Controle Biológico de Pragas – O que é e para quem funciona

controle biológico de pragas
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você sabe o que é controle biológico de pragas e qual a sua funcionalidade? Basicamente, na natureza, toda espécie de animal ou planta conta com algum organismo que se alimenta dela durante algum ponto do seu desenvolvimento. 

Esses organismos recebem o nome de inimigos naturais, que podem ser definidos como agentes de controle populacional. Esse fenômeno recebe o nome de controle biológico e acontece, de forma natural, nos ecossistemas. 

Abaixo você vai entender mais sobre o que é o controle biológico, para que ele funciona, suas vantagens, riscos e desafios. Prossiga acompanhando para saber mais e boa leitura! 

Veja também: Tudo sobre termonebulizadores

[rock-convert-pdf id=”542″]

Saiba mais sobre o controle biológico 

Como já falamos no início do artigo, o controle biológico nada mais é que a lei da sobrevivência. Os organismos vivos suprem a população de uma determinada praga tornando-a menos danosa e abundante. 

E quando falamos de praga, estamos nos referindo a qualquer espécie, que possa ser danosa para animais e plantas. Dentre os inimigos naturais que há na natureza, podemos citar: 

  • Insetos 
  • Vírus 
  • Fungos 
  • Bactérias 
  • Peixes 
  • Aranhas 
  • Anfíbios 
  • Répteis 
  • Mamíferos 
  • Aves 

Os inimigos naturais já eram conhecidos desde o séculos 3 antes de Cristo. Isso porque os chineses utilizavam formigas predadoras para controlar pragas em citros. Porém, o primeiro caso de controle biológico com sucesso foi na Califórnia, com uma joaninha. 

A joaninha tinha o objetivo de controlar uma praga chamada de pulgão-branco-dos-citros. Depois de dois anos, a praga foi finalmente controlada. 

Definição dos controladores biológicos 

Os controladores biológicos podem ser definidos de 3 formas diferentes. 

Parasitoides 

Esses são seres que parasitam outros seres impedindo de chegar em uma fase a ponto de reproduzir. O parasitoide passa um período em desenvolvimento de forma interna ou externa em apenas um hospedeiro. No fim do ciclo, ele o mata. 

Predadores 

Esses são organismos de vida livre que matam suas presas e estão sempre ativos na natureza. Geralmente, os predadores são maiores que suas presas e não precisam somente de uma presa para completar o seu ciclo de vida. Ex: gaviões. 

Patógenos 

Esses são organismos microscópicos que podem se multiplicar no organismo do seu hospedeiro, podendo ocasionar infecções e outros problemas. 

Tipos de controles biológicos 

Ao todo, existem 4 tipos de controle biológico

Artificial 

Esse tipo de controle ocorre artificialmente com aumento de predadores, patogênicos ou parasitoides. Esses controladores são mais comuns, podendo atuar como insetos, vírus, fungos, bactérias, ácaros e nematoides

Clássico 

Esse tipo de controle biológico se dá através da importação e colonização de parasitoides e predadores. Eles focam no controle de pragas exóticas, nativas. 

Natural 

Essas são populações de inimigos naturais que ocorrem de forma natural no local. Eles são responsáveis pela mortalidade natural no agroecossistema e também por manter as pragas em um nível equilibrado. 

Aplicado 

Esses ocorrem quando há liberação em massa de parasitoides ou predadores, depois de uma criação em larga escala em um laboratório. Esse é um tipo de controle biológico que o mercado aceita bem, pois conta com uma ação rápida, como os inseticidas tradicionais. 

Vantagens do controle biológico 

Agora que você já entendeu por completo o que é controle biológico de pragas, podemos falar sobre as suas vantagens quando se comparado a métodos tradicionais. Abaixo você confere os principais benefícios de haver o controle biológico: 

  • A redução de exposição dos produtores e técnicos ao uso de pesticidas 
  • A ausência de resíduos nos alimentos 
  • O baixo risco de poluição ambiental 
  • Ausência de período de carência entre a liberação do inimigo natural e a colheita 
  • Apreciação pelo público que prefere consumir produtos livres de agrotóxicos 

Riscos do controle biológico 

Da mesma forma que há vantagens em se ter o controle biológico, também há os riscos. E trouxemos isso para vocês. Na verdade, não constitui bem um risco, mas sim um cuidado para que o controle biológico seja bem realizado. 

Para que o controle biológico ocorra de forma completa, é preciso que os inimigos liberais encontrem boas condições para se manterem e se multiplicarem. E isso vale, independentemente, do local onde eles serão colocados. 

Para que isso ocorra de forma perfeita, é preciso que seja fornecido ambiente e recursos convenientes para os inimigos naturais. O interessado pode, por exemplo, colocar pólen das plantas no começo do ciclo da lavoura. 

Isso vai possibilitar o aumento e o estabelecimento dos predadores liberados antes que a praga apareça na colheita. 

Como são realizadas as pesquisas de controle biológico? 

Para que as pesquisas sejam realizadas, os cientistas reproduzem as relações que acontecem entre os seres vivos que nasceram em laboratório da seguinte maneira: 

  • Primeiramente, é feito o levantamento e a coleta de inimigos naturais no ambiente; 
  • Depois, são realizados processos de isolamento, identificação, caracterização e avaliação da eficiência dos seres vivos. É importante que eles se comportem como bons agentes de controle biológico;
  • Por último, são fabricados produtos à base de agentes de controles biológicos. Nesse momento, são avaliadas a eficiência em campo e a segurança biológica. Pode acontecer desses estudos serem realizados em parceria com outras instituições, sendo elas privadas ou públicas. 

De todo o modo, os manejos são realizados com cautela para que não haja nenhum prejuízo para com os inimigos naturais que já existem na natureza. 

Como é possível saber se os inimigos naturais são inofensivos para a saúde humana e para o meio ambiente? 

Além de todo o trabalho citado acima, os pesquisadores também realizam pesquisas com os seres vivos para verificar se eles não causarão doenças para as pessoas. As pesquisas são realizadas nos organismos-alvo. 

Basicamente, os organismos-alvo são aqueles que podem causar algum dano para as lavouras agrícolas ou para os organismos não-alvo. Esses, por sua vez, podem ser os humanos, animais ou até mesmo outros insetos. 

No mais, o controle biológico é uma excelente alternativa, apesar de não ser a única, para afastar e controlar as pragas agrícolas. E isso tudo sem causar danos a saúde humana, ao meio ambiente e aos animais. 

Espero que você tenha entendido o que é controle biológico e porque ele é importante para os seres humanos, os animais e para o meio ambiente. Até mais! 

Conheça nossas soluções para otimizar a sua produção. Clique aqui para acessar nosso catálogo de produtos.

Quer receber artigos e novidades diretamente em seu e-mail? Assine nossa newsletter gratuitamente

Conheça o nosso catálogo

Equipamentos de alta performance para saúde ambiental

Artigos Relacionados

Solicite um contato de um de nossos consultores

Conheça mais sobre os produtos e serviços oferecidos pela Maxmaq, solicitando um contato com a nossa equipe de especialistas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *