GPS Agrícola: tudo que você precisa saber sobre o braço direito dos produtores na era da agricultura de precisão

georreferenciamento
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O GPS Agrícola já não é mais tratado como artigo de luxo há muito tempo, a ferramenta é indispensável na lida com o campo. Aliando tecnologia à agricultura, e facilitando a rotina do produtor rural.

Entre as suas funções, o equipamento faz um aparato das terras e passa a calcular áreas, altitudes, marcações e muito mais. Com as informações registradas, o agricultor tem o que precisa para focar no que interessa.

Ou seja, poupando tempo, evitando desperdícios de insumos, e antecipando possíveis entraves, a fim de tomar medidas solúveis. Contribuindo assim, para o que entendemos como agricultura de precisão.

Continue a leitura para saber mais sobre como de fato o GPS agrícola atua nas fazendas, bem como as vantagens de possuir o aparelho. 

Veja também: O que é georreferenciamento e porque você precisa fazer

A introdução do GPS Agrícola no campo

GPS é uma sigla que, traduzida para o português, significa Sistema Global de Posicionamento. Usada originalmente na área militar, nos anos 90, para determinar pontos estratégicos em ações do exército.

Com a liberação do sinal para todos, a tecnologia tornou-se muito útil em outros segmentos, como, transportes, compartilhamento de localização, e atividades agrícolas, por exemplo.

No campo, o GPS foi adaptado às máquinas agrícolas e contribui para a obtenção de dados sobre extensão de área, bem como condições do solo e do clima.

Assim, o agricultor pode realizar o seu trabalho de maneira mais objetiva, criando mapas de produção que favoreçam a qualidade, tanto das práticas agrícolas quanto da safra em si.

GPS Agrícola na Agricultura de Precisão

A agricultura de precisão consiste em recorrer à aparelhagem tecnológica para obter dados sobre o campo, assim como usar os resultados para saber exatamente o que fazer com o plantio. 

E, um desses aparelhos tecnológicos é o GPS agrícola. Podemos citar como exemplo, a tarefa de pulverizar e adubar o solo. Com os dados do GPS, o produtor terá conhecimento de quais áreas precisam receber insumos.

Também é uma maneira de determinar qual tipo de produto deverá ser cultivado, em cada área específica. As informações são tão necessárias, tendo em vista minimizar o desperdício de material, grande obstáculo dos produtores.

Como funciona um GPS Agrícola

Dessa forma, o uso das tecnologias, sobretudo do GPS, contribui para a aplicação de técnicas específicas e eficazes, quanto ao controle da plantação. Proporcionando assim, mais segurança ao longo da cultivação. 

Uma antena e um monitor de controle contemplam a utilização do GPS na agricultura de precisão. Ele é interligado a satélites, que mandam o sinal da localidade.

E, o primeiro passo para começar a utilizar os serviços do aparelho é ajustar o GPS, junto a um trator, delimitando a área que deseja mapear. Em seguida, a máquina vai operar percorrendo linhas desenhadas.

Esse processo poderá ser feito de forma manual ou automática. Os tratores têm a capacidade de atuar no piloto automático, basta que se instale o sistema de eletro-hidráulico.

Assim, o agricultor poderá ficar observando o desempenho do equipamento, além de traçar novos objetivos que possam aumentar a produção agrícola.

[rock-convert-pdf id=”524″]

As vantagens de adquirir um GPS Agrícola

Com o conhecimento sobre a área de cultivo, o produtor rural vai ter acesso a dados sobre as condições do solo e do clima, assim como também sobre a atuação do maquinário e quais áreas vão precisar ser pulverizadas.

Dessa forma, configuram-se da seguinte maneira as principais vantagens do GPS agrícola. Veja:

  • Precisão na pulverização; o sistema de posicionamento, definido pelo GPS, permite que cada área receba os níveis ideais de irrigação. Nem mais e nem menos, apenas a quantidade certa.
  • Com isso, nenhuma área deixa de ser pulverizada, ou recebe novamente a irrigação sem necessidade. Outra questão importante nesse processo, que é o controle do tempo certo de fazê-lo.
  • Controle do plantio; momento crucial no trabalho do agricultor, em que, qualquer erro de adubação poderá comprometer a safra toda. Com isso, o GPS atua no controle da regulagem adequada de dosadores.
  • Dessa forma, o produtor saberá onde já foram colocadas as sementes, bem como a distância certa dos fertilizantes, para que não haja nenhum dano. 
  • Qualidade do começo ao fim do cultivo; com o mapeamento da área e após o período do plantio, o GPS agrícola vai atuar na monitoração do cultivo.

O sistema também favorece a rapidez na colheita, permitindo que o trator vá direto ao local que já está pronto para ser colhido, sem desperdiçar nenhum produto. 

Não podemos esquecer-nos de citar que, além de economizar tempo e insumos, o GPS contribui para a economia de combustível das máquinas.

Como escolher o GPS Agrícola?

Para escolher um bom GPS agrícola que desempenhe o trabalho de acordo com a necessidade da sua fazenda, é preciso antes avaliar alguns quesitos. Como, qualidade do sinal, manutenção, e custo-benefício, por exemplo.

Antes de procurar por um aparelho sofisticado, o produtor deverá ter em mente a eficiência do sinal em qualquer condição climática, principalmente aquelas em que são mais favoráveis as operações da fazenda.

Outro ponto a ser avaliado é com relação ao manuseio. Em tese, operar um GPS é simples, mas, no primeiro uso, a empresa que fornece o equipamento deverá prestar um treinamento de uso, bem como assistência técnica 24 horas.

A manutenção também é fácil, deverá ser feita na própria fazenda via internet. E, com todas essas questões esclarecidas e avaliadas, o comprador poderá avaliar o custo-benefício, se a tecnologia atenderá a demanda da lavoura.

Quanto custa o GPS Agrícola

O custo do GPS agrícola vai depender de várias condições, tais como: modelo de aparelho, marca, tipo de tecnologia, acessórios e demais funcionalidades. Contudo, os valores iniciais começam em R$ 4.000,00.

É possível possuir um aparelho usado, porém, desde que seja feita uma análise do estado do GPS, e se este atender todas as especificidades como as que citamos no tópico acima, de como escolher um GPS agrícola.

Conheça nossas soluções para otimizar a sua produção. Clique aqui para acessar nosso catálogo de produtos.

Quer receber artigos e novidades diretamente em seu e-mail? Assine nossa newsletter gratuitamente

Conheça o nosso catálogo

Equipamentos de alta performance para saúde ambiental

Artigos Relacionados

Solicite um contato de um de nossos consultores

Conheça mais sobre os produtos e serviços oferecidos pela Maxmaq, solicitando um contato com a nossa equipe de especialistas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *