Sanitização nas escolas: qual é a importância e como realizar?

sanitização em escolas
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Apesar não termos ainda uma data específica para o retorno das aulas em todas as escolas do País, a sanitização em escolas é algo que os diretores e mantenedores já devem começar a pensar.

A sanitização é o processo que utiliza produtos químicos, como desinfetantes e sanitizantes, para atuar na redução a níveis aceitáveis ou eliminação de microrganismos patogênicos que podem trazer riscos à saúde humana.

Se você trabalha em escolas, faculdades ou qualquer outra instituição de ensino, esse post é para você! Tire um tempo para essa leitura e descubra como se preparar para a volta às aulas!

Por que fazer sanitização em escolas?

As escolas são locais em que, quase sempre, há uma grande concentração de pessoas por metro quadrado. Em algumas salas, podem chegar até a quarenta alunos, isso sem contar a professora e, talvez, os auxiliares.

Nesses ambientes, mesmo com uma limpeza frequente, o acúmulo de mofos, fungos e bactérias é algo comum, inclusive a presença de alguns tipos de vírus.

Com o passar do tempo, as colônias de microrganismos vão se desenvolvendo e podem acabar se tornando um grande problema, afetando a saúde dos alunos e professores.

Para reduzir os riscos sanitários, é preciso realizar a sanitizadas das escolas com certa frequência, ainda mais em tempos de pandemia, como o que vivemos hoje.

Por meio dela, pode-se eliminar essas bactérias prejudiciais ao ser humano e garantir a segurança sanitária do espaço, reduzindo as chances de proliferação de diversas doenças.

Como é feita a sanitização em escolas?

A sanitização em escolas é muito semelhante à sanitização de qualquer outro local. Para que seja efetiva, deve-se iniciar com uma limpeza cuidadosa do local, removendo a maior parte de partículas grandes, como areia e pó.

Em locais em que haja a presença de gordura, como cozinhas e cantinas, deve-se remover todo o resíduo antes do início do processo, pois lipídeos e proteínas podem afetar na eficácia dos produtos sanitizantes.

Apesar de ser um vírus muito perigoso, o Coronavírus pode ser facilmente eliminado com água e sabão. Entretanto, é preciso cuidar para que não haja a recontaminação do local.

Após a limpeza, aplica-se o agente sanitizante adequado a cada tipo de ambiente dentro da escola, a fim de ser eliminar o restante dos microrganismos presentes.

Essa aplicação pode ser realizada de maneira direta, por meio de pulverizadores ou, ainda, utilizando-se nebulizadores. Cada um desses equipamentos possuem uma aplicação específica, então é preciso avaliar cada situação de maneira isolada.

Por fim, é preciso aguardar o químico fazer efeito para, então, voltar a se utilizar o local.

Quais sanitizantes podem ser usados?

Não existem restrições sobre quais os tipos de sanitizantes que podem ser utilizados em uma escola, contudo, é preciso compreender como é o local onde ele será aplicado.

Existem alguns tipos de sanitizantes, como os que têm base em iodo, que possuem coloração forte e que podem acabar manchando a superfície.

Nas cozinhas, por exemplo, deve-se evitar sanitizantes que deixam resíduos de odor que podem acabar impregnando nos alimentos, alterando seu sabor. Neste espaço, a utilização de sanitizantes à base de álcool.

Nas áreas de uso comum, como pátios e salas de aula, o mais indicado é a utilização de produtos sanitizantes à base de cloro, pois possuem grande poder bactericida e, dependendo do tempo de contato, eliminam até esporos.

Para as cadeiras, carteiras e demais móveis, a utilização de álcoois é o ideal, pois não deixam resíduos que, ocasionalmente, podem causar alergias, principalmente em crianças menores.

A escolha do sanitizante correto será norteada pelo tipo e necessidades de cada ambiente dentro da escola, tipos de materiais presentes nele e atividades executadas.

Quais equipamentos usar para a sanitização?

Basicamente, existem dois tipos de equipamentos principais que podem ser utilizados para executar a sanitização de escolas: os pulverizadores e os nebulizadores.

Os pulverizadores são indicados para a aplicação de sanitizantes no chão e em regiões de fácil acesso, uma vez que possui um alcance menor e o tamanho das partículas é maior, dificultando seu acesso a lugares altos, por exemplo.

Esses equipamentos são excelentes para a realização do controle de pragas urbanas e vetores, como ratos baratas e escorpiões, justamente por despejarem uma quantidade maior de produto.

Já os nebulizadores possuem alto poder de alcance (até 20 metros) e, por conta do processo de atomização, entregam micropartículas que alcançam até os lugares mais difíceis, como cantos e frestas.

Também chamados de atomizadores, esses equipamentos são capazes de sanitizar do chão ao teto em qualquer ambiente, entretanto, deve-se evitar o uso de sanitizantes inflamáveis, como os álcoois, nesses equipamentos por risco de incêndio.

Para a sanitização de móveis com estofados, como cadeiras de escritório, sofás e bancos de sala de espera, também se recomenda a utilização dos nebulizadores, pois eles fazer a cobertura da superfície sem encharcá-la.

Como a sanitização auxilia no combate ao coronavírus na reabertura das escolas?

A maioria dos sanitizantes possui um alto poder virucida, ou seja, conseguem eliminar a maioria dos vírus e, segundo alguns estudos recentes, eles também acabam com o COVID-19.

Ao sanitizar os ambientes da escola de maneira correta, você estará garantindo a segurança sanitária desses espaços, evitando a proliferação de doenças.

Para se ter uma ideia, segundo esses mesmos estudos, o Coronavírus pode sobreviver por até cinco dias sobre diversos tipos de materiais, como o papel, metal, vidro e cerâmica. Contudo, é preciso lembrar que o processo de sanitização não é a única medida fundamental.

É preciso incentivar o hábito de lavar as mãos com frequência, disponibilizar álcool em gel em todos os ambientes e estimular o distanciamento físico entre os alunos.

Apesar de ser uma doença séria, os meios de prevenção são simples e estão ao alcance da maioria da população.

Realizar a sanitização em escolas é fundamental para garantir um retorno seguro dos alunos, independentemente de quanto tempo isso demore para acontecer. Em diversas cidades do Brasil, já temos escolas que voltaram a funcionar parcialmente.Agora que você já sabe um pouco mais sobre a importância da sanitização no ambiente escolar, aproveite para ler esse nosso Guia de sanitização e higienização!

Quer receber artigos e novidades diretamente em seu e-mail? Assine nossa newsletter gratuitamente

Conheça o nosso catálogo

Equipamentos de alta performance para saúde ambiental

Artigos Relacionados

Solicite um contato de um de nossos consultores

Conheça mais sobre os produtos e serviços oferecidos pela Maxmaq, solicitando um contato com a nossa equipe de especialistas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *