Agrofloresta: O modelo de agricultura revolucionário

agroflorestas
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Ainda que seu uso remonte a milhares de anos, a agrofloresta tem ganhado nova força nos dias atuais. Isso porque ela vem sendo aplicada por agricultores de todas as partes do mundo.

No que diz respeito ao crescimento dessa prática, ele pode ser justificado pelos evidentes benefícios que os produtores têm ao implementá-la. Isso porque esse sistema possibilita uma maior riqueza do solo.

Consequentemente, tem impactos sobre os resultados do plantio. Além do que, trata-se de uma maneira sustentável de produzir alimentos. Com o intuito de falar mais sobre o assunto, explicamos em detalhes o que é a agrofloresta.

1. O que é agroflorestal? Entendendo o conceito 

2. Vantagens da Agrofloresta 

2.1. Melhoria das propriedades do solo 

2.2. Redução do desmatamento 

2.3. Preservação dos recursos hídricos

2.4. Maior resistência das áreas cultivadas 

2.5. Alimentos mais saudáveis 

3. Como implantar uma agroflorestal?  

4. O manejo e a colheita da agrofloresta 

5. Alguns modelos de sistemas agroflorestais

5.1. Árvores na pastagem 

5.2. Pomar caseiro 

6. Agrofloresta: Um modelo sustentável e mais barato para a agricultura

O que é agrofloresta? Entendendo o conceito

Antes de falar de seus benefícios e vantagens, devemos primeiramente explicar o que é um sistema agroflorestal.

Em linhas gerais, esses sistemas consistem em plantios de culturas buscando conservar parte da flora original da área plantada. Isso é feito mediante a preservação de alguns exemplares nativos dentro da plantação.

Quanto ao objetivo, essa prática visa integrar biomas naturais à intervenção humana nas áreas de plantio, com o fim de propiciar uma agricultura mais sustentável. 

Mas o que justifica a implementação da agrofloresta pelo produtor? Antes de qualquer coisa, essa justificativa diz respeito ao fato de esse sistema propiciar uma área de plantio mais eficiente, o que rende melhores resultados.

Isso ocorre porque a diversidade das espécies na área cultivada melhora de maneira significativa diversas propriedades do solo.

De fato, o sistema agroflorestal consiste no cultivo de culturas diferentes em uma mesma área, sendo, portanto, alheia ao método das monoculturas.

Nesse sentido, o produtor que deseja saber como implantar uma agrofloresta deve cultivar não apenas uma, mas várias espécies.

A ideia é plantar feijão juntamente com arroz, milho ou outras culturas, sem esquecer-se de manter parte das espécies originais do bioma local.   

[rock-convert-pdf id=”537″]

Vantagens da agrofloresta

Melhoria das propriedades do solo

Essa melhoria é proporcionada pela troca de nutrientes que cada espécie realiza com o solo, o que o enriquece.

Outro fator que auxilia no enriquecimento do solo é a variada oferta de matéria orgânica, proveniente da multiplicidade de espécies do plantio. 

Essas variáveis fazem com que o ecossistema se desenvolva de maneira autônoma, além de reduzir a necessidade do uso de fertilizantes.

Redução do desmatamento

Um dos principais benefícios das agroflorestas é o fato de ela conservar parte da flora original do local do plantio, o que reduz em muito o índice de desmatamento.

Dessa forma, trata-se de um sistema de cultivo de culturas muito mais sustentável se comparado ao tradicional.

Preservação dos recursos hídricos

A manutenção da vegetação nativa juntamente com as plantas cultivadas auxilia na preservação de rios, lagos e nascentes.

Ademais, as árvores preservadas captam mais água dos mananciais e lençóis, o que favorece o acesso do plantio aos recursos hídricos. 

As árvores também filtram a água captada, o que melhora ainda a sua qualidade.

Maior resistência das áreas cultivadas

A preservação das espécies nativas e a diversidade do plantio auxiliam também na redução de pragas.

Ademais, podem ajudar na diminuição do impacto das mudanças climáticas sobre as plantas cultivadas.

Alimentos mais saudáveis

O uso reduzido de fertilizantes devido à maior oferta natural de nutrientes barateia em muito os custos com insumos no plantio, mas não apenas isso.

De fato, essa redução na utilização de produtos químicos possibilita a produção de alimentos mais saudáveis.

Veja também: Colheita mecanizada: aumente sua eficiência e diminua seus custos!

Como implantar uma agrofloresta

Antes de mais nada, é preciso que se faça um completo diagnóstico de toda a área em que se pretende fazer o plantio.

Isso envolve uma análise tanto das características do solo do local, quanto o bioma que o constitui.

É fundamental ainda que o produtor tenha dados precisos no que concerne aos recursos naturais que compõem a área a ser plantada. Por exemplo, é importante averiguar as fontes de água disponíveis.

A partir dessa análise, o produtor pode ter uma ideia mais precisa de quanto será o investimento para implementar a agrofloresta.

No planejamento financeiro, pode-se calcular o tempo de retorno do investimento, além dos gastos com insumos.

Em seguida, é possível estabelecer quais as culturas a serem plantadas no local escolhido. De fato, o sucesso da colheita de determinada cultura depende diretamente de condições ambientais propícias a seu pleno desenvolvimento.

Quanto à escolha das espécies a serem plantadas, é recomendado que o produtor opte por aquelas com as quais já possui alguma experiência.

De fato, são muitas as possibilidades que se abrem ao produtor que deseja investir em um sistema agroflorestal. Isso porque as combinações entre espécies podem se dar de várias maneiras.

Por isso, é fundamental contar com uma consultoria especializada, que indique culturas que possam interagir melhor dentro de um mesmo meio, promovendo ganhos na produção.

Essa interação entre as espécies é também conhecida como consórcio e é baseada em alguns princípios como a afinidade entre as plantas e seus portes.

O manejo e a colheita da agrofloresta

O devido manejo das agroflorestas é fundamental para que se tenha um sistema independente, que verdadeiramente integre as diversas espécies em um mesmo ecossistema.

Para que isso seja possível é imprescindível que se saiba onde deve ser plantada cada uma das espécies.

Além do que, é necessário saber como podar as árvores de modo a permitir a passagem da luz para as plantas de menor porte.

Deve-se ainda atentar para a possível ocorrência de plantas atingidas por pragas, haja vista que elas podem comprometer a estabilidade do sistema.

No que concerne à colheita, esta deve ser planejada ainda antes da plantação. Isso porque estamos falando de um sistema com diversas espécies, com tempos de crescimento distintos.

Por isso, é preciso que se esteja atento aos ciclos de cada cultura, de modo a acompanhar de maneira organizada a produção.

Veja também: Conheça a irrigação por gotejamento e dobre sua produtividade

Alguns modelos de sistema agroflorestais

Árvores na pastagem

Esses tipos de vegetação protegem o plantio de bruscas variações climáticas, além de servirem de sombras para os rebanhos.

Afora isso, contribuem de maneira significativa com o enriquecimento do solo por meio de seus materiais orgânicos.

Pomar caseiro 

O pomar caseiro pode ser montado por qualquer grupo familiar ou pequena cooperativa. Em muitos casos, esse modelo é implementado em um simples quintal.

Para isso, basta combinar o plantio de diversas espécies de plantas, combinando grupos de leguminosas, com hortaliças e árvores frutíferas.

AGROFLORESTA: UM MODELO SUSTENTÁVEL E MAIS BARATO PARA A AGRICULTURA 

À vista de tudo que foi dito, podemos concluir que o sistema agroflorestal é uma excelente alternativa para os produtores do século XXI. 

De fato, diante de dos imperativos colocados pela questão ambiental, a agrofloresta é uma forma de reduzir o desmatamento e o uso de produtos químicos na agricultura. 

LSI: como implantar uma agrofloresta, o que é sistema agroflorestal.

Secundárias: agrofloresta como funciona, agroflorestas.

Conheça nossas soluções para otimizar a sua produção. Clique aqui para acessar nosso catálogo de produtos.

Quer receber artigos e novidades diretamente em seu e-mail? Assine nossa newsletter gratuitamente

Conheça o nosso catálogo

Equipamentos de alta performance para saúde ambiental

Artigos Relacionados

Solicite um contato de um de nossos consultores

Conheça mais sobre os produtos e serviços oferecidos pela Maxmaq, solicitando um contato com a nossa equipe de especialistas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *