Melhoramento genético em Gado: Entenda como este pode afetar sua produção

melhoramento global
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O gado é um dos recursos mais importantes para o pecuarista. Sua riqueza se dá pelos vários benefícios econômicos que apenas uma única cabeça pode lhe oferecer.

Para otimizar ainda mais a rentabilidade e viabilidade econômica de seus bois, é natural que um produtor procure meios de torná-los ainda mais nobres, garantindo um aumento de lucro dentro do mercado.

Com base neste objetivo que foi desenvolvido a estratégia de melhoramento genético no gado, conhecimento este que você estará adquirindo durante o artigo.

Continue acompanhando e boa leitura!

O melhoramento genético

Este consiste em aplicar princípios biológicos, econômicos e matemáticos dentro da replicação do rebanho, visando os benefícios da variação genética do animal. Isto envolve tanto os indivíduos das raças quanto seus cruzamentos.

O pecuarista pode escolher um entre dois métodos para realizar a melhora, sendo estes:

  • Escolha dos pais, para gerar um bezerro variante combinado dos dois genes.
  • Controle de acasalamento, aumentando o rigor do cruzamento do animal, priorizando consanguinidade.

Vale ressaltar que nenhum método exclui diretamente o outro, mas, muito pelo contrário, trabalhe de maneira para que um seja complementar ao outro.

Muitas pessoas confundem cruzamento entre raças com melhoramento genético. Mas não é apenas desse fator que este processo é feito. 

É necessário que você leve em consideração alguns aspectos antes de iniciar uma melhora genética. Preocupe-se em responder, primeiramente, duas perguntas:

  • O que você gostaria de melhorar?
  • Qual objetivo você gostaria de alcançar?

Estas perguntas lhe darão as respostas para a criação e a manutenção do seu melhoramento.

Após isto, é hora de ir ao próximo passo.

Estratégias para Melhoramento Genético em Gado

Com objetivo em mente, foque-se em criar estratégias competentes que lhe entregarão as metas propostas. Cruzamento entre raças é uma das mais comuns, mas deve-se sempre lembrar que este método fará com quem ganhe em alguns aspectos e perca em outros.

Um dos ganhos mais comuns são no tamanho e peso do animal, mas perde-se robustez e adaptabilidade, o que pode ser sim um grande problema. 

Muitas das raças de animais se desenvolvem conjuntamente ao meio que se encontram, e alteram seu comportamento em volta desse ambiente. O problema pode ocorrer caso uma das raças matriarcais usadas no cruzamento não se adapta muito bem ao ambiente que você oferece, por exemplo.

Isso nos faz perceber que o melhoramento genético deve ser direcionado ao sistema de produção qual você utiliza. Priorize utilizar o terreno a seu favor, para que o melhoramento genético seja eficaz.

Planejamento é a chave

Em grande parte das vezes é possível se analisar que muitas das tentativas de utilização do melhoramento genético são falhas pela ausência do planejamento.

Isto resulta em inconsistência na obtenção de resultados, que acabará por implicar em ganhos genéticos temporários, terminando com o retrocesso as raças misturadas e em seus desempenhos.

Existem diversas maneiras distintas de se realizar um melhoramento genético. Independente de qual você venha a escolher, tenha em mente controlá-lo através de registros para uma melhor obtenção de resultados. É através da analise de dados que você saberá qual o melhor caminho a se tomar.

Um dos objetivos principais em se implementar este tipo de técnica é para se aumentar seus percentuais produtivos e reprodutivos, garantindo uma maior quantidade de produto e a minimização do período infértil do animal.

Tenha em mente que este é um método para aumentar os lucros que você é capaz de obter. Tome cuidado com as devidas precauções para evitar qualquer problema futuro.

Pontos principais

Para aumentar de maneira satisfatória o ganho da produção animal, é necessário avaliar quais as principais melhorias para o ambiente a qual o gado será exposto. Conheça e avalia cada parte da situação atual que o mesmo se encontra.

Uma vez que levantado os dados, você terá uma maior visibilidade sobre quais pontos você pode investir para tornar sua técnica implementada cada vez mais eficaz. Existem duas maneiras de fazer isto:

Análise e Otimização do ambiente

Aqui onde você tomará medidas para otimizar as condições que interveem diretamente no rebanho, como sanidade, nutrição e gestão, além, claro, da reprodução.

As melhoras ambientais realizadas tem prazo de vencimento, sendo este, quando as mesmas forem suspensas.

Tanto melhora ambiental quanto genética são importantes para se administrar de forma eficiente uma fazenda.

Analise da produção e das Metas

Determinar quais os níveis de produção são necessários para alcançar os objetivos planejados com o melhoramento genético.

Avalie seu caminho para onde quer chegar e identifique quais pontos você quer crescer para se adequar ao mercado visado. Em geral, suas metas muito estarão alinhadas ao seu próprio grado ou ao introduzir em seu rebanho novas raças.

Tenha em mente que fazer uma introdução a novas raças não é diretamente ligada aos resultados, sendo apenas um fator. Você ainda dependerá de uma estratégia de seleção para continuar fazendo melhorias.

Utilizar de ambos em conjunto a metodologia aplicada resultará em seus tão procurados resultados, aumentando a eficácia da sua produção.

[rock-convert-pdf id=”519″]

Recurso eficaz

Se você é um pecuarista que está prestes a iniciar seu primeiro teste em melhoramento genético, pode ficar tranquilo sobre a aplicação do mesmo.

Este foi comprovado sendo um dos mais eficazes ao redor do mundo, tendo um de seus maiores exemplos aqui mesmo em nosso país, em sua região central.

Não leva a maus tratos do animal, muito menos a experiências, uma vez que o nome pode soar um pouco diferente e relacionamos genética a experiências laboratoriais.

Este é um dos métodos que mais se vale investir na criação do gado, visto sua naturalidade e eficácia. 

Termos a serem usados

Separamos alguns termos que você escutará bastante dentro do melhoramento genético em gado. É interessante possuir destes conhecidos tanto para entender o que está se passando quando para realizar a documentação e analise do mesmo

São estes:

  • Gen: unidade básica de DNA, que é herdada pelos bezerros de seus país.
  • Genótipo: Um conjunto de genes.
  • Cromossomos: Corpos encontrados nos núcleos das células, onde s organiza o material genético.
  • Alelo: Cada uma das diferentes formas que um gene pode ter
  • Fenótipo: conjunto de características físicas de um individuo.

São termos bem básicos da biologia, mas que devido aos anos, podemos não nos lembrar mais destes. É interessante sempre mantê-los em mente quando se quer realizar melhoramento genético, visto que se trata de ciência e possivelmente será necessário alguém para lhe auxiliar. 

Veja também: FIV em bovinos: como o melhoramento genético impacta no rebanho

O melhoramento genético em gado e sua importância

O melhoramento genético foi uma solução desenvolvida para aumentar o lucro da agropecuária como um todo, onde o produtor pode aplica-lo de maneira simples sem ferir ou prejudicar seu rebanho.

É necessário que você atente-se a alguns pontos antes de utilizá-lo, como o planejamento. Feito tudo de maneira eficaz, este será capaz de lhe render grandes resultados!

Conheça nossas soluções para otimizar a sua produção. Clique aqui para acessar nosso catálogo de produtos.

Gostou do artigo? Continue com a gente para saber mais sobre o agro mundo!

Quer receber artigos e novidades diretamente em seu e-mail? Assine nossa newsletter gratuitamente

Conheça o nosso catálogo

Equipamentos de alta performance para saúde ambiental

Artigos Relacionados

Solicite um contato de um de nossos consultores

Conheça mais sobre os produtos e serviços oferecidos pela Maxmaq, solicitando um contato com a nossa equipe de especialistas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *