma margem de erro, este é um dos melhores aplicativos disponíveis dentro do mercado agropecuário. E mesmo que não exata, o cálculo será o mais próximo possível da realidade.

Como a pecuária de precisão impacta nos seus resultados?

Graças a todos os avanços tecnológicos feitos, a pecuária de precisão fornece ao produtor todo o pacote de suporte que ele talvez nunca imaginará.

Tudo que antes demandavam tarefas longas e exaustivas agora estão aqui, na palma de sua mão e é possível controla-las apenas com um único clicar de botão.

Seus resultados todos vêm pela precisão dos dados levantados, assim como na facilidade de controle e aumento de eficácia na analise dos dados, tornando o pecuarista cada vez mais ciente do que se passa dentro de sua propriedade, fora toda a segurança que ele pode possuir.

Veja também: Colheita mecanizada: aumente sua eficiência e diminua seus custos

Pecuária de precisão era a inovação que você buscava

A tecnologia nos acompanha para qualquer área de nossas vidas, e claro que o campo não fica de fora.

Toda a ajuda para facilitar o seu trabalho é bem-vinda, produtor. Utilizar de recursos modernos para facilitar o seu trabalho é o que torna estas aplicações interessantes.

Entre você também para o meio digital, e modernize o seu negócio!

Conheça nossas soluções para otimizar a sua produção. Clique aqui para acessar nosso catálogo de produtos.

Gostou do artigo? Continue em nosso site que temos muito mais informações sobre o meio agropecuário!


Quer receber artigos e novidades diretamente em seu e-mail? Assine nossa newsletter gratuitamente

Conheça o nosso catálogo

Equipamentos de alta performance para saúde ambiental

Artigos Relacionados

Solicite um contato de um de nossos consultores

Conheça mais sobre os produtos e serviços oferecidos pela Maxmaq, solicitando um contato com a nossa equipe de especialistas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *