Drones na agricultura: entendendo os múltiplos papéis da tecnologia em campo

Drones na agricultura
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

A tecnologia se encontra cada vez mais presente na agricultura, nos mais diversos estágios de atuação. Dentro disso, quem mais garantiu esse espaço foram os maquinários e equipamentos agrícolas – o que é o caso dos drones na agricultura.

Com papel de destaque dos drones na agricultura de precisão, essas máquinas se tornaram bastante úteis e até intrínsecas ao cultivo. Essa importância deriva de sua qualidade, precisão e velocidade nas mais diversas funções.

No entanto, nem todos os agricultores contam com drones na agricultura – e aqui vão as razões para contar com esses equipamentos!

Veja também: Tudo sobre agricultura de precisão e como as novas tecnologias afetam o ramo

O que são drones na agricultura?

Drones ou VANTs (Veículos Aéreos Não Tripulados) se tratam de aeronaves de controle remoto, que atuam sem a necessidade de um piloto embarcado. É comum o seu uso de maneira recreativa (aeromodelos), mas o que importa para a agricultura são os RPAs.

Os Remotely Piloted Aircraft, aeronaves remotamente pilotadas, não são de uso recreativo e inicialmente eram de utilidade exclusiva dos militares. Acontece que, com o tempo, se tornaram úteis para mineração, topografia e, claro, agricultura.

É pondo dessa forma que o agricultor pode utilizar dos drones na agricultura em diferentes atuações.

Qual é o uso de drones na agricultura?

O drone agrícola possui mais de um uso em campo, podendo ir de drones para pulverização até mapeamento. Nessa extensão de papéis, pode fazer:

  • Análise de plantação (um de seus usos mais conhecidos);
  • Demarcação de plantio;
  • Acompanhamento de safra e de pastagem;
  • Busca de animais perdidos, áreas desmatadas, de nascentes de rios e/ou olhos d’água;
  • Verificação de áreas para abertura de estradas;
  • Vigilância;
  • Imagens comparativas para áreas em teste.

No entanto, é capaz de atuações de maior destaque nas áreas para cultivo.

Drones para pulverização

O uso de drones para pulverização é uma das principais funções do equipamento, sendo destacados pela eficiência e precisão. Através deles, é possível mapear a topografia do solo, o que é obtido por sistema de lasers, ultrassom e regulagem de altitude de voo.

E por meio disso, a pulverização é mais precisa, evitando gastos maiores com produtos fitossanitários. Essa economia pode chegar até 50% – o que se torna mais positivo com a velocidade de aplicação, que chega a ser 5x mais rápida.

Além disso, ocorre a substituição dos trabalhadores manuais, eliminando o risco de exposição.

Drones para irrigação

Com a mesma precisão da pulverização, os drones conseguem irrigar de maneira ágil, precisando sobrevoar uma vez para identificar regiões de necessidade hídrica maior. Essa identificação pode ocorrer por sensores hiperespectrais, multiespectrais ou térmicos.

Dessa forma, os drones são mais utilizados em regiões com temporadas de chuva mais irregulares. Além disso, tem uma aplicação mais essencial por resolverem problemas como o cálculo de necessidade hídrica em uma lavoura.

Drones para mapeamento aéreo

Drones com o sistema NDVI (Normalized Difference Vegetation Index) podem realizar o mapeamento aéreo do campo, oferecendo informações como:

  • Mapas de aplicação, com taxas variáveis para serem aplicados os insumos e fertilizantes de maneira precisa;
  • Quantidade de plantas e possíveis falhas em linhas de plantio;
  • Possíveis ocorrências de pragas, doenças e deficiências nutricionais.

Drones para georreferenciamento

Georreferenciamento se trata de uma forma de padronizar a identificação de imóveis rurais, sendo feito pelo reconhecimento de coordenadas geográficas do local. Além disso, é feito um levantamento topográfico para definição dessa dimensão e localização.

Assim, o drone é essencial para georreferenciamento, que é um instrumento obrigatório pelo INCRA, sendo estabelecido com prazos. Através desse equipamento, o georreferenciamento é muito mais preciso.

[rock-convert-pdf id=”530″]

Quais são os tipos de drones na agricultura brasileira?

Com diferentes utilidades, o agricultor médio e/ou familiar pode optar por diferentes tipos de drones agrícolas. Dentro disso, há alguns que são mais comuns e práticos em lavouras.

Drone de rotor único

Sendo opção mais popular no mercado agrícola, conta com apenas um único rotor e uma única hélice estabilizadora. É um drone mais voltado para voo pairado, tendo maior capacidade de carga e durabilidade de voo.

Drone tricóptero

Esse tipo conta com três controladores, quatro giroscópios e um suporte de pilotagem, com os motores ficando em suas três extremidades. Todas essa três partes contam com um sensor de localização integrado.

Drone quadricóptero

Com quatro lâminas de rotor, dois pares de motores se movem em sentidos diferentes: um no sentido horário, outro no anti-horário. Assim, esse modelo promove uma aterragem mais segura, maior força para carregar acessórios e velocidade.

Além disso, requer pouca manutenção e possui um preço mais acessível que outros tipos.

Drone hexacóptero

Com seis motores, o hexacóptero funciona no mesmo molde do quadricóptero: três giram no sentido horário, outros três no anti-horário. Com isso, há maior altitude, potência e capacidade de carga.

Além disso, consegue suportar condições climáticas mais desfavoráveis – o que torna seu preço mais salgado e sua manutenção mais frequente.

Drone octocóptero

Com oito motores distribuídos em suas oito hélices, esse tipo possui uma capacidade de voo muito maior que os anteriores. Além disso, conta com melhor estabilidade e performance, apesar de ser mais pesado.

Drone de asa fixa

Com uma única asa comprida, pode sobrevoar áreas lineares por um longo tempo – o que é possibilitado por seu sistema de bateria integrado. No entanto, precisa de maior área para pouso e decolagem e conta com um preço bem elevado.

Drones por peso

  • Classe 1 (acima de 250kg);
  • Classe 2 (acima de 25kg e igual ou abaixo a 250kg);
  • Classe 3 (abaixou ou igual a 25kg).

Drones por alcance

  • Alcance muito curto (5 km);
  • Alcance curto (50 km);
  • Alcance curto-médio (150 km);
  • Alcance médio (650 km);
  • Longevo (até 36 horas de voo).

Qual é a importância dos drones na agricultura?

Logo de cara, é possível destacar o papel essencial que os drones assumem na agricultura de precisão. Eles garantem atuação precisa, o que ocorre pela geração de dados por sistemas de mapeamento ou pela aplicação de produtos sem desperdiçar.

Além disso, drones conferem uma maior segurança e comodidade ao produtor agrário, evitando os riscos dos produtos químicos na pulverização, por exemplo. Apesar da necessidade de softwares e de treinamento, drones apresentam mais benefícios.

Quanto custa um drone agrícola?

Seu alto investimento pode contar como ponto negativo, com valores variando entre R$ 8 mil e R$ 112 mil, dependendo do tipo e da marca. No entanto, conta com os já citados benefícios a longo prazo que “pagam” esse investimento.

Com o uso de drones na agricultura, você terá redução de custos, melhoria nas operações em lavouras e mais precisão em serviço. Afinal, que agricultor não busca exatamente esses benefícios?

Conheça nossas soluções para otimizar a sua produção. Clique aqui para acessar nosso catálogo de produtos.

Quer receber artigos e novidades diretamente em seu e-mail? Assine nossa newsletter gratuitamente

Conheça o nosso catálogo

Equipamentos de alta performance para saúde ambiental

Artigos Relacionados

Solicite um contato de um de nossos consultores

Conheça mais sobre os produtos e serviços oferecidos pela Maxmaq, solicitando um contato com a nossa equipe de especialistas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *