Pulverizador Costal. Principais tipos e como escolher o ideal

pulverizador
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

A proteção da lavoura contra insetos, doenças e pragas estão entre as principais práticas para garantir que o campo será fértil e produtivo. E para assegurar que os produtos usados funcionem corretamente, é recomendado o uso de um pulverizador costal

A pulverização é uma prática antiga de muitos produtores. Porém, não é por isso que não deixa de ser um assunto completo, interessante e com bastante conteúdo para ser trabalhado. E foi por isto que preparamos este artigo. 

A seguir você vai entender o que faz um pulverizador costal, quais são os tipos, quais as vantagens de usar um pulverizador e o principal: como escolher um bom pulverizador. Prossiga acompanhando o artigo para entender mais sobre o assunto e boa leitura! 

Veja também: GPS para pulverização: saiba como aumentar os resultados da sua produção usando a tecnologia aliada

O que faz um pulverizador costal? 

Antes de explicar o que faz um pulverizador costal, eu vou explicar mais sobre os pulverizadores agrícolas. Além do costal, existem os pulverizadores em pistola, de barra e atomizadores. Porém, o nosso foco do artigo é o costal. 

Basicamente, pulverizar quer dizer que será distribuído uma substância líquida em partículas pequenas. Na agricultura, esse processo costuma ser usado para distribuir produtos agroquímicos, fertilizantes ou nutrientes de uma forma geral. 

A pulverização pode ocorrer por terra ou por meio da via aérea. Essa última costuma ser comum em locais onde há uma grande expansão de terra. 

De qualquer forma, os pulverizadores são usados para garantir que o produto será distribuído nos locais desejados na quantidade correta. Fora isso, normalmente os produtos são comprados concentrados e precisam ser diluídos em água. 

A mistura recebe o nome de calda que é distribuída sobre a lavoura com a ajuda do pulverizador. Sendo assim, deu para perceber para que o pulverizador serve, não é mesmo? Ele ajuda a combater pragas, insetos, doenças ou outros problemas. 

Além disso, o pulverizador também pode ser usado para distribuir o fertilizante e é por isso que é uma das ferramentas principais usadas no campo. 

O pulverizador costal é composto por um reservatório que contém alças e que pode ser carregado nas costas. Pode ser acionado de 3 formas diferentes, vamos entender mais adiante. De toda forma, o pulverizador costal precisa ser carregado por um operador. 

Por isso, é impossível que ele seja usado em aplicações grandes de terra. Ah, este equipamento também pode emitir gotas UBV, gotas eletrostáticas, assim como também aplicação de resíduos. 

[rock-convert-pdf id=”540″]

Tipos de pulverizadores costais 

Agora que você já entendeu o que é um pulverizador costal, vamos falar sobre os seus 3 tipos: 

Pulverizador costal manual 

O pulverizador costa manual funciona como uma mochila, por conter alças que é usado nas costas do operador. Ele conta com um tanque, uma tampa de fácil limpeza, alavanca, mangueira e lança. Seu peso é inferior a 25 kg. 

É uma ferramenta robusta, que não necessita de muitas manutenções. Indicado para pequenas propriedades. 

Pulverizador costal motorizado 

Incialmente, esse é um pulverizador costal que conta com um alto custo. Ele também precisa de uma manutenção maior, assim como também há a chance de dar mais defeitos que os outros pulverizadores. 

O jato do pulverizador costal motorizado tem um maior alcance, porém, ele é mais pesado e pode causar lesões no ouvido por causa do barulho. Porém, se torna excelente para quem tem grandes propriedades que precisam ser pulverizadas. 

Pulverizador costal elétrico 

Este tipo de pulverizador serve para aumentar o conforto do operador, incorporando tecnologia nas técnicas de pulverização costal. Ele permite um controle maior da pressão do trabalho, assim como um volume maior de aplicação. 

Vantagens de usar um pulverizador costal 

Como já deu para entender, o pulverizador costal é uma excelente opção para aplicar pesticidas, herbicidas e defensivos agrícolas de forma geral. Podem ser usados facilmente em jardins, como os de médio e grande porte. 

Caso o jardim seja pequeno, um de pequeno porte é o suficiente. Para a produção agrícola, os pulverizadores são recomendados para lavouras de propriedades pequenas como as de agricultura familiar . Ou ainda em ambientes que não dê para colocar o pulverizador instalado no trator. 

Todo pulverizador vai possuir pelo menos um tanque, uma lança e uma bomba. Entre a principal vantagem, gostaríamos de destacar o preço e a quantidade de modelos, que podem ser manuais, motorizados ou elétricos. 

A seguir você conhecerá outras vantagens por usar pulverizadores: 

  • Praticidade para aplicar pesticidas em pequenas lavouras ou até mesmo no jardim da sua residência 
  • Diferentes opções para cada necessidade 
  • Vários modelos com preços bem acessíveis 

A única desvantagem do pulverizador é que, dependendo do modelo, ele pode se tornar bastante pesado. Dessa forma, acaba ficando cansativo trabalhar com ele. Por isso, é importante escolher o modelo ideal. 

Como escolher um bom pulverizador? 

Mas afinal, como escolher um bom pulverizador? Basicamente, essa escolha vai depender do tipo de cultura e do tamanho da propriedade onde ela se encontra. Como deu para notar, são vários os tipos de pulverizadores. Por isso, vamos ver algumas dicas: 

Avalie o tipo de cultura 

Esse é o primeiro passo para que você escolha um bom pulverizador costal. É preciso que você avalie o tipo de cultura para que escolha o modelo adequado. 

Leve em consideração a área que será pulverizada 

O tamanho da área vai definir a capacidade do pulverizador que você irá precisar adquirir, assim como os equipamentos necessários. Em regras gerais, quanto maior for a área, maior deverá ser a capacidade de armazenamento do pulverizador. 

Dessa forma, não haverá necessidade para você parar várias vezes durante o processo para abastecer o seu pulverizador. Além disso, você também não investirá mais do que o for preciso para suprir a necessidade da sua lavoura. 

Escolha fornecedores confiáveis 

Por último, mas não menos importante, é preciso que você escolha fornecedores confiáveis. Para que você fique tranquilo, escolha fornecedores que garante peças de reposição e que se preocupam com um bom relacionamento após a venda. 

Também é importante que você escolha um fornecedor que ofereça um produto de qualidade e que demonstre ser um parceiro para ajudar você sempre que precisar. Com todas essas informações em mãos, você não terá chances de errar na sua escolha. 

Agora você já sabe quais são os principais tipos de pulverizador costal e como escolher o modelo ideal. Se você seguir as nossas dicas, pode ter certeza que você não cometerá nenhum erro na hora de escolher a sua ferramenta de trabalho. 

Conheça nossas soluções para otimizar a sua produção. Clique aqui para acessar nosso catálogo de produtos.

Quer receber artigos e novidades diretamente em seu e-mail? Assine nossa newsletter gratuitamente

Conheça o nosso catálogo

Equipamentos de alta performance para saúde ambiental

Artigos Relacionados

Solicite um contato de um de nossos consultores

Conheça mais sobre os produtos e serviços oferecidos pela Maxmaq, solicitando um contato com a nossa equipe de especialistas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *