Sal mineral para bovinos: entenda tudo sobre essa suplementação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O sal mineral para bovinos é um tipo de suplementação que complementa a fonte de minerais, que o pasto não fornece ao gado, e que é imprescindível para a produção de carne e leite.

Trata-se de uma mistura composta de cloreto de sódio, ou sal comum, somada a outros minerais, tipo, sulfato de zinco, oxido de magnésio, fosfato bicálcico, selenito de sódio e o iodato de potássio.

A boa mineralização, se dosada e administrada corretamente, contribui para suprir as necessidades do animal e, assim, é possível desenvolver produtos de qualidade.

Nesse artigo, você vai ficar por dentro de como os minerais atuam no corpo dos bovinos, qual a quantidade ideal, quanto custa, e qual a melhor opção para a sua fazenda. Confira:

Qual a importância do sal mineral para bovinos?

O Brasil é um dos países que mais exerce a atividade pecuarista, ainda mais quando se trata da criação de gado. A atividade fomenta tanto o mercado interno quanto o externo.

E, a sua produtividade está ligada inteiramente aos cuidados com o próprio gado, no ganho de peso, taxa de natalidade, acompanhamento de partos, lactação, desmama, etc.

Dessa forma, tudo está ligado à pastagem correta e completa ao gado, fornecendo a quantidade ideal de fibras, proteínas, vitaminas e nutrientes, assim como de sais minerais.

Sem o sal mineral, o rebanho poderá perder peso, diminuir o desempenho, contrair doenças e até morrer. Ou seja, queda de produtividade e prejuízos incalculáveis ao produtor.

Veja também: Gestão de fazendas: entendendo a otimização da gestão para sucesso do agronegócio

Como os sais minerais atuam no corpo dos bovinos

Os minerais são divididos em macrominerais e microminerais, e atuam combatendo a contração dos músculos, favorecendo a formação dos tecidos ósseos, além de manter todo o organismo dos animais em equilíbrio.

Veja como funciona cada componente no organismo do gado. 

– O que são macrominerais e como funcionam? 

Fazem parte da classificação de macrominerais os seguintes sais. São eles:

  • Cálcio; atua nas funções fisiológicas, do desenvolvimento e manutenção da estrutura óssea. E, também, muscular.
  • Fósforo; esse também faz parte da manutenção óssea e muscular do gado, mas, principalmente quando se fala em bom funcionamento do metabolismo.
  • Magnésio; contribui para a fortificação e crescimento da estrutura esquelética do gado, e diminui a incidência de tremores musculares.
  • Potássio; o desequilíbrio desse mineral acarreta em um desconjunto alimentar. O animal vai procurar a substancia em qualquer tipo de objeto.
  • Cloro; equilibra a pressão osmótica, a água e o ácido-base.
  • Sódio; o mesmo que o potássio e o cloro.
  • Enxofre; atua como componente da metionina, cisteína, cistina e vitaminas do complexo B. 

– O que são microminerais e como funcionam?

Os microminerais são classificados com os seguintes sais minerais. Veja:

  • Ferro; o leite da vaca que alimenta o bezerro é privado de ferro, assim, os bezerros merecem uma atenção maior da reposição. Para evitar a anemia e a perda de apetite. 
  • Zinco; responsável por fortalecer o sistema imunológico, assim como afasta doenças de pele no gado. 
  • Manganês; ativador de enzimas que contribuem para a reprodução, e desenvolvimento ósseo e do sistema nervoso.
  • Iodo; importante para estabelecer os hormônios da tireoide, que envolve controle do crescimento, peso, pelos, reprodução e atividades cerebrais.
  • Selênio; a falta desse mineral contribui para o mau desempenho reprodutivo e a doença do músculo branco.
  • Cobre; a insuficiência do cobre acarreta em diversas doenças tais como, despigmentação, disenteria, deformações ósseas e até morte súbita por lesões no coração.
  • Cobalto; o cobalto é fundamental para a produção da vitamina B12. Sem ele, as bactérias não sintetizam a vitamina, há perda de peso, anemia, e perda de pelos na cauda do gado. 

Quantidade de sal mineral para bovinos

Para definir uma quantidade ideal de sal mineral para os bovinos, é necessário que um especialista avalie o peso e o estado de saúde do rebanho. Dessa forma, ele irá indicar a dosagem diária do consumo.

Contudo, cabe ao nutricionista animal elaborar e indicar o suplemento alimentar conforme a necessidade do gado. Mas, a média gira em torno de 50 a 100 gramas.

[rock-convert-pdf id=”515″]

Como saber qual o melhor sal mineral para a minha propriedade?

Se você é pecuarista de qualquer porte, pequeno, médio ou grande, e deseja implementar o sal mineral na dieta do seu gado, mas não sabe qual é o melhor tipo, em primeiro lugar, saiba que sal mineral não é tudo igual.

E, é preciso está atento a uma mineralização correta e balanceada, pois, isso irá influenciar diretamente na potencialidade do seu gado. Com isso, recomendamos que solicite a visita de um especialista.

Só assim é viável saber das condições da propriedade, da pastagem e do rebanho, para determinar o suplemento mais adequado, bem como a dosagem correta. 

Cuidados com os cochos

Cochos são sacos onde o sal mineral é colocado para o gado comer, esses cochos devem receber atenção especial, afinal, qualquer interferência no suplemento irá comprometer a sua eficácia.

Por isso, alguns cuidados são importantes, como, manter o cocho coberto para que não molhe, delimitar um espaço entre os cochos para que cada gado possa ingerir a sua quantidade estabelecida, não permitir que o sal empedre, são exemplos.

O ideal é seja feita uma fileira lateral de cochos separados a seis centímetros, pelo menos, e que sempre monitore o estado do sal mineral. 

Veja também: Qualidade do Leite: como reduzir a CCS e a CBT?

Quanto custa a mineralização do rebanho?

O valor do suplemento também vai depender de alguns fatores determinados pela quantidade de gado, tamanho da propriedade, e custos de produção (com todas as despesas em geral).

Podemos dizer que a mineralização pode corresponder a 10% do total dessa conta. Mas, o que poderá sair mais caro ainda é o não fornecimento de tal suplemento, tendo em vista a relevância do produto na saúde e produção do gado.

E então, a suplementação com sal mineral para bovinos é uma prioridade sua?

Esses foram os esclarecimentos sobre tudo o que cerca a suplementação de sal mineral para bovinos, essencial para a produtividade do rebanho. Esperamos ter ajudado no entendimento.

Conheça nossas soluções para otimizar a sua produção. Clique aqui para acessar nosso catálogo de produtos.

Quer saber mais sobre o mundo do Agronegócio? Não deixe de acompanhar outras de nossas publicações.

Quer receber artigos e novidades diretamente em seu e-mail? Assine nossa newsletter gratuitamente

Conheça o nosso catálogo

Equipamentos de alta performance para saúde ambiental

Artigos Relacionados

Solicite um contato de um de nossos consultores

Conheça mais sobre os produtos e serviços oferecidos pela Maxmaq, solicitando um contato com a nossa equipe de especialistas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *