Conheça a Irrigação Por Gotejamento e Dobre Sua Produtividade

irrigação por gotejamento
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O acesso a água nem sempre é fácil ou em abundância, especialmente em certas regiões. Nesses casos, a irrigação por gotejamento aparece como excelente alternativa para aumentar a eficiência e garantir um melhor uso dos recursos disponíveis.

A irrigação por gotejamento tem como característica principal a economia dos recursos hídricos. Isso acontece devido a proximidade da fonte de água com a raiz da planta, o que evita a evaporação e garante que a planta aproveite ao máximo os nutrientes.

Se você se interessou por essa técnica que tem ganhado cada vez mais espaço no campo, continue a leitura. Nesse artigo, você vai conhecer mais afundo esse método de irrigação e como implementá-lo para garantir uma maior produção.

Veja também: Drones na agricultura: entendendo os múltiplos papéis da tecnologia em campo

O que é irrigação por gotejamento?

A irrigação por gotejamento é uma técnica que consiste em aplicar gotas de água diretamente na raiz da planta. Isso ocorre através de gotejadores, que são dispostos ao longo do sistema e dispersam a água diretamente no solo ou subsolo.

Esse método surgiu com o objetivo de tirar rendimento de áreas com escassez de água. Por sua eficiência, é possível que o produtor aumente em até duas vezes sua produtividade, dependendo da cultura.

Vantagens da irrigação por gotejamento

Esse método de irrigação apresenta diversas vantagens se comparado a outros mais tradicionais. Entre elas:

  • Menor desperdício de água, pois não há evaporação ou escoamento.
  • Economia de nutrientes e fertilizantes devido à proximidade da aplicação com a raiz.
  • Permite irrigação em qualquer área, topografia e tipo de solo.
  • Reduz a emissão de amoníaco, cuidando do ambiente.
  • É possível dissolver o fertilizante na água e realizar a fertilização junto a irrigação.
  • A proliferação de ervas daninhas é diminuída, pois não há borrifamento de água.
  • Não é necessário fazer nivelamento do solo.
  • Reduz o impacto das mudanças climáticas na produção.
  • Evita a contaminação de lençóis freáticos e rios causada pela lixiviação de fertilizantes.
  • Consistência e uniformidade na irrigação, que pode ser precisamente controlada através dos gotejadores.
  • Devido ao baixo contato da água com o ar, permite o uso de água recuperada e não potável.
  • Previne eventuais problemas causados pelo contato da água com as folhas da planta, especialmente no caso da água não potável.
  • Previne a formação de lama.

Como fazer irrigação por gotejamento

Existem dois tipos de irrigação por gotejamento. O primeiro, e mais comum, utiliza gotejadores posicionados na superfície do solo. Essa técnica apresenta uma instalação um pouco mais simples e barata.

O segundo se trata da irrigação por gotejamento subterrâneo. Essa montagem é um pouco mais eficiente, pois há o menor contato possível da água com o ar. Em ambos os casos, a água é liberada várias vezes, mas em baixa quantidade. 

O solo determina o número de gotejadores que devem ser instalados. Nesse tipo de irrigação, a terra é a maior responsável pela disseminação da água para as raízes das plantas. 

Em terrenos mais sólidos, o espaçamento entre os gotejadores deve ser maior. Já em solos macios, é possível que o espaço seja menor, podendo ser colocado até mesmo um em cada planta.

Os materiais necessários para montar uma irrigação por gotejamento variam de acordo com o tamanho da plantação, do que está sendo cultivado e também do capital disponível para investimento.

A complexidade das peças é diferente para cada instalação, mas, no geral, elas incluem uma mangueira para irrigação por gotejamento, gotejadores, conectores para a mangueira e válvulas para controlar a pressão.

Existe ainda a possibilidade de se automatizar esse processo. Nesses casos, computadores também são utilizados para que a programação possa ser feita.

A automatização traz vários benefícios, como a diminuição de mão de obra, diminuição de custos de bombeamento, precisão nos tempos e turnos de irrigação e eficiência na aplicação de água.

O alto custo dos equipamentos e a complexidade da instalação fazem com que esse método de irrigação seja mais comum em culturas de baixa rotação, ou seja, que se mantém por mais tempo. 

Apesar disso, qualquer cultura pode ser cultivada utilizando a irrigação por gotejamento. Os aumentos na produtividade e a economia de insumos podem fazer com que o investimento seja lucrável independente do que está sendo plantado.

[rock-convert-pdf id=”522″]

Desvantagens da irrigação por gotejamento

Ainda que seja uma excelente alternativa para muitos produtores, a irrigação por gotejamento apresenta algumas desvantagens que devem ser consideradas antes de realizar sua implantação. Entre elas:

  • Custo elevado de implantação.
  • As mangueiras podem se desgastar pelo Sol e pela circulação de animais na área.
  • Tendência de entupimento dos equipamentos. Por isso, é necessário o uso de água filtrada.
  • Caso seja utilizada uma irrigação manual no subsolo, pode ser difícil medir a quantidade exata de água que está sendo liberada.
  • Diminuição da profundidade das raízes devido à oferta de água constante. Isso pode diminuir a estabilidade das plantas.
  • Produtos químicos que precisam ser pulverizados não podem ser aplicados junto a irrigação.
  • Implementação deve ser precisa para evitar desperdícios ou liberação excessiva de água.

Irrigação por gotejamento – vale a pena?

Como analisamos, a irrigação por gotejamento apresenta os mais diversos benefícios, tanto para a produtividade da lavoura quanto para o meio ambiente. Principalmente quando se fala em economia de água.

Desde solos mais bem cuidados e duradouros até plantas com menos chances de adoecer, esse método de irrigação garante bons resultados e está sempre na mente de produtores que desejam aumentar a eficiência de suas plantações.

No entanto, por ter uma instalação complexa, é necessário bastante cuidado quando se decide utilizar essa técnica.

Uma irrigação por gotejamento instalada e utilizada impropriamente pode causar erosões no solo, impedir a respiração das plantas e causar um efeito contrário daquilo que se espera.

Por isso, é necessário um bom planejamento. A contratação de bons profissionais da área da agronomia para realizarem os cálculos e, posteriormente, a instalação dos materiais é essencial para o sucesso dessa irrigação.

Além disso, o alto investimento inicial necessário para se adquirir todos os equipamentos pode ser uma barreira a ser superada.

Nessa hora, é uma boa ideia calcular o retorno sobre investimento para diversos métodos de irrigação, podendo assim ser definido qual o mais adequado para as situações particulares de cada produtor.

Com essas considerações, a irrigação por gotejamento é, sem dúvida, uma das melhores alternativas entre os sistemas de irrigação disponíveis hoje. Basta o produtor se planejar para que possa tirar o máximo de proveito dela.

Conheça nossas soluções para otimizar a sua produção. Clique aqui para acessar nosso catálogo de produtos.

Quer receber artigos e novidades diretamente em seu e-mail? Assine nossa newsletter gratuitamente

Conheça o nosso catálogo

Equipamentos de alta performance para saúde ambiental

Artigos Relacionados

Solicite um contato de um de nossos consultores

Conheça mais sobre os produtos e serviços oferecidos pela Maxmaq, solicitando um contato com a nossa equipe de especialistas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *