GPS para pulverização: saiba como aumentar os resultados da sua produção usando a tecnologia aliada

GPS para pulverização
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Não é de hoje que inovações tecnológicas atuam no meio rural, a agricultura é uma atividade que não para de crescer e precisa de recursos que favoreçam essa jornada, como o GPS para pulverização.

O ato de pulverizar é bem complexo e pede certos cuidados, pois, qualquer falha é capaz de comprometer todo o plantio, afinal, trata-se justamente do manejo com plantas daninhas e pragas.

O equipamento computadorizado monitora o plantio e permite um melhor aproveitamento dos insumos, evitando desperdícios. Ele também controla a quantidade de água que deverá ser distribuída, bem como define as áreas.

Com esse monitoramento, o GPS contribui na agricultura de precisão elevando a produtividade da atividade agrícola, e diminuindo danos ao meio ambiente. Mais detalhes sobre o uso dessa tecnologia no decorrer do texto.
Confira:

Como realmente funciona o GPS para pulverização

Antes de tudo, é preciso deixar claro que o GPS é um equipamento multifacetado, versátil, e que pode ser utilizado para diversas operações no campo, não somente na pulverização.

Mas, quando se trata de pulverizar, ele possui aplicações que aperfeiçoam o trabalho, bem como impede que os insumos sejam distribuídos de maneira exagerada, ou insuficiente.

E, mapear a área a ser pulverizada, fotografando doenças e pragas, assim como ter acesso a localização exata do ponto que precisa receber a dosagem de defensivos ou fertilizantes, poderá ser feita na palma da mão. 

São os aparelhos móveis, ou melhor, os smartphones, que intermediam o uso de aplicativos, que delegam as tarefas auxiliadoras na pulverização das lavouras.

[rock-convert-pdf id=”544″]

Quais são as aplicações do GPS para pulverização  

A eficiência do equipamento na operação de pulverizar poderá ser compreendida melhor, com o detalhamento das aplicações do GPS.

Assim, confira quais são elas e como podem auxiliar o produtor no campo. Veja: 

1. Segmentação por mapas

É possível obter imagens da área vistoriada e isso, somada as informações coletadas, forma uma representação gráfica da fazenda para dar continuidade à atividade.

Dessa forma, o produtor saberá como sucedeu a cobertura da lavoura e, o melhor, dividindo as áreas através do mapeamento torna a distribuição dos insumos muito mais eficaz.

2. Controle de precisão das áreas pulverizadas

Durante muito tempo o trabalho no campo foi realizado de forma manual, mas, ao passo em que essa atividade evolui e se torna imprescindível para a sobrevivência e economia, manter-se desse modo é sinônimo de atraso.

Além de levar muito tempo para delimitar toda a área da lavoura, também deixa margem para falhas, como, aplicar dosagens onde já se tem e deixar áreas descobertas. Tudo por conta da falta de controle e exaustão do produtor.

Contudo, o mapa estabelecido anteriormente e, acessado pelo celular, possibilita um controle maior dessa operação.

3. Coleta de amostras

O GPS vai guiar o agricultor até a parte do plantio que precisa ser averiguada, assim como colher amostras do campo antes mesmo de injetar os fertilizantes ou defensivos. 

4. Seleção de bicos adequados à pulverização

Sabia que é possível controlar até a variação dos bicos na pulverização? Sim! Existem diversos tipos de bicos, cada um com objetivos distintos. E, o sistema do GPS pode ajustá-los conforme o seu desempenho desejado.

Também é possível receber indicação de quais são os melhores e mais adequados à sua lavoura, para que se tenha uma cobertura plena.

5. Acompanhamento do desenvolvimento da pulverização

Em tempo real, o produtor recebe as informações sobre como procede a realização da pulverização, assim como os resultados dela. Tudo através da tela do celular, o que proporciona mais segurança ao mesmo.

Outras aplicações do GPS na agricultura 

Não só como GPS para pulverização atua o equipamento, o GPS também opera em outras aplicações no meio rural. Identificando as condições do solo para receber sementes, controlando a velocidade de plantadeiras e mais. Veja:

1. Controle sobre a semeadura 

Algumas máquinas como, plantadeira e adubadoras, por exemplo, precisam ser acompanhadas quando se trata da sua velocidade. O desajuste desse elemento poderá ocasionar problemas na semeadura.

Por isso, o GPS pode atuar como controlador, e determinar a velocidade ideal para o procedimento. 

2. Banco de imagens

Via satélite o produtor recebe imagens da lavoura, assim como poderá obter do próprio GPS registros da plantação. Assim, é possível identificar pragas, doenças, plantas daninhas, etc.

A partir daí, tomar as decisões que solucionem os possíveis problemas. Além disso, as imagens ficam salvas para futuras análises.

3. Planejamento de colheita

Com as informações que o GPS captura, em sincronia com o que está acontecendo na lavoura, é viável saber quando a safra estará pronta para colheita, bem como qual será a melhor forma de se fazer isso.

Tendo em vista evitar quebras que danifiquem a produção, e buscando economizar esforços, combustíveis e demais recursos.

4. Identificação da fertilidade do solo 

O sistema computadorizado é capaz de decifrar alguns elementos favoráveis ou não, sobre a fertilidade do solo. Estabelecendo uma exatidão de onde se deve efetuar a plantação.

5. Mapeamento

Podemos dizer que o mapeamento é tarefa primordial do GPS, ele já foi citado aqui como atuante indispensável no controle da pulverização. 

Em tempo, o mapeamento auxilia o produtor a ter noção exata sobre o perímetro, bem como extensão e altitude da terra. O GPS faz a marcação dos pontos delimitados e registra em computador.

Tipos de aplicativos que atuam na agricultura de precisão

Selecionamos alguns tipos de aplicativos que auxiliam bastante o produtor na agricultura de precisão. São eles:

  • Diagnose Virtual; disponível para Android, esse aplicativo atua na identificação de doenças em plantações de soja, milho, feijão, e também informa como tratá-las.
  • Gotas; também para Android, esse é ideal para a lida com a pulverização, controlando a velocidade do maquinário, bem como a área de cobertura. 
  • Fields Area Management; contribui para a marcação de coordenadas e delimitação da fazenda.
  • Climatempo; por meio de satélite o aplicativo envia imagens e informações sobre o clima, assim como a previsão do tempo em todas as regiões do país.
  • Commodities Market Prices; esse aplicativo é voltado para análise e acompanhamento de transações comerciais. Ideal para estabelecer valores com gastos e arrecadações.

GPS para pulverização e mais

Contudo, são notórias as vantagens do GPS para pulverização, e não somente para esta operação, mas também para a agricultura de precisão em si. Melhorando a vida do produtor rural.

Conheça nossas soluções para otimizar a sua produção. Clique aqui para acessar nosso catálogo de produtos.

Quer receber artigos e novidades diretamente em seu e-mail? Assine nossa newsletter gratuitamente

Conheça o nosso catálogo

Equipamentos de alta performance para saúde ambiental

Artigos Relacionados

Solicite um contato de um de nossos consultores

Conheça mais sobre os produtos e serviços oferecidos pela Maxmaq, solicitando um contato com a nossa equipe de especialistas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *