Secador de Café: saiba as suas vantagens e como ele pode te ajudar!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

A secagem do café é uma etapa crucial, e também uma das mais difíceis de realizar, no processo de produção do café. No entanto, com a utilização do secador de café, ferramenta inovadora e tecnológica, tudo ficou mais simples.

Apesar da tecnologia está disponível no mercado há muito tempo, algumas fazendas continuam realizando a secagem no terreno, mas isso acaba por expor os grãos em excesso, diminuindo a taxa de secagem.

Com isso, os frutos sofrem aceleração de fermentação e a qualidade do café fica comprometida. Já com o secador de café, além de tornar o processo mais descomplicado, a produtividade aumenta, assim como a qualidade.

E mais, o secador de café é acessível a todos os cafeicultores, sejam pequenos ou médios. Deseja saber mais sobre o equipamento? Continue a leitura.

Veja também: Entenda melhor o que é uma colheitadeira e como ela pode facilitar seu serviço

O método de secagem do café por Secador de Café

Pois bem, a secagem do café é considerada a etapa mais complexa, e também a mais importante na cultura do café. Isso porque, alguns elementos da fruta favorecem para que ela estrague mais rápido.

É o caso do açúcar da mucilagem e da umidade, que no momento da colheita possuem níveis bastante elevados. Por isso, é imprescindível regular a temperatura, a umidade e a fermentação certa.

A máquina agrícola atua justamente com técnicas de secagem, aliada a tecnologia, que visam diminuir a degradação do produto e o desenvolvimento de micro-organismos, bem como outros agentes destrutivos.

O ar do secador de café é aquecido adequadamente, através de um tipo de combustível, que pode ser lenha, palha, gás, etc., quando se atinge a temperatura necessária, ela se mantém, e a secagem ocorre em até 24 horas.

Ou seja, o processo se torna muito mais rápido, simples, com os níveis ideais de temperatura, e a conservação do fruto. O que potencializa a produção, a demanda e a qualidade do café.

Secagem do café no terreiro x secador de café

A pós-colheita do café consiste na secagem, no preparo e no armazenamento. Essa fase merece toda a atenção do produtor, tendo em vista que é determinante para a boa qualidade do café, como vimos anteriormente.

A maneira mais comum, entre os cultivadores de café, de realizar a secagem é espalhando o produto no chão, em piso batido, de tijolo, cimento, etc., mas isso, além de ser um processo demorado, favorece a degradação do fruto.

Já que a exposição oportuniza a variação de temperatura, umidade, produtos biológicos que prejudicam a secagem e ocasiona uma fermentação indesejada, assim, a qualidade do café é afetada.

O secador de café desempenha a secagem igualmente como no terreiro, porém, com muito mais eficiência e praticidade. Contribuindo para uma boa produção ao agricultor.

Funciona assim: o produtor coloca os grãos da colheita direto nas caixas, e o calor, obtido pela queima de combustível, passa por um ventilador até a caixa em que se encontra o café. Com isso, o ar quente na temperatura certa, seca corretamente os grãos 

Vantagens do Secador de Café para a Secagem

O secador de café é uma máquina agrícola que veio para melhorar a produção do cafeicultor, inclusive para o pequeno produtor, pois, em suas variações, ela pode atuar em pequenas áreas, e a aquisição também é acessível.

Algumas máquinas usadas já são comercializadas, e com tal característica de uma máquina nova. É a agricultura de precisão atuando à favor do agrícola, bem como do agronegócio.

Confira outras vantagens de adotar esse equipamento a sua lavoura. Veja:

  • Contenção de gastos com mão de obra; o serviço manual não se faz mais necessário, tendo em vista que o secador de café realiza todo o manejo. A economia também se dá na aquisição e efetivação do secador. 
  • Praticidade no processo de secagem; a funcionalidade é bem prática, e em menos tempo do que no caso da secagem por terreiro.
  • Planejamento de colheita; o produtor tem o controle do período de secagem, preparo e armazenagem. Podendo inclusive, programar a colheita, armazenar em períodos mais longos (sem deterioramento e perda de qualidade), e ainda controlar a germinação do fruto.
  • Otimização da produção do café; o secador de café desempenha uma boa secagem, de forma rápida e competente, e isso beneficia a produção de maneira que aumenta a procura por um produto de boa qualidade.

Os tipos de secadores disponíveis

O pequeno e médio produtor tem a disposição equipamentos devidamente planejados à microlotes, ou seja, secadores viáveis ao cafeicultor brasileiro, e igualmente eficientes.

Há dois tipos de secador de café, o estático e o rotativo. O primeiro é formado por duas caixas de alvenaria, e se adéqua bem a qualquer tipo de lavoura.

Já o rotativo tem o formato arredondado e é mais compacto, mas consegue ter uma boa produtividade, assim como o estático.

Veja também: Colheita mecanizada: aumente sua eficiência e diminua seus custos

[rock-convert-pdf id=”514″]

Quanto custa uma máquina de secador de café 

Quando se trata de valores, os preços variam conforme os modelos de máquina, além da sua condição, se novo ou usado. 

Podemos adiantar que a média de custo de um equipamento estático e usado, é de aproximadamente R$ 15.000,00. 

E, se comparado aos tipos de seca, esse método agrega muito mais economia e custo-benefício. Afinal, é menos mão de obra e mais produtividade com um café de qualidade.

Secador de café: inovação tecnológica que veio para quebrar paradigmas

É muito comum perceber que agricultores mais tradicionais tendem a resistir às inovações tecnológicas. Mas, sem perceber, acabam se prejudicando e perdendo muito em sua produção. 

Mas, as vantagens de usar esse equipamento em sua fazenda são inegáveis, principalmente no que se refere à capacidade de fazer mais por menos. Afinal, os custos de produção diminuem e a qualidade da bebida aumenta. 

Contudo, o secador de café já é uma tecnologia viável a todos os cafeicultores, seja qual for o lote, pois, cumpre com o que promete e ainda permite que o produtor use o tempo para dedicar mais atenção ao processo, produzindo um café especial. 

Conheça nossas soluções para otimizar a sua produção. Clique aqui para acessar nosso catálogo de produtos.

Gostou do texto? Deixe aqui seu comentário e acompanhe outras de nossas publicações!

Quer receber artigos e novidades diretamente em seu e-mail? Assine nossa newsletter gratuitamente

Conheça o nosso catálogo

Equipamentos de alta performance para saúde ambiental

Artigos Relacionados

Solicite um contato de um de nossos consultores

Conheça mais sobre os produtos e serviços oferecidos pela Maxmaq, solicitando um contato com a nossa equipe de especialistas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *