O que é saúde ambiental e qual a importância para sua empresa

Saúde ambiental
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Entender como o homem se relaciona com o meio ambiente não é algo novo. A saúde ambiental já se faz presente há algum tempo nos meios de preservação e da saúde.

Seja no campo ou na cidade, o ambiente influencia em todos os aspectos da vida do ser humano, inclusive nas questões psicológicas e sociais.

Quer entender mais sobre o que é a saúde ambiental e como ela está relacionada à sua empresa? Então essa postagem é para você! Pegue um café e boa leitura!

O que é saúde ambiental?

Segundo uma definição da Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde ambiental pode ser definida como:

“…todos aqueles aspectos da saúde humana, incluindo a qualidade de vida, que estão determinados por fatores físicos, químicos, biológicos, sociais e psicológicos no meio ambiente. Também se refere teoria e prática de valorar, corrigir, controlar e evitar aqueles fatores do meio ambiente que, potencialmente, possam prejudicar a saúde de gerações atuais e futuras.”

A Organização afirma ainda que esses fatores podem influenciar de maneira direta em nosso comportamento e que ela deve ser utilizada como forma de avaliação e controle desses fatores que podem afetar a nossa saúde.

O principal objeto de estudo dessa área do conhecimento está, justamente, na simbiose entre o homem e o meio ambiente, onde são totalmente interdependentes.

A maior prova disso á a atual situação climática causada pelo homem ao desmatar e poluir e a forma como o meio ambiente se altera de maneira drástica. Para melhorar essa situação, é preciso rever comportamentos e atitudes.

E não pense que é só de maneira individual, não. Para que consigamos manter um ambiente saudável, é preciso a participação ativa de todos, inclusive das empresas.

Qual é a importância da saúde ambiental?

A manutenção da saúde ambiental é fundamental pois atinge, de maneira direta, no nosso cotidiano e nos diversos problemas sanitários que surgem devido à ausência dessa preocupação.

O acúmulo de lixo, por exemplo, propicia o aumento dos números de pragas e vetores urbanos que oferecem risco sanitário a toda a população.

Ratos, baratas, mosquitos (como o Aedes Aegypti – mosquito da dengue), escorpiões, etc., são apenas alguns exemplos de como a saúde ambiental é necessária.

Um outro fator de grande importância é a qualidade do ar que respiramos. Anualmente, milhares de pessoas são diagnosticadas com câncer nos pulmões, mesmo não sendo fumantes.

Os crimes ambientais cometidos por indústrias que não dão a destinação correta aos seus resíduos é outro fator que impacta o meio ambiente e, consequentemente, a vida de diversas pessoas.

A poluição de rios compromete a economia de pequenos povos ribeirinhos que sobrevivem essencialmente da pesca. Ao poluir o solo, a terra se torna infértil e não pode mais gerar renda para famílias ruralistas.

O impacto dos seres humanos na natureza de forma desenfreada pode gerar diversos malefícios e, eventualmente, poderá comprometer a própria existência de nossa espécie.

Como a saúde ambiental se relaciona com a sua empresa?

Se você acredita que sua empresa não tem nada a ver com isso, você está muito enganado. Todas as empresas possuem responsabilidade sobre o meio ambiente e sobre a comunidade em seu entorno.

Por meio de ações sociais, você pode orientar a população sobre como proceder com o lixo, a não jogar lixo nas ruas, etc. Parece um discurso de ecologista, mas não é.

Analisando a relação entre o homem e o ambiente dentro da realidade de sua empresa, podemos traçar alguns pontos fundamentais:

  • se a população não der a correta destinação ao lixo residencial, ocorrerá o aumento de pragas e vetores que poderão entrar em sua empresa;
  • sem um sistema básico de saneamento, o volume de pessoas doentes aumentará e afetará seu quadro de colaboradores;
  • o mesmo pode ser citado em relação à poluição da água;
  • no caso de poluição por resíduos, a sua empresa poderá pagar multas pesadíssimas;
  • a falta de filtros em equipamentos que emitem grandes quantidades de gás carbônico (CO2) causará doenças respiratórias em você e na comunidade;
  • a destinação incorreta de resíduos orgânicos propicia o crescimento e desenvolvimento de microrganismos patogênicos, como fungos, mofos e bactérias.

E esses problemas não se restringem apenas a área urbana. No campo, podemos encontrar outros tantos que afetam de forma direta na saúde dos seres humanos, como o uso irregular de agrotóxicos.

Pode-se afirmar que eles são agentes químicos ou biológicos, desenvolvidos para matar, exterminar, combater, repelir a vida, além de controlar processos específicos, como os reguladores do crescimento.

Apesar de sua utilidade no cultivo de plantas, constituem um dos maiores fatores de risca à vida humana, sendo utilizado, principalmente, no setor agropecuário.

O crescimento desordenado, ignorando áreas potencialmente perigosas para o assentamento humano e expondo milhares de pessoas a situações de riscos também deve ser encarado como um problema de saúde ambiental.

A expansão de áreas industriai compromete, cada vez mais, a qualidade do ar em diversos locais. Já é comprovado que, ao se tornar uma área destinada a esse tipo de atividade, a qualidade do ar é altamente comprometida.

Como aumentar a saúde ambiental?

Existem diversas questões que, infelizmente, fogem ao controle de um único indivíduo ou organização, o que dificulta o trabalho.

Entretanto, por meio de ações simples de responsabilidade ambiental, podem fazer toda a diferença.

Dar destino correto ao lixo produzido por sua empresa, tratar os efluentes de maneira adequada, realizar manutenções periódicas em sua frota de veículos, etc.

Além disso, é recomendável a realização de sanitizações regulares nos ambientes onde existem grande circulação de pessoas e sua dedetização.

Desse modo, é possível garantir o controle sobre a disseminação de vírus e bactérias que pode ser prejudiciais a saúde, sem falar no controle de pragas e vetores que será extremamente benéfico.

Mas atenção! Ao escolher um produto para a sanitização e dedetização verifique se o mesmo não resultará em ameaças à saúde das pessoas ou em riscos ao meio ambiente.

Agora que você já descobriu um pouco mais sobre o que é a saúde ambiental, entendeu sua importância e percebeu como sua empresa pode ser afetada, está na hora de tomar uma atitude e contribuir para um mundo melhor!

Gostou das dicas? Compartilhe em suas redes sociais e mostre que a sua empresa se preocupa com a saúde ambiental!

Quer receber artigos e novidades diretamente em seu e-mail? Assine nossa newsletter gratuitamente

Conheça o nosso catálogo

Equipamentos de alta performance para saúde ambiental

Artigos Relacionados

Solicite um contato de um de nossos consultores

Conheça mais sobre os produtos e serviços oferecidos pela Maxmaq, solicitando um contato com a nossa equipe de especialistas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *