Confinamento de Gado: conheça os principais métodos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O Brasil passa por um momento de crescimento progressivo do confinamento de gado. De fato, dados registram que projeções feitas para 2020 foram alcançadas já em 2018. Isso demonstra todo o potencial desse método.

Mas o que justifica o aumento do interesse dos pecuaristas por esse tipo de prática? As razões para esse fato estão na viabilidade que essa alternativa propicia aos criadores.

De fato, esse tipo de criação propicia uma redução da idade para o abate com baixo índice de mortalidade. Para falar mais sobre esse assunto, explicamos como funciona o confinamento de gado e quais são seus tipos. Confira!


O que é o confinamento de gado?

Em linhas gerais, podemos definir o confinamento como um método de criação de bois no qual os animais são colocados em currais com área mais restrita do que o comum.

Nesses currais ou piquetes, são instalados ainda cochos, onde são despejados alimentos e água.

A dieta é estabelecida de modo a propiciar uma alimentação balanceada, que promova o crescimento sadio dos animais.

No Brasil, é muito comum que os criadores se utilizem dessa prática durante as secas, quando ocorre o período de entressafra da carne. 

Nesse caso, o objetivo do método é conseguir baratear a produção e conseguir preços mais competitivos. 

Mas qual a razão para que esse método seja largamente empregado no Brasil? Alguns desses fatores como a grande quantidade de terras e um baixo investimento na criação dos bois levam criadores a adotar esse método.

Contudo, os principais motivos para que tantos criadores tenham adotado o confinamento de gado estão nas vantagens propiciadas por essa prática.

No tópico a seguir, indicamos quais os principais benefícios que os criadores podem ter com a implementação dessa prática.

Vantagens do emprego do confinamento de gado

Conforme já mencionamos, o número de fazendas de confinamento de gado tem aumentado significativamente.

Um dos fatores que levou a esse aumento diz respeito à viabilidade dessa solução na criação de bois.

De fato, é tecnicamente comprovado que esse método, quando devidamente implementado, proporciona um aumento da eficiência e da produtividade. 

Por sua vez, a margem de lucro do confinamento de gado é bem maior do que nos casos é que a criação se dá em grandes pastos.

E isso vale tanto para o gado criado para a produção de leite, quanto para o gado de corte. 

No primeiro caso, há um aumento da produção de leite. Já no segundo, tem-se a possibilidade de reduzir o tempo para abate, diminuindo ao mesmo tempo o número de mortes.

Ademais, o sistema de confinamento permite que se tenha uma boa produção de carnes mesmo em épocas de seca, o que não é possível na criação realizada em pastos.

Afora todas essas vantagens, há ainda um uso otimizado do espaço da fazenda.

Isso porque essa prática consiste no uso de um espaço bastante restrito da área total disponível, a qual pode ser usada para outras atividades importantes para a manutenção do rebanho.

Entre essas atividades, podemos mencionar a utilização de áreas de pastos para outros tipos de animais ou a fabricação de ração.

O confinamento de gado é lucrativo também por propiciar um uso mais racional da infraestrutura, da mão de obra disponível e dos insumos. Isso porque as áreas reduzidas facilitam a condução dos trabalhos.

Veja também: Melhoramento genético em gado: entenda como este pode afetar a sua produção

Principais tipos de confinamento de gado

Para que se possa escolher de maneira adequada o melhor sistema de confinamento de gado, é importante estar atento às suas especificidades. 

Por isso, indicamos a seguir as práticas mais conhecidas para a criação de gado de corte.

Confinamento a céu aberto

Esse método é geralmente empregado utilizando-se curraletes devidamente construídos com bebedouros e cochos. Há ainda um comedouro para volumosos.

Na maioria dos casos, os curraletes desse tipo de confinamento tem uma capacidade para cercar de 50 a 100 cabeças de gado.

Recomenda-se também que se construa um pequeno abrigo ou que se tenha uma árvore no interior do confinamento, de modo a garantir uma sombra para os animais.

Confinamento parcialmente coberto

Nesse tipo de confinamento também são utilizados curraletes com cochos de sal, comedouros e bebedouros.

A diferença em relação à aplicação do método a céu aberto é que este exige a construção de coberturas maiores que propiciem sombras aos animais. Essas coberturas podem ser colocadas juntas aos cochos, por exemplo.

Confinamento de gado em galpão fechado

Essa estrutura permite acomodar até 50 animais. Da mesma forma como nos tipos anteriores, o galpão fechado deve possuir bebedouro e cochos.

Nesse tipo de instalação, cada animal tem uma área de 3 a 5 metros para se locomover. 

No entanto, esse sistema não é muito empregado no Brasil, haja vista que seus custos são altos.

Os tipos de confinamento de gado de leite

Existem ainda tipos específicos de confinamento para gado de leite. A seguir indicamos os principais.

Free-stall

Nesse tipo de confinamento é comum que os animais sejam criados soltos dentro de um cercado.

Há ainda uma estrutura com pistas de trato e camas. O objetivo é propiciar mais conforto e menos estresse para os animais.

De fato, no free stall é comum o emprego de sistemas de ventilação com a finalidade de reduzir o calor do ambiente.

Compost Barns

É também chamado de celeiro de compostagem. Essa área de confinamento é geralmente coberta, tendo o chão forrado por uma camada de forragem ou feno.

Para aplicação correta desse tipo de confinamento, o produtor deve estar atento à cama e a seu manejo, de modo a evitar temperaturas muito elevadas.

Tie Stall

Nesse sistema, as vacas leiteiras ficam confinadas durante todo o período qme que produzem leite.

Elas costumam ficar em baias individualizadas, presas com correntes ao pescoço. A alimentação é dada a elas no cocho que fica a frente das baias.

Contudo, para que esse tipo de confinamento funcione é necessário um investimento mais robusto em mão de obra qualificada e infraestrutura. Ademais, os animais devem ter uma boa genética. 

Loose Housing

Esse confinamento é realizado em estábulos com chão de concreto ou terra batida.

O chão pode ser recoberto por palha, areia ou esterco. Ademais, os animais ficam soltos, podendo se abrigar em áreas cobertas.

[rock-convert-pdf id=”531″]

Veja também: Pecuária de precisão: o que é e como pode ser o diferencial do seu negócio

Confinamento de gado, sucesso para o seu negócio!

Assim, podemos concluir que investir nesse tipo de método pode trazer muitos ganhos para o criador. No entanto, é preciso que ele atente à correta aplicação das instalações.

Isso porque o confinamento de gado exige investimentos em infraestrutura adequada, mão de obra qualificada e insumos de qualidade.

Conheça nossas soluções para otimizar a sua produção. Clique aqui para acessar nosso catálogo de produtos.

Você já conhecia esse tipo de sistema de criação de bois? Conte-nos a sua experiência! Compartilhe seus conhecimentos!

Quer receber artigos e novidades diretamente em seu e-mail? Assine nossa newsletter gratuitamente

Conheça o nosso catálogo

Equipamentos de alta performance para saúde ambiental

Artigos Relacionados

Solicite um contato de um de nossos consultores

Conheça mais sobre os produtos e serviços oferecidos pela Maxmaq, solicitando um contato com a nossa equipe de especialistas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *