O GPS Agrícola já não é mais tratado como artigo de luxo há muito tempo, a ferramenta é indispensável na lida com o campo. Aliando tecnologia à agricultura, e facilitando a rotina do produtor rural.
Entre as suas funções, o equipamento faz um aparato das terras e passa a calcular áreas, altitudes, marcações e muito mais. Com as informações registradas, o agricultor tem o que precisa para focar no que interessa.
Ou seja, poupando tempo, evitando desperdícios de insumos, e antecipando possíveis entraves, a fim de tomar medidas solúveis. Contribuindo assim, para o que entendemos como agricultura de precisão.
Continue a leitura para saber mais sobre como de fato o GPS agrícola atua nas fazendas, bem como as vantagens de possuir o aparelho.
Veja também: O que é georreferenciamento e porque você precisa fazer
A introdução do GPS Agrícola no campo
GPS é uma sigla que, traduzida para o português, significa Sistema Global de Posicionamento. Usada originalmente na área militar, nos anos 90, para determinar pontos estratégicos em ações do exército.
Com a liberação do sinal para todos, a tecnologia tornou-se muito útil em outros segmentos, como, transportes, compartilhamento de localização, e atividades agrícolas, por exemplo.
No campo, o GPS foi adaptado às máquinas agrícolas e contribui para a obtenção de dados sobre extensão de área, bem como condições do solo e do clima.
Assim, o agricultor pode realizar o seu trabalho de maneira mais objetiva, criando mapas de produção que favoreçam a qualidade, tanto das práticas agrícolas quanto da safra em si.
GPS Agrícola na Agricultura de Precisão
A agricultura de precisão consiste em recorrer à aparelhagem tecnológica para obter dados sobre o campo, assim como usar os resultados para saber exatamente o que fazer com o plantio.
E, um desses aparelhos tecnológicos é o GPS agrícola. Podemos citar como exemplo, a tarefa de pulverizar e adubar o solo. Com os dados do GPS, o produtor terá conhecimento de quais áreas precisam receber insumos.
Também é uma maneira de determinar qual tipo de produto deverá ser cultivado, em cada área específica. As informações são tão necessárias, tendo em vista minimizar o desperdício de material, grande obstáculo dos produtores.
Como funciona um GPS Agrícola
Dessa forma, o uso das tecnologias, sobretudo do GPS, contribui para a aplicação de técnicas específicas e eficazes, quanto ao controle da plantação. Proporcionando assim, mais segurança ao longo da cultivação.
Uma antena e um monitor de controle contemplam a utilização do GPS na agricultura de precisão. Ele é interligado a satélites, que mandam o sinal da localidade.
E, o primeiro passo para começar a utilizar os serviços do aparelho é ajustar o GPS, junto a um trator, delimitando a área que deseja mapear. Em seguida, a máquina vai operar percorrendo linhas desenhadas.
Esse processo poderá ser feito de forma manual ou automática. Os tratores têm a capacidade de atuar no piloto automático, basta que se instale o sistema de eletro-hidráulico.
Assim, o agricultor poderá ficar observando o desempenho do equipamento, além de traçar novos objetivos que possam aumentar a produção agrícola.
[rock-convert-pdf id=”524″]
As vantagens de adquirir um GPS Agrícola
Com o conhecimento sobre a área de cultivo, o produtor rural vai ter acesso a dados sobre as condições do solo e do clima, assim como também sobre a atuação do maquinário e quais áreas vão precisar ser pulverizadas.
Dessa forma, configuram-se da seguinte maneira as principais vantagens do GPS agrícola. Veja:
- Precisão na pulverização; o sistema de posicionamento, definido pelo GPS, permite que cada área receba os níveis ideais de irrigação. Nem mais e nem menos, apenas a quantidade certa.
- Com isso, nenhuma área deixa de ser pulverizada, ou recebe novamente a irrigação sem necessidade. Outra questão importante nesse processo, que é o controle do tempo certo de fazê-lo.
- Controle do plantio; momento crucial no trabalho do agricultor, em que, qualquer erro de adubação poderá comprometer a safra toda. Com isso, o GPS atua no controle da regulagem adequada de dosadores.
- Dessa forma, o produtor saberá onde já foram colocadas as sementes, bem como a distância certa dos fertilizantes, para que não haja nenhum dano.
- Qualidade do começo ao fim do cultivo; com o mapeamento da área e após o período do plantio, o GPS agrícola vai atuar na monitoração do cultivo.
O sistema também favorece a rapidez na colheita, permitindo que o trator vá direto ao local que já está pronto para ser colhido, sem desperdiçar nenhum produto.
Não podemos esquecer-nos de citar que, além de economizar tempo e insumos, o GPS contribui para a economia de combustível das máquinas.
Como escolher o GPS Agrícola?
Para escolher um bom GPS agrícola que desempenhe o trabalho de acordo com a necessidade da sua fazenda, é preciso antes avaliar alguns quesitos. Como, qualidade do sinal, manutenção, e custo-benefício, por exemplo.
Antes de procurar por um aparelho sofisticado, o produtor deverá ter em mente a eficiência do sinal em qualquer condição climática, principalmente aquelas em que são mais favoráveis as operações da fazenda.
Outro ponto a ser avaliado é com relação ao manuseio. Em tese, operar um GPS é simples, mas, no primeiro uso, a empresa que fornece o equipamento deverá prestar um treinamento de uso, bem como assistência técnica 24 horas.
A manutenção também é fácil, deverá ser feita na própria fazenda via internet. E, com todas essas questões esclarecidas e avaliadas, o comprador poderá avaliar o custo-benefício, se a tecnologia atenderá a demanda da lavoura.
Quanto custa o GPS Agrícola
O custo do GPS agrícola vai depender de várias condições, tais como: modelo de aparelho, marca, tipo de tecnologia, acessórios e demais funcionalidades. Contudo, os valores iniciais começam em R$ 4.000,00.
É possível possuir um aparelho usado, porém, desde que seja feita uma análise do estado do GPS, e se este atender todas as especificidades como as que citamos no tópico acima, de como escolher um GPS agrícola.