Qualidade do Leite: como reduzir a CCS e a CBT?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Estatísticas apontam que a qualidade do leite tem muito mais valor do que a quantidade. E, atingir esse parâmetro está diretamente relacionado a reduzir a CCS e a CBT.

Essas siglas representam o controle de medidas determinantes para um leite saudável e próprio para o consumo. E, tendo em vista que o Brasil é um dos maiores produtores mundiais de leite, dedicar atenção a isso é fundamental.

Afinal, o destaque desse produto dispõe também para a relevância de produtos derivados dele, assim como a continuidade da produção, fomentando então o agronegócio e a economia brasileira.

Nesse artigo iremos abordar detalhes sobre esses dois componentes específicos, CCS e CBT, e como o controle de ambos pode acarretar ganhos positivos a todo o setor. Acompanhe:

Para conquistar a qualidade do leite é preciso reduzir a CCS e a CBT

CCS e CBT fazem parte da composição do leite, as siglas representam medidas de contenção de doenças e contaminações no leite, e estão diretamente ligadas a qualidade final do produto.

Dessa forma, laticínios estão atuando para que os produtores voltem à atenção, e cuidem para que o leite seja fabricado da melhor forma possível. 

Atingindo assim, o padrão viável para o consumo e comercialização do leite, bem como o equilíbrio entre quantidade e qualidade do leite.

Quantidade VS. Qualidade do leite

Quando se trata da produção de leite podemos dizer que, no que tange a economia, é uma atividade lucrativa e responsável por empregar milhares de pessoas.

Mas, apesar de o Brasil estar entre os quatro países que mais produzem leite no mundo, os números ainda estão abaixo do recomendado, e do esperado também.

Isso porque, durante muito tempo, produtor e indústria travaram conflitos de interesses, a respeito da quantidade e qualidade do leite. Enquanto o produtor colocava a quantidade a frente da qualidade, a indústria o contrário.

Dessa forma, os dados comprovam que, com o embate, a matéria-prima do produto sofre danos e acaba por prejudicar a qualidade final do leite. Mas, essa realidade muda quando a indústria de laticínios passa a compactuar com os produtores.

veja também: O que é silagem e porque ela é importante para você

Remuneração por redução de CCS e CBT

Laticínios e pecuaristas chegaram a comum acordo, visando à qualidade do leite e a prosperidade do agronegócio. Trata-se de uma premiação a quem entregar um bom tipo de leite.

Funciona assim: o leite produzido pelo pecuarista passa por análise laboratorial, fornecida pelos laticínios, e o produto que estiver dentro dos padrões de gordura, proteína e redução de CCS e CBT, são remunerados.

Com isso, diminui a preocupação com a quantidade do produto, pois, era como o produtor recebia o seu retorno financeiro. Agora, o foco é inteiramente na qualidade do leite.

Por isso, estar por dentro da compostura do leite é imprescindível. E, isso tem a ver com algumas orientações da parte química, da baixa contagem de bactérias, baixa contagens de células somáticas e outros infectantes.

Mas, o que é CCS?

CCS é a sigla para Contagem de Células Comáticas no leite, essas células são caracterizadas como células de descamação do epitélio (encontrada na glândula mamaria da vaca), e células de defesa (leucócitos que transitam pelo sangue).

O número aceitável dessas células no leite é de 200.000 céls./ml, passando disso, é recomendável que o produtor investigue a causa, pois, poderá ser uma infecção por mastite.

A doença, uma das principais em rebanhos leiteiros, atinge o organismo da vaca enviando células de defesa para o úbere, através dos leucócitos. Para detectar a mastite é preciso realizar exames clínicos.

Com isso, o leite deverá ser descartado devido à alteração do produto, bem como de sua composição por presença de antibióticos, perda de gordura e proteína do leite. O que acarreta em prejuízos e a perda da remuneração.

[rock-convert-pdf id=”516″]

Como reduzir a CCS?

Prevenção é a palavra de ordem ao pecuarista que deseja não só reduzir a CCS, como evitar futuras novas infecções ao rebanho. Com medidas relacionadas à higiene, a rotina de ordenha, tratamentos e terapias. Confira:

Medidas preventivas que diminuem os números da CCS

  • Cuidados com a higiene; é de extrema importância manter a higiene e a limpeza, tanto do local em que vivem as vacas quanto dos equipamentos de ordenha.
  • Fazer o teste da caneca de fundo escuro; consiste em retirar um pouco de leite antes da ordenha principal e verificar o estado do leite.
  • Pré-dipping; seguir corretamente o procedimento de limpeza e secagem dos tetos com material descartável antes de começar ordenhar.
  • Pós-dipping; imersão em produtos anticépticos após a ordenha, que eliminam bactérias contagiosas e evita a proliferação de uma vaca a outra.  
  • Respeitar os preceitos básicos; verificar a funcionalidade do equipamento de ordenha, realizar exames veterinários periodicamente, está dentro do padrão da vigilância sanitária.

Medidas que afastam a contaminação e reduz a CCS

  • Intervenção curativa à vaca; tratamento por meio de antibióticos quando a vaca interromper o período de lactação.
  • Método de linha de ordenha; ordenha de animais infectados e separados dos saudáveis, são os últimos a serem ordenhados.
  • Descarte de animal; os animais infectados são separados e tirados da ordenha.

E, o que é CBT?

CBT significa Contagem Bacteriana Total, e representa os níveis de contaminação por bactérias no leite. Sabemos que bactérias são micro-organismos presentes em todos os lugares.

Dessa forma, altos índices desses micróbios no leite podem ocasionar deterioração no produto, bem como doenças ao ser humano. Sendo assim, inviável a comercialização e o consumo do leite.

Portanto, configura-se aceitável uma CBT de 750.000 UFC/ml, em leite cru e refrigerado. Algumas regiões do Brasil, como Sul e Sudeste, possuem limitação abaixo desse número, ficando a contagem em 100.000.

Veja também: Sal mineral para bovinos: entenda tudo sobre essa suplementação

Como reduzir a CBT?

Assim como no caso da redução de CCS, a principal maneira de reduzir a CBT é cuidando da higiene da fazenda. Afinal, as bactérias estão em toda a parte. 

E, para que não haja proliferação, os cuidados com a temperatura e a limpeza são pontos indispensáveis.

Tendo isso em mente, acompanhe o que fazer para reduzir a CBT no leite. Veja:

  • Adotar produtos anticépticos; para a limpeza das mãos de todos os funcionários que lidam com o produto, e também do ambiente em que o leite circula.
  • Pré-dipping/ pós-dipping; limpar e secar os tetos antes e depois de ordenhar.
  • Cuidados com o resfirador; Higienizar o tanque resfriador antes e depois da coleta do leite.
  • Fazer uso de água limpa e potável; em todo o manejo.
  • Checagem da temperatura; o leite deve está na temperatura de 3°C no refrigerador, mesmo três horas após a ordenha. 

O controle da CCS e CBT como decisório na qualidade do leite

Contudo, ter atenção em reduzir a CCS e CBT é, antes de tudo, preservar a atividade leiteira, tendo em vista que as contaminações geram perdas irreparáveis. 

E, a qualidade do leite deve ser focada no bem-estar de todos, produtor/indústria/consumidor final. Com isso, o agronegócio tende a crescer cada vez mais.

Conheça nossas soluções para otimizar a sua produção. Clique aqui para acessar nosso catálogo de produtos.


Quer receber artigos e novidades diretamente em seu e-mail? Assine nossa newsletter gratuitamente

Conheça o nosso catálogo

Equipamentos de alta performance para saúde ambiental

Artigos Relacionados

Solicite um contato de um de nossos consultores

Conheça mais sobre os produtos e serviços oferecidos pela Maxmaq, solicitando um contato com a nossa equipe de especialistas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *