UBV: Ultra Baixo Volume. O que é e quais as aplicações no campo e nas cidades

UVB
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você sabe o que significa UBV, isto é, Ultra Baixo Volume? Sabe como aplicá-lo no campo ou nas cidades? Sabe qual a sua importância? Se você não sabe ou quer se aprofundar mais no assunto, acreditamos que este artigo foi feito para você. 

Abaixo você vai entender mais detalhes sobre UBV e suas aplicações. Prossiga acompanhando o artigo e boa leitura! 

Veja também: Controle biológico de pragas – O que é e para que funciona

O que é UBV? 

Ultra Baixo Volume (UBV) é como são chamadas as aplicações de defensivos em volumes com menos de 5 litros de hectare. Essas aplicações podem ser de forma diluída ou pura em um veículo oleoso. 

Em inglês a sigla é conhecida como ULV, isto é, Ultra Low Volume. 

Consideramos de Baixo Volume quando a aplicação fica entre 5 e 10 litros de hectare. Vale ressaltar que por conta das condições climáticas do Brasil, é preciso muito cuidado durante as aplicações. 

Isso acontece porque as altas temperaturas e baixas umidades podem acarretar problemas. Por esse motivo, as aplicações precisam ser feitas, sempre, com a ajuda de óleos emulsionáveis ou melaço. 

As técnicas de UBV foram usadas pelos ingleses na África e na Ásia depois da 2° Guerra Mundial para aplicações em grandes aéreas. A ideia era diminuir o controle de mosquitos e gafanhotos. Porém, apenas em 1963 que a técnica se tornou operacional. 

Um estudo realizado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos adaptou os sistemas de pulverização dos aviões tradicionais para aplicar menores volumes de inseticidas. 

Após retirar a água inteira, emulsificantes e solventes do veículo, eles mediram os resultados biológicos e físicos. A partir daí a técnica ficou conhecida como Low Volume Concentrate, LVC. Aqui no Brasil ela recebeu o nome de Ultra Baixo Volume. 

[rock-convert-pdf id=”543″]

UBV: quais são as especificidades? 

Como já ficou claro, o UBV é fabricado para combater patógenos, portadores de vetores e pragas. Mas, quais são as principais aplicações do Ultra Baixo Volume? Afinal, como já sabemos insetos e pragas podem causar grandes doenças aos seres humanos. 

Por isso, para evitar esses insetos, é necessário tomar medidas. E para isso que vem em auxílio o UBV. Abaixo você ficará sabendo, com detalhes, onde pode ser usado o Ultra Baixo Volume. 

Insetos voadores 

Mosquitos como o Aedes Aegypti e a mosca negra são dois grandes responsáveis por doenças causadas aos seres humanos. Dentre as doenças causadas, podemos elencar: 

  • Malária 
  • Febre amarela 
  • Dengue 
  • Tifo 
  • Vírus zika 

Os insetos voadores também podem prejudicar o gado e afetar as colheitas, causando problemas com a agricultura local. Mosquitos, moscas de garrafa, moscas de sopro, moscas de frutas e moscas de feijão são apenas alguns desses insetos. 

Para resolver o problema, o Ultra Baixo Volume é utilizado no controle desses insetos em cidades e fazendas. 

Percevejos 

Formigas, baratas, pulgas, vespas e mariposas são alguns dos insetos que costumam incomodar bastante a população. E isso vale não apenas para o campo, como também para a cidade. 

Mesmo que nem todas essas pragas costumem causar doenças, elas podem se espalhar de forma rápida, causando grandes infestações. E quando isso ocorre, fica difícil de ter um controle dessas criaturas. Além disso, alguns podem causar reações alérgicas. 

O UBV é utilizado como forma de acabar com a infestação. 

Parasitas do gado 

Esses são parasitas que podem prejudicar a produção animal da sua fazenda. Assim como a produção se torna maior, a ameaça por parasitas também avança. Podem ser ácaros, piolhos voadores que se alimentam da pele, do sangue e dos pelos dos animais. 

Por exemplo, os piolhos de porco podem causar varíola ou gripe suína. Já os ácaros vermelhos podem diminuir a produção dos ovos das galinhas. Isso porque eles se alimentam dos próprios animais.

O UBV vem para erradicar o problema antes que os parasitas se alojem. 

UBV também serve para desinfecção 

Fungos, vírus e bactérias patogênicas também podem afetar humanos e animais, por meio de doenças transmitidas pelo ar ou por contato direto. Quando você aplica o UBV, o número dessas criaturas tende a diminuir consideravelmente. 

Os foggers fabricam micro gotículas que ficam no ar por aproximadamente dez minutos depois de cada aplicação. Eles atingem partes onde a limpeza ou a pulverização tradicional não podem alcançar. 

Dessa forma, podem acabar, por exemplo, com as bactérias patogênicas. Essas bactérias são responsáveis por causar infecções e doenças, por meio do ar ou da água. Dentre as doenças causadas por essas bactérias, podemos citar: 

  • E-coli 
  • MRSA
  • C. difficile 
  • Campylobacter 
  • Salmonella
  • Dentre outras 

Além disso, sistemas anti-higiênicos de armazenamento de água, preparação de alimentos e ar-condicionado podem absorver e espalhar essas doenças. Algumas causam ainda problemas maiores em hospitais e asilos, como a C. difficile. 

Já os vírus causam problemas de saúde nos humanos, como as gripes. E uma das preocupações atualmente são as transmissões da H1N1 por parte de aves ou animais para humanos.

A desinfecção por parte do nebulizador é fundamental para impedir que as infecções se propaguem. Fora esses, também há os fungos que são parasitas de plantas e animais. Existem fungos que podem ocasionar doenças graves nos seres humanos. 

Essas, por sua vez, se não forem tratadas com rapidez, podem ser fatais. Dentre as doenças, podemos citar a aspergilose, coccidioidomicose e micetomas. O molde é a grande causa para a apareção dos fungos. 

UBV: quais vantagens e riscos? 

Comparado com as aplicações tradicionais, a UBV se tornava até 2 vezes mais barata, mais eficiente para combater as pragas e 2 ou 3x mais produtiva. Porém, mesmo que o sistema UBV fosse eficaz para o controle de pragas, havia alguns problemas. 

Abaixo você confere alguns dos problemas: 

  • Era preciso apoio de pessoas qualificadas 
  • Mais limitação do vento por conta do pequeno tamanho das partículas 
  • Dificuldade de formulação para aplicar os defensivos formulados em pós molháveis 
  • Sem aplicação de fungicidas 
  • Sem aplicação de herbicidas em pré-emergência 
  • Necessidade de formulações especiais, que hoje em dia não estão disponíveis no mercado 
  • Um consumo menor de inseticidas desmotiva os vendedores e fabricantes, resultando em uma grande pressão comercial contra o UBV

Espero que você tenha entendido o que é UBV e onde podem ser aplicados. Agora você entende a importância do sistema que pode ajudar a proteger a saúde dos animais, da agricultura e dos seres humanos. 

Conheça nossas soluções para otimizar a sua produção. Clique aqui para acessar nosso catálogo de produtos.


Quer receber artigos e novidades diretamente em seu e-mail? Assine nossa newsletter gratuitamente

Conheça o nosso catálogo

Equipamentos de alta performance para saúde ambiental

Artigos Relacionados

Solicite um contato de um de nossos consultores

Conheça mais sobre os produtos e serviços oferecidos pela Maxmaq, solicitando um contato com a nossa equipe de especialistas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *