Como funciona a aplicação em taxa variada

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Em qualquer atividade agrícola, não dá para menosprezar a gestão de insumos. Afinal, caso os fertilizantes, defensivos e sementes tiverem uma má administração, poderá haver desperdício e falta de produção. Por isso, existe a aplicação em taxa variada

Essa técnica vem com o objetivo de melhorar o contexto. A técnica permite que uma área seja rastreada, fornecendo informações essenciais para uma gestão de insumos eficiente. 

Fora isso, também existem equipamentos para trabalhar a taxa variável, oferecendo mais agilidade e economia. Se você quer saber mais sobre este assunto, prossiga acompanhando este artigo para conhecer a técnica que está mudando o agronegócio. 

Abaixo você vai entender mais sobre a aplicação em taxa variada e suas vantagens para o setor. Boa leitura! 

Veja também: Tudo sobre agricultura de precisão

Aplicação em taxa variada: entenda o que é a distribuição de insumos 

Distribuir os insumos significa planejar e aplicar os insumos agrícolas. Basicamente, a distribuição de insumos pode ser realizada de duas formas: 

  • Forma convencional: considerando valores médios como parâmetro 
  • Forma moderna: usando taxas variáveis 

Com base nisso, é preciso ressaltar que os insumos vão matérias-primas usadas para obter produtos agrícolas, sendo eles animais ou vegetais. Assim, a distribuição de insumos pode atingir várias categorias do agronegócio. 

Por exemplo, a distribuição de insumos pode servir para melhorar a administração de máquinas e equipamentos necessários para o preparo e manutenção dos produtos. Sendo assim, há a distribuição de insumos mecânicos. 

Esses, por sua vez, compreendem sistemas de irrigação e tratores, por exemplo. Além dos insumos mecânicos, a distribuição também chega até os insumos biológicos. Como por exemplo, otimizar o manejo de adubos naturais ou manipulados.

Vale ressaltar que também há a distribuição de insumos químicos e minerais. Nesses casos, podemos citar a administração de defensivos químicos e fertilizantes de forma geral. 

Porém, independentemente de como são originados e como ocorre a aplicação, é preciso eficiência para distribuir os insumos.

É preciso que o produtor e o empresário estudem formas de organizar o uso de insumos para evitar o desperdício e, consequentemente, aumentar a produtividade. 

Com base nesta explicação, a distribuição com aplicação em taxa variada pode ser uma ótima solução para resolver esse impasse. 

Entenda o que é esta distribuição com aplicação em taxa variada 

A agricultura de precisão já ofereceu várias contribuições para melhorar a produtividade no campo. Como exemplos, podemos falar do uso do GPS e dos recursos de sensoriamento remoto usados no setor. 

Mas, para que serve, então, a distribuição com aplicação em taxa variada? Basicamente, esta técnica vai fornecer os insumos conforme a necessidade da sub-região de uma determinada zona de produção agrícola. 

Sendo assim, a aplicação em taxa variada não considera as médias das características daquela área. Na verdade, a taxa variada vai considerar as estatísticas que são formadas em cada ponto. 

É por esse motivo que a variabilidade espacial é um dos fatores mais importantes para a técnica de aplicação em taxa variada. Isso porque, essa aplicação consegue perceber de forma localizada e com eficácia a proliferação de plantas daninhas. 

Além disso, a aplicação em taxa variada também consegue perceber o grau de nutrição do solo. O intuito dessa técnica é entender as segmentações da área de produção agrícola, de forma a nortear a aplicação adequada dos insumos. 

[rock-convert-pdf id=”539″]

Quais são as vantagens de fazer a distribuição de insumos aplicação em taxa variada? 

  • Aumento e uniformidade da produtividade, já que a distribuição de insumos é realizada de forma correta, diminuindo os prejuízos; 
  • Redução do impacto ambiental, uma vez que não haverá excesso de elementos químicos sendo jogados no meio ambiente; 
  • Mais tempo para o gestor, uma vez que a técnica conta com informações exatas. Dessa forma, o gestor consegue fazer o controle de várias situações sem perder tempo com detalhes desnecessários. 

Como é realizada a aplicação em taxa variada? 

A aplicação em taxa variada acontece por meio de um sistema de monitoramento confiável que mostra informações sobre o local e o momento das aplicações. Claro que essa aplicação se agrega aos itens eletrônicos, como sensores de velocidade e GPS.

O GPS vai gerar o mapa da área total mostrando os índices de infestação. Isso vai ajudar o agrônomo a saber, exatamente, a quantidade de defensivos e o local correto para que eles sejam aplicados. 

Já o sensor de velocidade serve para direcionar as máquinas durante as aplicações dos defensivos. Assim, é possível calcular a taxa de aplicação por área que está sendo praticada de forma efetiva. 

Como não há um intervalo variável entre as dosagens, esse tipo de aplicação pode ser realizada com um maquinário que não possui suporte a tecnologia autônoma. 

Caso o trator conte com um monitor GPS, o operador poderá desligar a bomba quando ela tiver sobre uma área verde. O mesmo acontece quando a área estiver amarela ou vermelha. O operador poderá ligar a bomba com a ajuda do monitor GPS. 

Veja também: UBV: Ultra Baixo Volume. O que é e quais as aplicações no campo e nas cidades

Conclusão 

Com este artigo, você pode perceber a importância da aplicação em taxa variada. Por meio dela, se torna bem mais fácil fazer a distribuição de insumos, de forma que o produtor ou o empresário não tenham prejuízos ou desperdícios na sua produção. 

Além disso, com a aplicação em taxa variada, é possível diminuir os impactos causados ao meio ambiente. Até porque, como falamos anteriormente, haverá a diminuição de elementos químicos sendo jogados na natureza. 

Com o amadurecimento cada vez maior da agricultura no nosso país, não é de se admirar que isso aconteça. Afinal, os antigos métodos de produção estão ficando cada vez mais ultrapassados, sendo necessário sempre inovações no setor. 

Há quem ainda não concorde com essas mudanças, mas com o tempo, elas serão inevitáveis. Afinal, não estamos em época de perder e sim de ganhar. E a tendência é isso continuar, com o agricultor valorizando todo centavo investido em sua produção. 

Por fim, vale ressaltar que o melhor caminho para que os custos sejam reduzidos e os lucros apareçam é investir em tecnologia. 

Esperamos que você tenha entendido o que é aplicação em taxa variada e como ela pode agregar no setor agrícola para a diminuição dos custos e otimização do trabalho. 

Conheça nossas soluções para otimizar a sua produção. Clique aqui para acessar nosso catálogo de produtos.

Quer receber artigos e novidades diretamente em seu e-mail? Assine nossa newsletter gratuitamente

Conheça o nosso catálogo

Equipamentos de alta performance para saúde ambiental

Artigos Relacionados

Solicite um contato de um de nossos consultores

Conheça mais sobre os produtos e serviços oferecidos pela Maxmaq, solicitando um contato com a nossa equipe de especialistas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *