O que é cooperativa agrícola – e o porquê de você precisar fazer parte de uma

cooperativa agricula
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Muitas formas de auxílio são criadas para os produtores rurais, de forma que tenham uma melhor produção e lucro. A cooperativa agrícola é uma das formas – talvez a mais importante.

A cooperativa atua como um intermediário entre produtores e compradores, auxiliando o primeiro grupo por meio de profissionais capacitados. Assim, os produtores podem ter um acesso mais amplo à informação.

É com informação que o produtor médio e até mesmo o agricultor familiar conseguem crescer e fazer o mercado crescer junto. Por isso, entender a cooperativa agrícola é o primeiro passo para o crescimento econômico!

O que é cooperativa agrícola?

Cooperativas são organizações que funcionam como uma sociedade, visando bom faturamento para os participantes dela. Assim, todos dividem lucros e responsabilidades, enquanto mantém um objetivo em comum.

Na cooperativa agropecuária, os participantes são produtores rurais unidos para alcançar benefícios gerais e específicos, como:

  • Negociação de melhores condições para compra de insumos;
  • Atender melhor o mercado consumidor;
  • Dar maior vazão para sua produção.

Nesse caso, não atua como uma empresa, mas como um mecanismo de exposição do produtor rural, de forma a fortificar o mercado. Tendo no cooperativismo um pilar, o produto rural tem ajuda na produção, tratamento, armazenamento, transporte e comércio.

Como funcionam as cooperativas agropecuárias?

O que são cooperativas agrícolas? Sociedades de produtores rurais unidos em um objetivo comum, que pode ser ampliamento da produção ou obtenção de desconto em equipamentos, como drones pulverizadores.

De qualquer forma, esses produtores rurais, de semelhante atividade, se unem para promover as produções em grande quantidade ao mercado. O visado não é o lucro da cooperativa, mas sim o dos produtores rurais envolvidos – e do mercado em si.

Em termos mais práticos, a cooperativa é um balizador de preços, buscando obter os insumos de menor custo, enquanto promove boa remuneração dos produtores. Nessa situação, ela faz a venda do produto pelo produtor.

Posto dessa maneira, as decisões não são tomadas por poucas pessoas, mas sim em assembleias, de maneira democrática. Todo o funcionamento coletivo da cooperativa é estabelecido na lei 5.764/1971.

Há riscos na associação com cooperativas agrícolas?

Há alguns cuidados a serem tomados quando estiver prestes a se tornar associado de uma cooperativa agropecuária. Acontece que muitas cooperativas não existem, sendo organizações fraudulentas – algo até comum daquelas de menor porte.

Claro que cooperativas grandes também oferecem esse risco, mas num grau muito menor, até por terem nome no mercado e grande rede de associados. Além disso, oferecem um acesso mais complicado e um tanto mais burocrático.

De qualquer maneira, confira se a cooperativa existe indo até o local, averiguando seu estatuto e buscando por referências. De preferência, pergunte a produtores rurais que participam ou já participaram da organização.

Quais são os tipos de cooperativas agropecuárias?

Com a cooperativa agrícola sendo responsável por quase metade do PIB agropecuário brasileiro, há uma grande diversidade de negócios. Nomes que podem ser ventilados são Coamo, Agrária e Castrolanda, cooperativas paranaenses de alcance nacional.

Entretanto, há mais de 1,5 mil cooperativas agropecuárias, com outras comuns sendo:

  • Regional de Cafeicultores de Guaxupé (Cooxupé);
  • Central Aurora Alimentos;
  • Mista dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (Comigo);
  • Agroindustrial de Maringá (Cocamar);
  • Vale;
  • Etc.

Além disso, não devem ser ignoradas as cooperativas menores, atuantes em mercados mais locais. Nesse caso, consulte com produtores locais que participaram ou ainda participam de cooperativas locais.

[rock-convert-pdf id=”529″]

Os benefícios da cooperativa agrícola

Dentro de uma cooperativa agrícola, produtores rurais visam as vantagens naturais de uma associação – vantagens que não teriam sozinhos. Algumas delas são assessoria técnica de veterinário, agrônomos e outros técnicos, além das garantias trabalhistas.

Somado a isso, é possível participar de mais de uma cooperativa, principalmente se você tiver um negócio de culturas diversificadas. Assim, outras vantagens podem ser conquistadas, como:

  • Produções somadas em uma grande produção da cooperativa (lucro maior para o agropecuarista);
  • Maior acesso aos mercados maiores, chegando a alcançar um mercado internacional;
  • Influência bem distribuída entre produtores, assim como mesmo poder de voto;
  • Redução de gastos em serviços comuns do produtor;
  • Maior chance de adquirir conhecimentos essenciais para a gestão da fazenda.

No entanto, também podem ser listadas desvantagens.

As desvantagens das cooperativas agrícolas

As desvantagens existentes nas cooperativas agrícolas não são exatamente pontos negativos, mas sim detalhes pertinentes para os pontos positivos. Nesse caso, estamos falando das taxas a serem pagas para se associar a uma cooperativa.

Quando um agropecuarista se associa a uma organização, taxas são aplicadas para entrada, de forma a pagar os funcionários da cooperativa. Esses funcionários são aqueles que garantem as principais vantagens da associação.

Além disso, há os custos para manutenção dos serviços prestados. Todas as cooperativas possuem taxas para o produtor, mas algumas são mais baixas ou altas que outras. Assim, o produtor deve avaliar quais taxas valem mais a pena.

Observação: é uma prática bastante comum as taxas retornarem para os cooperados como Cotas Capitais. Por meio disso, os produtores aumentam suas participações nas divisões anuais de lucro da cooperativa.

Por que o Plano Safra é importante para as cooperativas agropecuárias?

Plano Safra é um termo bastante comum no setor agropecuário, sendo definidor das condições que permitem melhor desempenho dos cooperados. Esse Plano se trata dos recursos para produtores agropecuários.

Tendo impacto na agricultura familiar, em aquicultores e pescadores, além de médios agropecuaristas, o Plano Safra é bastante aguardado pelas cooperativas. Funcionando por temporada, se busca o aumento de recursos do Plano Safra.

No entanto, o recomendado é que o produtor médio e familiar busque se tornar independente, evitando assim a queda de produção por baixos recursos. Essa independência pode ser obtida por meio da cooperativa.

Veja também: Gestão de fazendas: entendendo a otimização da gestão para sucesso do agronegócio

Como criar uma cooperativa agrícola?

Se você busca adquirir uma maior autonomia, e não há cooperativa na região, pode ser formada uma associação local. Através de produtores semelhantes a você, pode aprimorar o seu lucro e o de toda a região.

Para isso, basta apenas tomar os seguintes passos:

  1. Juntar um grupo de pessoas interessadas em participar de uma cooperativa. Esse grupo pode ser formado por produtores rurais e administradores, além de contadores, grupo essencial para contabilidade da sociedade.
  1. Averiguar os aspectos legais necessários para abertura da sociedade agropecuária e, consequentemente, elaborar um estatuto da cooperativa.
  1. Criar objetivos e metas para o grupo, buscando trabalhar com prazos bem definidos.
  1. Manter esses mesmos objetivos e metas, enquanto busca por mais participantes para a cooperativa.

Durante esse processo, conte com uma empresa de consultoria para auxiliar na abertura e para manutenção da cooperativa agrícola. 

Conheça nossas soluções para otimizar a sua produção. Clique aqui para acessar nosso catálogo de produtos.

Quer receber artigos e novidades diretamente em seu e-mail? Assine nossa newsletter gratuitamente

Conheça o nosso catálogo

Equipamentos de alta performance para saúde ambiental

Artigos Relacionados

Solicite um contato de um de nossos consultores

Conheça mais sobre os produtos e serviços oferecidos pela Maxmaq, solicitando um contato com a nossa equipe de especialistas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *