O que são desinfetantes químicos e qual é a diferença entre eles?

desinfetantes químicos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Os desinfetantes químicos tem por objetivo a desinfecção agressiva de um determinado local ou utensílio, atuando de forma rápida e eficiente.

Diferentemente dos desinfetantes de uso geral, eles são extremamente potentes e devem ser utilizados com cuidado. Além disso, possuem aplicações específicas, variando de acordo com uma série de fatores.

Neste post abordaremos um pouco mais sobre o que são desinfetantes químicos, seus tipos e aplicações. Confira!

O que é desinfecção química?

Antes de falarmos sobre os desinfetantes, é preciso compreender um pouco mais sobre a o que ela é e sua importância para o controle biológico dos estabelecimentos.

Desinfecção é todo e qualquer processo, seja químico ou físico, que visa a eliminação de microrganismos patogênicos (que causam doenças) de superfícies ou utensílios.

Contudo, a eficácia de cada um desses métodos variará de acordo com a intensidade da infecção e o tipo de superfície a ser tratada.

Logicamente, a desinfecção química consiste em utilizar produtos químicos desinfetantes para realizar esse processo. Não tem muito segredo.

Para escolher o agente químico correto, existem fatores que devem ser observados. Veja alguns pontos que separamos para você:

1. Grau de limpeza do local

Dependendo da quantidade de sujeira presente no local ou utensílio, pode-se faze necessário a adoção de outros métodos de limpeza anteriormente ao processo de desinfecção.

2.  Local a ser desinfetado

Cada local possui uma indicação de desinfetante específico. Alguns tipos, por exemplo, podem deixar um residual tóxico se forem ingeridos, logo, sua utilização na cozinha é altamente contraindicada.

3. Tipo de superfície

O tipo de superfície influencia diretamente no processo de desinfecção química. Caso a superfície seja altamente porosa, um desinfetante com baixa tensoatividade é o mais indicado para chegar às partes mais difíceis.

4.  Temperatura e umidade

Como qualquer outro composto químico, os desinfetantes possuem uma faixa ideal de temperatura e umidade para uma ação mais eficiente. Caso o ambiente esteja fora desses padrões de ação do desinfetante, sua efetividade será comprometida.

5. Tipo de microrganismos

Conhecer o tipo de microrganismo que se deseja eliminar é fundamental para a escolha do agente químico correto. É comum que eles sejam resistentes a um tipo de desinfetante, mas altamente vulneráveis a outro.

Além desses, é importante verificar o registro juntos aos órgãos competentes e se existe comprovação bacteriológica de atividade germicida.

O que são desinfetantes químicos?

Podemos considerar um desinfetante químico, os agentes que destroem todos os microrganismos patogênicos, porém não possui ação sobre formas esporuladas.

Esses produtos químicos, geralmente, possuem um odor muito forte e demandam manipulação apropriada, com o uso de máscara e luva para a proteção do profissional.

Apesar de terem uma aquisição facilitada (muitos você consegue comprar no supermercado), é preciso ter muito cuidado com sua utilização e armazenamento.

Os desinfetantes químicos possuem uma grande volatilidade, o que faz com que evaporem com grande facilidade e, durante esse processo, podem causar intoxicação.

O desinfetante ideal deveria ter a capacidade de eliminar todas as formas vegetativas de todos os microrganismos patogênicos, agir de maneira rápida, ter eficácia total em temperatura ambiente, não ser corrosivo e inofensivo para os seres humanos.

Infelizmente, esse ideal é praticamente inalcançável. Se o agente possui alto poder de desinfecção e age de maneira rápida, certamente, será perigoso para os seres humanos.

Apesar das diferenças físicas, nossa composição química e a dos microrganismos se assemelham em muitos aspectos.

De modo geral, o uso de desinfetantes químicos, apesar de não esterilizar, reduzirá o número de microrganismos patogênicos, permitindo a prevenção de infecções.

Quais são os tipos de desinfetantes?

Para a escolha do agente desinfetante correto, é preciso conhecer os tipos oferecidos no mercado e, ainda, seu potencial de ação.

É muito comum encontrar fabricantes afirmando um nível extremo de desinfecção em produtos que, na verdade, são de baixo nível. Veja a classificação abaixo.

·         Desinfetante de alto nível: possuem a capacidade de inativar esporos bacterianos resistentes;

·         Desinfetante de nível intermediário: devem ser tuberculicidas, mas não agem contra todos os esporos;·        

Desinfetante de nível baixo: atuam contra microrganismos vegetativos, não são tuberculicidas, não agem contra esporos, têm atividade irregular contra fungos, atuam contra vírus lipídicos e de tamanho médio, mas não contra os lipídios de tamanho pequeno.

Qual é a diferença entre os desinfetantes químicos?

A principal diferença entre os desinfetantes está em sua composição. É de acordo com ela que você deverá escolher o agente químico.

Entre os desinfetantes mais comuns, temos o dióxido de cloro (ClO2) que tem rápida atividade de desinfecção, porém é corrosivo e perde sua eficácia na presença de restos proteicos e orgânicos, além de produzir gases tóxicos.

Já o hipoclorito (ClO) um outro composto à base de cloro, também possui grande ação bactericida e bem rápida, mas pode degradar alguns tipos de plástico.

Temos uma infinidade de tipos de desinfetantes, cada um com uma indicação específica e, claro, suas deficiências.

Qual é a vantagem da desinfecção de ambientes?

Como vimos até aqui, a desinfecção química é essencial para o controle biológico de microrganismos que podem causar diversas doenças, como vírus, bactérias, fungos, etc.

Além de utensílios e superfícies, é essencial que a desinfecção do ambiente, de um modo geral, seja realizada de forma periódica.

Nesse processo, um profissional especializado fará a nebulização ou pulverização do agente saneante por todo o local, garantindo que até os locais mais difíceis recebam o devido tratamento.

Por meio desse processo, paredes e tetos também recebem tratamento, mas se engana quem pensa que isso é só para hospitais e cozinhas.

A desinfecção de ambientes pode (e deve) ser realizada em diversos tipos de ambientes, como banheiros, escritórios e, até mesmo, em veículos.

Claro que, em cada um deles, o processo é diferente e os desinfetantes químicos utilizados são específicos para cada ambiente.

Agora que você já sabe mais sobre como escolher o agente sanitizante da maneira correta, levando em conta o local, o material e o tipo de microrganismos a ser tratado, ficou muito mais fácil de acertar em sua escolha.

Aproveite a visita ao nosso site e fale com um de nossos consultores e tire suas dúvidas!

Quer receber artigos e novidades diretamente em seu e-mail? Assine nossa newsletter gratuitamente

Conheça o nosso catálogo

Equipamentos de alta performance para saúde ambiental

Artigos Relacionados

Solicite um contato de um de nossos consultores

Conheça mais sobre os produtos e serviços oferecidos pela Maxmaq, solicitando um contato com a nossa equipe de especialistas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *