Colheita mecanizada: aumente sua eficiência e diminua seus custos!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Com a chegada das novas tecnologias à agricultura, o trabalho no campo passou por mudanças significativas. Entre essas mudanças, uma das mais importantes foi a colheita mecanizada.

De fato, a automação de tarefas antes realizadas com mão de obra humana facilitou muito diversas etapas da produção no campo. Além da rapidez e maio agilidade, tem-se ainda um aumento notável da produtividade.

No caso da colheita mecanizada, esta passou a ser um imperativo para as indústrias que querem se manter competitivas. Com o intuito de falar mais sobre esse assunto, explicamos no que consiste esse tipo de colheita. Confira!

Veja também: Gestão de fazendas: entendendo a otimização da gestão para sucesso do agronegócio

O que é a colheita mecanizada?

Em linhas gerais, podemos definir esse procedimento como um sistema de colheita no qual não há necessidade de trabalho braçal.

De fato, a implementação desse método permite a utilização de máquinas em todas as etapas do processo.

Nele, são usados diversos tipos de maquinários, como as colhedoras, as carretas de transbordo, as cortadoras (no caso do plantio de cana), entre outros.

Dessa forma, temos um quadro que se distancia bastante daquele visto na lavoura tradicional.

Isso porque a colheita mecanizada dispensa a mão de obra braçal, seja no corte da cana, seja na colheita do café.

Ao contrário, ela emprega apenas mão de obra devidamente qualificada. Nesse contexto, assumem os postos de trabalho tratoristas, operadores de máquinas entre outros trabalhadores.

Com isso, tem-se também uma maior valorização dessas funções, haja vista a escassez de mão de obra qualificada no Brasil.

Esse quadro promove um aumento significativo do preço a ser pago pelo trabalho desses profissionais.

No entanto, a maior oferta de maquinário existente no país possibilita aos produtores brasileiros a chance de automatizar os processos em seu negócio. 

De fato, a competição entre as indústrias que fornecem soluções para esse setor possibilita preços mais competitivos.

No concernente à expansão do uso desse tipo de tecnologia nos campos brasileiros, sabe-se que 97% da produção da cana na região centro-sul é feita mediante a colheita mecanizada.

Ademais, sabe-se que o emprego de colhedoras nas lavouras de café brasileiras é capaz de reduzir em muito os frutos derrubados e o tempo do processo.

Benefícios da colheita mecanizada

São inúmeros os benefícios desse tipo de colheita em relação ao manual e ao semimecanizado.

Em relação ao manual, temos uma diminuição significativa com os custos com a mão de obra. 

De fato, o empregador precisa não somente pagar os salários e demais encargos sociais, mas propiciar EPIs e outros instrumentos de trabalho.

No caso do emprego de maquinário não há essa necessidade, haja vista que o único trabalhador envolvido no processo é o operador.

Ademais, a produtividade por hora aumenta de maneira significativa quando as máquinas são empregadas em substituição à mão de obra humana.

No que diz respeito ao caso das colheitas semimecanizadas, temos uma parte do processo feito de maneira manual, e outro mecanizado.

Ainda que aí se tenham vantagens em relação à colheita manual devido à maior rapidez do transporte, o fato é que há muita demora no processo de colheita ou corte.

Por isso, o emprego da colheita mecanizada é muito recomendado também para otimizar os processos que envolvem o trabalho braçal.

Para se ter uma ideia mais precisa acerca das vantagens que se pode ter com o emprego desse tipo de tecnologia podemos observar alguns números.

Um deles concerne à colheita mecanizada de café. De acordo com pesquisas, o custo da colheita nas lavouras cafeeiras mecanizadas pode ser até 50% inferior se comparado ao mesmo procedimento nas lavouras tradicionais.

Já no caso da colheita mecanizada de cana, a economia gerada pode ser de até 30% em relação ao emprego de mão de obra humana.

Como implementá-la?

Para a implementação adequada da colheita mecanizada, é fundamental que o produtor tenha em vista alguns pontos fundamentais.

Evidentemente, pode haver variações a depender das culturas que de pretender cultivar. 

No entanto, alguns procedimentos servem para a maioria das lavouras, tanto no processo de colheita mecanizada de soja, como de outras culturas.

Observar esses pontos é fundamental para que se maximize os resultados que podem ser obtidos com o emprego do maquinário.

Entre essas medidas, podemos mencionar o emprego de carreadores para escoar a produção até a indústria e o devido espaçamento da área do plantio.

Há ainda a necessidade de se fazer a limpeza do talhão e o nivelamento do solo, além de planejar as áreas que serão utilizadas para o transporte.

Deve-se observar ainda se a inclinação do relevo da área de cultivo é compatível com a utilização das colhedoras.

Esse limite pode variar a depender do modelo do maquinário e da cultura em que ele é empregado.

Só para exemplificar, o ideal é que a inclinação dos terrenos para a colheita de cana fique entre 8% e 19%. 

Ademais, é fundamental que o produtor faça a revisão das colhedoras em tempo hábil, considerando o ciclo da produção.

Outro cuidado que se deve ter para maximizar os resultados com a implementação do maquinário é verificar possíveis perdas por meio de instrumentos específicos.

Com isso, o produtor pode regular o maquinário de modo a otimizar a colheita, evitando prejuízos.

Sobre a colheita mecanizada de café no Brasil

Conforme já mencionamos, a maior oferta dos maquinários voltados à colheita mecanizada fez com que essas soluções se tornassem mais acessíveis aos produtores brasileiros.

Essa mudança de perspectiva fez com que a Conab calculasse um aumento de 33,2% no volume de sacas de café. 

Afora esse aumento considerável na produção, a colheita mecanizada de café traz consigo muitas outras vantagens.

Uma delas diz respeito à velocidade com que o processo é realizado, o que possibilita um menor tempo entre a colheita e o início de uma nova floração.

No que diz respeito às máquinas disponíveis, podem ser encontrados modelos que realizam uma ou várias etapas da colheita.

Além do que, a utilização de cada modelo dependerá da inclinação do terreno em foi realizado o plantio.

Só para exemplificar, as máquinas portáteis são bastante utilizadas em Em inclinações superiores a 15%.

Há ainda a colhedora automotriz de café. Alguns modelos dessa máquina podem colher frutos em inclinações de até 35 graus. 

[rock-convert-pdf id=”532″]

Sobre a colheita mecanizada de cana no Brasil

Esse setor passou por grandes transformações na última década. De fato, sabe-se que a região centro-sul do país conseguiu aumentar de maneira significativa o volume da produção.

Isso ocorreu devido à extensão da colheita mecanizada na região, chegando à marca de 97% da área colhida mediante mecanização.

No que diz respeito à colheita diária no Brasil por máquina, essa pode variar entre 400 e 700 toneladas. 

Para se ter uma ideia da eficiência desse maquinário, cada colhedora consegue processar até 40 toneladas por hora. 

Esses dados dizem respeito ao maquinário e às técnicas utilizadas no Brasil, podendo esse número ser maior em outras partes do mundo.

Mudanças no mercado para o futuro do Brasil

Assim, podemos concluir que essas máquinas propiciaram muitas vantagens aos produtores, na medida em que reduziram custo com mão de obra.

Ademais, a colheita mecanizada propicia mais rapidez e eficiência em todas as etapas da colheita, além de evitar o desperdício.

Conheça nossas soluções para otimizar a sua produção. Clique aqui para acessar nosso catálogo de produtos.

E você, já conhecia essas novas tecnologias e seus impactos positivos sobre a produção agrícola brasileira? Comente!

Quer receber artigos e novidades diretamente em seu e-mail? Assine nossa newsletter gratuitamente

Conheça o nosso catálogo

Equipamentos de alta performance para saúde ambiental

Artigos Relacionados

Solicite um contato de um de nossos consultores

Conheça mais sobre os produtos e serviços oferecidos pela Maxmaq, solicitando um contato com a nossa equipe de especialistas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *